Entrevista com Marcel Fleischmann, presidente do McDonald?s no Brasil

Apostar no jovem profissional e investir muito, muito mesmo em treinamento. Essa é a receita de sucesso do McDonald´s, a maior rede de fast food do mundo e a melhor empresa para trabalhar no Brasil, segundo a edição 2001 do guia das revistas EXAME e Você SA. Apostar no jovem profissional e investir muito, muito mesmo em treinamento. Essa é a receita de sucesso do McDonald´s, a maior rede de fast food do mundo e a melhor empresa para trabalhar no Brasil, segundo a edição 2001 do guia das revistas EXAME e Você SA.

Dos 36 mil funcionários que trabalham na empresa, cerca de 90% têm menos de 21 anos de idade. Além disso, 67% dos atendentes estão em seu primeiro emprego, sendo que mais da metade dos gerentes já ocupou esse cargo antes. Neste ano, serão destinados R$21,5 milhões, de um faturamento de R$1,45 bilhões, para treiná-los. A prova viva desse comprometimento é o próprio presidente Marcel Fleischmann, que já preparou e serviu muito hamburger para entrar no clima do “ketchup nas veias” e hoje compartilha idéias e vitórias com seus colaboradores, seja no cooper, no futebol ou na hora do cafezinho. Em entrevista ao Empregos.com.br, ele revelou os segredos que transformaram o McDonald´s em preferência nacional – para trabalhar e para comer!

Empregos.com.br – Como vocês empregam essa verba milionária destinada ao treinamento? O que os profissionais que entram na empresa podem esperar?
?>> Marcel Fleischmann – Ao incentivar e valorizar conceitos como trabalho em equipe, planejamento de tempo, foco no cliente e qualidade, o McDonald””””s dissemina valores que serão úteis ao longo de toda a carreira do funcionário, em qualquer área do mercado de trabalho. Mais do que conhecimento, o treinamento recebido pelos funcionários do McDonald””””s tem status de curso profissionalizante. A empresa firmou em 2001 um acordo com o Centro de Educação em Turismo e Hotelaria do SENAC-SP, pelo qual os seus programas de desenvolvimento passaram a ser validados pela instituição. É a primeira vez que o SENAC-SP realiza uma parceria deste tipo com uma empresa privada do país e o acordo está sendo ampliado para SENACs de outros estados.

Empregos.com.br – Qual o objetivo de tanto treinamento? Fazer com que o funcionário conheça todo o processo do produto para entender do negócio e manter a qualidade?
?>> Marcel Fleischmann – Exatamente. E para que possa crescer na carreira. O processo de treinamento se inicia desde que o funcionário pisa pela primeira vez no restaurante. Antes de iniciar o atendimento ao público, cada funcionário passa por pelo menos 30 horas de treinamento. São quatro programas de desenvolvimento e oito cursos diferentes. Dependendo de suas características pessoais, desempenho profissional e empenho no cumprimento das metas de treinamento, ele pode chegar ao topo da carreira no restaurante em cinco anos.

Empregos.com.br – Segundo Robert Levering, organizador do Guia semelhante produzido pela revista Fortune, há cinco itens comuns entre as melhores empresas para trabalhar: clima familiar, exemplos inspiradores, ligação pessoal com a liderança, orgulho e atributos especiais, exclusivos. O Sr. pode explicar como são, na prática, esses itens no McDonald´s?
?>> Marcel Fleischmann
– O McDonald””””s trabalha com um perfil de funcionários bastante jovem, que normalmente tem na nossa empresa a oportunidade do primeiro emprego. Assim, sua formação profissional é sempre moldada integralmente no McDonald””””s pelos nossos gerentes de restaurantes que ensinam, treinam, incentivam e conversam muito com seus funcionários, compondo um ambiente bastante familiar e agradável. No McDonald””””s o chefe não manda, ele faz junto. Para a empresa, o espírito de liderança é traduzido pelo trabalho ombro-a-ombro, que é realizado em todas as etapas do treinamento de cada funcionário. A empresa se orgulha de possuir um sistema de trabalho que influencia positivamente o comportamento e a educação de seus jovens funcionários, baseado na autodisciplina, planejamento e responsabilidade individual e coletiva.

Empregos.com.Br – Quais as oportunidades de crescimento e de contratação? Quais os planos do McDonald´s com relação a isso?
?>> Marcel Fleischmann
– O McDonald´s é hoje responsável por 36 mil empregos diretos, cerca de 15 mil indiretos e seu ritmo de expansão responderá pela criação de cerca de dois mil novos empregos a cada ano, pelos próximos anos. Cada restaurante McDonald””””s representa cerca de 60 novos postos de trabalho. As chances de ascensão são grandes porque a empresa cresce em ritmo acelerado em todas as regiões do Brasil, inaugurando mais de 100 novos pontos de venda a cada ano, entre restaurantes e quiosques. Por isso, além das vagas para iniciantes, a expansão assegura posições para profissionais que já estão no McDonald””””s. O crescimento acelerado oferece a todos os funcionários possibilidades concretas de carreira.

Empregos.com.br – Qual é o profissional ideal para trabalhar no McDonald´s? Quais os caminhos para conseguir uma oportunidade na empresa?
?>> Marcel Fleischmann
– Existem 10 itens que devem fazem parte do perfil de competência do funcionário McDonald””””s. Entre os principais, podemos citar o trabalho em equipe, o trabalho por objetivo e a comunicação. Estes requisitos são muito bem avaliados desde a seleção e durante toda a vida do funcionário na empresa. Para participar de um processo seletivo no McDonald””””s, basta que o candidato tenha 16 anos ou mais, esteja cursando o Ensino Médio e procure o restaurante mais próximo de sua casa. Para o cargo de trainee, o candidato deve ter nível superior completo e a seleção é feita através da análise de currículos, com entrevista pessoal posterior. Os currículos devem ser enviados para os escritórios regionais da empresa, localizados nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Ribeirão Preto e Porto Alegre, aos cuidados da área de Recursos Humanos do McDonald””””s (veja a relação de endereços no final do texto)

Empregos.com.br – Vocês pretendem continuar participando da seleção das revistas EXAME e Você S.A.? O Sr. acha que ainda precisam melhorar alguma coisa para isso?
?>> Marcel Fleischmann
– Sim, pretendemos continuar participando deste levantamento. O interessante é que nós já realizamos uma pesquisa anual interna de satisfação de nossos funcionários, em moldes bastante similares aos desta pesquisa da EXAME. Cada aspecto, oportunidade ou dúvida levantada pelos funcionários é trabalhado diretamente nos restaurantes, junto com o consultor de Recursos Humanos da área ou região geográfica onde ele se localiza. A partir deste levantamento, fazemos um amplo trabalho para melhorar e sanar os pontos vulneráveis encontrados.

Empregos.com.br – Como o Sr., no comando de uma das empresas que mais emprega pessoas e gera empregos indiretos no segmento de alimentos, vê o futuro do emprego? Como serão as relações trabalhistas e as regras do mercado de trabalho daqui para a frente?
?>> Marcel Fleischmann
– As relações de trabalho devem evoluir. Temos uma legislação trabalhista da década de 40, que dificulta a criação do emprego formal. Precisamos evoluir no sentido de ampliar o emprego formal para que as empresas possam, cada vez mais, investir no profissional.

Empregos.com.br – O que o McDonald´s tem que nenhuma outra empresa tem? Por que ela é a melhor empresa para trabalhar atualmente?
?>> Marcel Fleischmann
– Temos valores e princípios muito claros que são praticados no nosso dia-a-dia. Acredito que nosso principal ponto, o que nos distingue de muitas grandes empresas, é o clima interno muito bom. Nosso ambiente de trabalho é extremamente agradável, jovial e descontraído, sem deixar de ser competente e eficiente. A Pesquisa da Exame detectou e nós sabemos, que o funcionário do McDonald””””s tem muito orgulho de trabalhar na empresa. Ele sabe que é ele quem constrói a empresa e é ele o responsável direto pela satisfação do cliente.

Para mandar o currículo:

São Paulo – Al. Amazonas, 113 – Alphaville – Barueri – SP – Cep: 06454-070 SP
Interior – Av. Francisco Junqueira 1835 – 2º andar – Ribeirão Preto -SP – Cep: 14091-000
SUL – Av. Carlos Gomes, 1340 – sala 501 – Petrópolis – Porto Alegre -RS Cep: 90480-001
RJ /ES /MG – Rua Teixeira de Freitas, 31 – 4º and – Lapa – Rio de Janeiro -RJ Cep: 2001-350
Centro-Norte-Nordeste – SRTV / Sul, Qd. 701,Bl H – Ed. Record, sala 702/703 Centro- Brasília – DF – Cep: 70340-000

Você pode obter mais informações sobre o McDonald´s e enviar seu currículo por meio do site www.mcdonalds.com.br

Extraído do site Empregos.com.br ? http://www.empregos.com.br

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima