Trabalhar em torno de um propĂ³sito, saber o que os clientes querem e construir relacionamentos fortes. Conheça as lições de liderança de Walt Disney
Por Natasha Schiebel
“VocĂª pode sonhar, criar, projetar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo, mas sĂ£o necessĂ¡rias pessoas para fazer do sonho uma realidade.“
Uma das frases mais cĂ©lebres de Walter Elias Disney Ă© a primeira evidĂªncia de que o criador de Mickey Mouse e da maior companhia de entretenimento do mundo era um superlĂder.
Afinal, ela revela que Walt Disney sabia que o sucesso de um negĂ³cio nĂ£o depende somente de uma grande ideia e dos talentos e conhecimentos do empreendedor, mas tambĂ©m de sua capacidade de engajar outras pessoas Ă causa a ponto de fazĂª-las considerar seus os sonhos que antes eram sĂ³ do lĂder.
Mas esse Ă© apenas um dos ingredientes da fĂ³rmula do sucesso em liderança de Disney. A receita completa vocĂª confere nesta reportagem.
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TrĂªs histĂ³rias e trĂªs grandes lições de liderança de Walt Disney
Como bom contador de histĂ³rias, Ă© por meio delas que Walt Disney nos ensina a liderar. Das inĂºmeras contadas por ele ao longo da vida (Disney faleceu aos 65 anos), selecionamos trĂªs que trazem boas lições:
1 – Encontrar e definir um propĂ³sito Ă© fundamental; transmitir esse propĂ³sito Ă© ainda mais importante.
Disney acreditava que a melhor maneira de motivar as pessoas Ă© dando a elas algo em que acreditar. Por isso, dizia: “NĂ³s nĂ£o fazemos filmes para ganhar dinheiro. NĂ³s ganhamos dinheiro para fazer mais filmes.” Ou seja, apesar de saber da importĂ¢ncia do lucro para o sucesso do seu negĂ³cio, o que ele queria mesmo era entreter as pessoas.
Para executar esse princĂpio, o pai de Mickey Mouse apostava em algo sobre o qual temos falado muito na VendaMais: o storytelling. E uma pequena histĂ³ria Ă© a prova disso…
Walt Disney jĂ¡ era um empreendedor de sucesso em 1934. Depois de enfrentar um grande revĂ©s (seu primeiro personagem com potencial de sucesso – Oswaldo, o coelho sortudo – foi roubado por um antigo parceiro), criou sua obra-prima, o ratinho Mickey, e passou a alegrar crianças e adultos nos Estados Unidos.
Mas o sucesso do rato falante nĂ£o foi suficiente para facilitar suas novas empreitadas. Quando decidiu transformar Branca de Neve e os sete anões em filme, por exemplo, Disney teve que enfrentar a oposiĂ§Ă£o de sua esposa e de seu irmĂ£o e sĂ³cio (Roy), que achavam que os custos do projeto eram altos demais.
Depois de resistir Ă s crĂticas familiares, Disney resolveu buscar uma forma especial para engajar a equipe que trabalharia na criaĂ§Ă£o do primeiro longa metragem de animaĂ§Ă£o do mundo: reuniu todos em uma sala e contou a histĂ³ria detalhe por detalhe, interpretando os personagens, suas vozes e seus trejeitos. Era o que precisava para a turma entender que o enredo era bom o suficiente para ir para as telonas.
Foi um grande acerto. O trabalho nĂ£o sĂ³ se pagou, como foi extremamente lucrativo e abriu novas e milionĂ¡rias possibilidades para a empresa de Disney.
2 – A importĂ¢ncia de saber o que seus clientes querem.
Na Disney, colaboradores sĂ£o “membros do elenco” e clientes sĂ£o “convidados”. E como defendia Walt Disney, convidados sĂ£o pessoas com quem devemos nos relacionar “cara a cara”, nĂ£o apenas por pesquisas ou, como costuma acontecer atualmente, via internet.
Tanto Ă© que assim que inaugurou seu primeiro parque (Disneyland, em Anaheim, CalifĂ³rnia), Disney falou aos lĂderes do time: “NĂ£o quero vocĂªs em escritĂ³rios. Quero vocĂªs espalhados, vendo o que os convidados estĂ£o fazendo e descobrindo o que podemos fazer para tornar o parque mais atrativo para eles.“
É claro que as ferramentas tradicionais de pesquisa ao cliente sĂ£o, atĂ© hoje, muito importantes para a Walt Disney Company, porĂ©m, o contato com os convidados ainda Ă© a fonte mais poderosa de informaĂ§Ă£o para a empresa. Nesse sentido, o que a Disney faz atualmente Ă©:
- Pesquisa “cara a cara”: feedback imediato oferece a oportunidade de fazer ajustes rĂ¡pidos e recompensas instantĂ¢neas. Por isso, a Disney aproveita a presença dos convidados nos parques para fazer desde perguntas simples, como de onde eles vieram, atĂ© perguntas especĂficas, como o que eles acharam de um determinado brinquedo ou evento.
- ComunicaĂ§Ă£o com os convidados: e-mails, cartas e ligações sĂ£o analisados com muita atenĂ§Ă£o na Disney. Todas as crĂticas sĂ£o vistas como oportunidades de melhorar.
- Site e mĂdias sociais: hoje em dia, Ă© fundamental saber o que seus clientes falam sobre sua empresa na internet. A Disney sabe disso e usa os canais da web para analisar os comentĂ¡rios dos convidados e pensar em possĂveis mudanças.
- OpiniĂ£o dos colaboradores: poucas pessoas conhecem e entendem seus clientes melhor do que seus colaboradores. Por isso, ouvi-los Ă© fundamental se vocĂª deseja melhorar seus serviços e o atendimento ao cliente. Os lĂderes da Disney estĂ£o sempre ouvindo os membros do elenco. Tanto Ă© que as sugestões dos “cast members” muitas vezes sĂ£o colocadas em prĂ¡tica.
3 – Relacionamentos fortes e de confiança fazem a diferença.
“De todas as coisas que fiz, a mais importante foi coordenar as pessoas que trabalham comigo e seus esforços para alcançar nossos objetivos.” Essa Ă© mais uma frase cĂ©lebre de Walt Disney que mostra como ele se orgulhava de suas habilidades de liderança.
E o sucesso gerenciando pessoas era merecido, pois todas as suas ações nesse sentido eram pensadas de maneira muito estratĂ©gica. Para construir relacionamentos de confiança com seus sĂ³cios e colaboradores, ele estava sempre preocupado com trĂªs pilares:
- VisĂ£o e valores – Todo lĂder conta histĂ³rias sobre algo que valoriza, e esses valores precisam estar alinhados com a visĂ£o da organizaĂ§Ă£o ou da equipe para dar o retorno desejado. Sabendo disso, Disney estabeleceu sua visĂ£o e seus valores com muito cuidado, e aproveitava toda e qualquer oportunidade para compartilhar esses pensamentos com sua equipe e, assim, trabalhar para engajĂ¡-la nesses objetivos.
- Comportamentos acima de intenções – O comportamento e as decisões de um lĂder servem de modelo para o comportamento e as decisões de seus colaboradores. Enquanto as pessoas tendem a julgar a si mesmas pelas intenções, julgam os outros baseadas nas ações deles. Como lĂder, Ă© essencial que seus comportamentos reflitam seus valores e sua visĂ£o. A melhor motivaĂ§Ă£o vem dos exemplos de cada dia de um lĂder.
- PropĂ³sito antes de tarefa – Disney acreditava que Ă© importante discutir o propĂ³sito de uma tarefa antes de repassĂ¡-la aos colaboradores, pois tarefas isoladas de um objetivo maior podem se tornar tediosas e confusas, acabando no fim da lista de prioridades. Entretanto, se um time entende o propĂ³sito em comum por trĂ¡s das responsabilidades individuais de cada profissional, a inspiraĂ§Ă£o para executar suas prĂ³prias tarefas serĂ¡ muito maior.
Inspire-se nas 10 estratégias de liderança de Walt Disney
Tudo que Walt Disney fez em vida ficou de legado para que, depois de sua morte, a empresa fundada por ele preservasse suas principais ideias e continuasse crescendo apoiada na visĂ£o e nos valores de seu empreendedor.
Hoje, por exemplo, a organizaĂ§Ă£o tem suas estratĂ©gias de liderança baseadas em dez princĂpios que sĂ£o a cara de Disney – e que Lee Cockerell, ex-vice-presidente executivo de operações do Walt Disney World, apresenta em seu livro Criando magia:
- #1 – Lembre-se de que todos sĂ£o importantes.
- #2 – Quebre o molde (nĂ£o tenha medo de mudar sĂ³ porque as coisas parecem bem).
- #3 – Faça da sua equipe sua marca registrada.
- #4 – Crie magia por meio da capacitaĂ§Ă£o.
- #5 – Elimine inconvenientes.
- #6 – Saiba a verdade.
- #7 – Use um combustĂvel grĂ¡tis (o da Disney Ă© apreço, reconhecimento e estĂmulo).
- #8 – Mantenha-se na dianteira.
- #9 – Cuidado com aquilo que vocĂª diz e faz.
- #10 – Desenvolva o carĂ¡ter.
Disney pode nĂ£o ter deixado isso tudo registrado, mas foram suas atitudes em vida que tornaram essas estratĂ©gias de liderança possĂveis. Inspire-se nas trĂªs histĂ³rias e nas dez estratĂ©gias para construir sua liderança e se tornar tambĂ©m nĂ£o apenas um grande lĂder, mas um superlĂder encantador.
Saiba mais
- Livro: Criando magia – 10 estratégias de liderança desenvolvidas ao longo de sua vida na Disney
- Autor: Lee Cockerell
- Editora: Sextante
*MatĂ©ria originalmente publicada na ediĂ§Ă£o de Dezembro de 2014 da VendaMais