Entrevista: A paixão de Paulo Araújo por vendas

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

Conheça a trajetória do palestrante que vive para ?Motivar talentos?

“Minha missão é motivar talentos”. Essa é a frase que dá rumo ao trabalho de Paulo Araújo. Ele realiza palestras motivacionais conhecidas pela interatividade em congressos de marketing, vendas e recursos humanos.

Araújo é formado em administração e pós-graduado em marketing e em gestão pela qualidade e produtividade. Autor de vários livros, entre eles, Paixão por vender, Desperte seu talento e Motivação: faça a diferença.

Nesta entrevista, Araújo conta como tudo começou e dá dicas preciosas para quem está dando os primeiros passos como vendedor.
 

VM – Como você começou na área de vendas?

Comecei na antiga Cia. Cervejaria Brahma, que depois se tornou a AmBev e agora é conhecida no mundo como InBev. Lá, trabalhei como gerente de vendas e operações, cuja maior função era representar a companhia e seus interesses com os revendedores.

 

VM – Conte uma venda memorável.

Foi quando vendi uma palestra para uma multinacional. Na época, estava começando como palestrante e não tinha telefone em casa, pois a linha era muito cara. Minha mulher estava grávida de sete meses e eu não tinha nem dinheiro para o parto. Consegui fechar a venda de uma palestra para a convenção de vendas dessa empresa pelo telefone público com o responsável pelo evento. Claro que usei muitas fichas telefônicas (risos).

 

VM – Qual foi a venda mais desastrosa ou alguma situação engraçada que teve?

Na época quase surtei, mas depois ri muito disso. Fechei uma palestra em Tangará da Serra, MT, e, dias depois, o cliente me enviou a passagem aérea para Cuiabá. Cerca de três dias antes, liguei para combinar como poderíamos nos encontrar no aeroporto. Eu ligava e ninguém atendia. Um dia antes da viagem, liguei por várias vezes e não consegui contato. Pensei em não embarcar, morrendo de medo de ter levado algum tipo de calote. Quando cheguei a Cuiabá, lá estava o contratante com uma placa com meu nome na mão. Ele estava muito preocupado, pois a cidade havia sofrido uma pane telefônica devido a fortes chuvas e ficou por três dias sem contato telefônico e, quando chegou em Cuiabá, havia perdido meu telefone. Imagine sair de Curitiba e ficar de bobeira em Cuiabá?

 

VM – Qual é o maior erro que você vê os vendedores cometerem?

Não estudar nem ler, achar que venda é coisa de gente carismática e desinibida e, quando tem a oportunidade, fazer pouco uso dos sistemas que as empresas disponibilizam como ferramentas de gestão.

 

VM – Qual é o melhor conselho em vendas que você já recebeu?

Todo cliente é único. Venda é inteligência e planejamento; assim, a execução fica muito mais fácil.

 

VM – Que conselho você daria a alguém que está começando nessa área?

Que tenha foco, faça uso dos sistemas de informação que a empresa disponibiliza, trace metas próprias, sempre procure se atualizar e não perca oportunidades de crescimento e de desenvolvimento.

 

VM – O que você faz agora que te deixa motivado? É diferente do que te

motivava no início da carreira?

Com a idade, as motivações mudam. Minha maior motivação hoje é contribuir para que os profissionais de vendas possam fazer uso de sistemas de inteligência e, assim, aprender a usar técnicas que os ajudem a vender mais e melhor.

 

VM – Além de seu próprio site (www.pauloaraujo.com.br), que outros sites de vendas você recomenda?

O da VendaMais sempre tem coisas interessantes, mas não existe um site que eu use frequentemente. Quando tenho algo em mente, pesquiso muito pelo Google.

 

VM – Quais são seus livros preferidos em vendas?

O maior vendedor do mundo,de Og Mandino, e Gestão é poder, do Professor

Vicente Falconi. Apesar de não ser especificamente de vendas, é muito bom para quem gosta de gestão, e vendas é gestão.

 

VM – Qual é seu próximo grande projeto?

Além das palestras e treinamentos, agora estou com uma nova empresa chamada Clientar – Software de Inteligência em Vendas. É um software que desenvolvi no qual o vendedor registra todo o histórico do relacionamento com seu cliente. Além disso, o sistema faz com que o vendedor realize algumas análises e, assim, sempre consiga criar fatos novos com o cliente e, consequentemente, aumentar suas vendas. Estamos com ótimos resultados nas empresas em que o instalamos. Quem quiser, pode visitar o site: www.clientarcrm.com.br.

 

Onde encontrar Paulo Araújo:

Telefone:(41) 3267-6761
E-mail: paulo@pauloaraujo.com.br

Site:www.pauloaraujo.com.br

Twitter:@pauloaraujo07

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Conteúdos Relacionados

Os 10 Maiores Erros de Gestão de Tempo de um Líder Comercial

Um gestor comercial médio perde mais de 60% do seu ...
Leia Mais →

Anarquia no time de vendas? O que é, porque acontece, como resolver

“Naqueles dias, não havia rei em Israel, cada um fazia ...
Leia Mais →

AS 10 HISTÓRIAS QUE TODO VENDEDOR PRECISA SABER CONTAR

Você pode ter o melhor produto, o melhor argumento e ...
Leia Mais →