Erro no atendimento pode custar muito caro

De nada adianta um bom vendedor se a moça do caixa não faz um bom atendimento. O atendimento deve ser eficaz em todas as etapas da venda, pois somente dessa forma o cliente sairá satisfeito. No corre-corre do dia-a-dia os clientes não têm mais tempo a perder na hora que precisam comprar algum produto ou serviço; então, essa falta de tempo torna-se o principal motivo para que toda empresa possa realizar um atendimento absolutamente sem falha.

Vejamos um exemplo prático: um médico, profissional que está sempre muito ocupado, tira um dia de folga durante a semana para pagar contas, resolver problemas pessoais e decide comprar um par de sapatos. Então, vai até um shopping da cidade e entra na primeira loja que encontra. De repente, vem um vendedor muito bem preparado, atende o médico da melhor maneira possível e ele acaba decidindo levar dois pares de sapatos, além de meias e dois cintos. Porém, quando chega ao balcão de atendimento para efetuar o pagamento com cartão de crédito a moça do caixa simplesmente não o atende com rapidez, não o cumprimenta e, pior ainda, continua conversando com sua colega de trabalho, atrasando o atendimento. Repentinamente, o médico recebe um telefonema urgente e precisa deixar as mercadorias que comprou com tanto apreço para sair correndo.

Então, podemos concluir que o atendimento dessa loja tinha tudo para ser um atendimento-show, mas a falha humana de uma única pessoa, que com certeza não passou por nenhum treinamento profissional, acabou frustrando o cliente.

E em sua empresa, o atendimento tem sido de primeira linha, ou sua equipe de trabalho continua cometendo erros primários com o citado acima?

A partir de hoje, verifique detalhadamente todos os pormenores do atendimento da sua empresa. E é sempre bom lembrar: cliente insatisfeito procura sempre o concorrente mais próximo.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima