Equipes fortalecidas, resultados garantidos?

As equipes de trabalho são motivo de constante estudo e preocupação. O que é uma questão plausível, já que os resultados das empresas dependem em grande parte das equipes que as compõem. As equipes de trabalho são motivo de constante estudo e preocupação. O que é uma questão plausível, já que os resultados das empresas dependem em grande parte das equipes que as compõem. Assim, muitos estudos e pesquisas sobre o tema são foco de atenção nas organizações. Quando falamos em equipes de trabalho ou times, podemos colocar ênfase na importância do fortalecimento destas equipes, partindo para as cinco questões que tornam possíveis termos equipes mais fortes e eficazes.

O primeiro item é o Líder. Toda equipe que tem um líder eficiente tem muito mais chance de alcançar resultados. O bom líder sabe que a melhor maneira de atingir seu objetivo é ajudar os outros a atingir os seus próprios objetivos. Assim, o líder trabalha entendendo seus interesses e de seus subordinados, levando a equipe ao comprometimento. O líder atual é um líder coach, que acredita em: diálogo, cooperação, escuta ativa, reconhecimento e, principalmente, na importância da aprendizagem, na busca do desenvolvimento das habilidades e competências de seu time.

O segundo item que contribui para o fortalecimento das equipes é o Gerenciamento Participativo. Ou seja, envolvimento na tomada de decisão. O que implica em participação nos processos decisórios, uso dos talentos disponíveis e responsabilidade mútua da equipe na resolução de problemas e tomada de decisão.

O terceiro item diz respeito à Comunicação aberta e franca. Uma equipe com linhas abertas de comunicação, com bom tratamento e uso de informações, constrói uma base sólida de confiança entre seus membros. A equipe que alimenta confiança colhe os frutos de um relacionamento verdadeiro e construtivo. E é fácil compreender que uma equipe assim atinge seus resultados de forma perene.

O quarto item é a Flexibilidade. Num mundo em mutação, transição e onde a velocidade é a nova força motriz, a adaptação às mudanças e respostas rápidas às diversas situações podem fazer a diferença entre sobreviver ou desaparecer. É como um processo de acelerar modificações em sintonia com o que a realidade exige.

O quinto item é o Espírito da Educação Continuada. A equipe sabe que nunca está pronta e que sempre tem algo novo a ser incorporado para se tornar ainda melhor. As equipes com este espírito estão voltadas ao autocrescimento e progresso. Sabem quais são seus pontos fortes e fracos e estão em constante evolução.

Estes aspectos dão a garantia completa de alcance de resultados? A resposta para esta pergunta é que, devidamente trabalhados, tais aspectos fortalecem a equipe e lhe dão as chances para atingir os resultados almejados.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima