Escreva a sua história de sucesso!

Conheça a trajetória de gente que conquistou uma vida bem-sucedida e aprenda com suas lições

Conheça a trajetória de pessoas que conquistaram a tão sonhada vida bem-sucedida e aprenda com as lições delas

Levante a mão quem não gostaria de obter sucesso. Atletas, empresários, analistas, palestrantes… enfim, independentemente de qual seja a profissão, hoje, todos nós buscamos sucesso. A diferença é que essa palavra tem significados muito particulares para cada um, mas é exatamente tal disparidade que nos permite perceber que o mais importante para sermos bem-sucedidos é lutar pelo que consideramos sucesso.

Muitas teorias já foram discutidas, inúmeros livros lançados e diversas receitas compartilhadas, mas o certo é que não existe uma fórmula única para chegar aonde desejamos. No entanto, é óbvio que podemos aproveitar as experiências dos outros para termos êxito em nossa vida também. Por isso, nesta matéria, não ouvimos autores ou consultores que estudam o tema, fomos atrás de especialistas em obter sucesso. Encontramos histórias de gente que, como você, tem sonhos e objetivos e que luta todos dias para conquistar o que deseja. Descobrimos pessoas que eram vendedoras ambulantes e conseguiram abrir seu próprio negócio, gente que transformou uma grande dificuldade em um trampolim para muitas vitórias e pessoas que levam a vida que sempre pediram a Deus!

Esses indivíduos não possuem fórmulas prontas, mas muitas lições de como superaram dificuldades, descobriram o que queriam, reuniram forças para continuar diante do caos, tiveram atitudes necessárias para vencer e, principalmente, como conseguiram trajetórias bem-sucedidas! Prepare-se para conhecer algumas histórias que podem ser grandes fontes de inspiração para o seu sucesso!
 


Tenha a realidade dos seus sonhos
“Para mim, sucesso é ter conseguido o que pretendia”
Didi Aguiar

Imagine morar em uma bela cidade litorânea como Natal, no Rio Grande do Norte, ir para os grandes centros comerciais apenas uma vez por mês, trabalhar pouco e passar a maior parte do seu tempo fazendo apenas o que gosta. Não seria perfeito? Para Odir Aguiar, essa é a vida que ele sempre quis e conseguiu ter!

Didi, como é mais conhecido, é um respeitado e admirado profissional do mercado financeiro. Ele mora em Natal, vai a São Paulo ou Rio de Janeiro uma vez por mês, para reuniões com clientes, e ministra quatro cursos de análise gráfica anuais (o mais caro e concorrido do mercado). Também faz palestras e participa dos chats e fóruns de sua empresa, a Doji Star, especializada em consultoria e treinamento em análise gráfica para o mercado financeiro. “Sou um consultor, tenho alguns parceiros de trade e o restante do tempo de minha rotina é para viajar e praticar esportes. Aliás, a maioria do tempo é para o lazer”, conta. Com essa descrição de sua rotina diária, é óbvio que ele se considera uma pessoa bem-sucedida: “Consegui tudo o que eu queria, menos o elixir da juventude (risos). Faço o que eu quero e gosto de fazer nas horas em que ‘eu’ quero. E pronto!”.

Para ele, não houve dificuldades em sua trajetória, afinal, é uma pessoa muito otimista e acredita que os revezes são como aulas para a vida, não barreiras. “O ‘acreditar de fato na coisa’ dá forças para ser imortal diante do objetivo, dá a condição de estar disposto a tentar novamente até que um dia você aprende”, afirma. E foi assim, perseguindo seu objetivo com determinação e, como ele ressalta, fazendo por amor ao negócio, que Didi chegou aonde está: “Jamais pensei só no dinheiro na hora de fazer as coisas. Fazia para dar certo e tentava ser cada vez melhor. Fiz por paixão, nunca por interesse”.

Por isso, ele acredita que o sucesso veio como recompensa pelo seu interesse puro pelas coisas, sem ter feito grande esforço para obtê-lo. “Simplesmente, vivi minha vida fazendo o que gostava. Nunca tive trabalho, e sim ‘hobbies’. Abandonar meus objetivos seria o mesmo que desistir de viver, não poderia ter feito isso!”, explica.

Ficha técnica
Odir Aguiar, o Didi, está recasado e tem dois filhos. No auge de seus 50 anos, mas, como ele diz, com corpo de 37, é formado em engenharia mecânica e administração de empresas, além de consultor, mas se considera, na verdade, um “adivinhador do mercado financeiro”.

Atitude para atingir o sucesso
“Impossível escolher somente uma. Acho que iniciativa, criatividade, ética e comprometimento seriam as chaves para alcançá-lo. O sucesso está disponível para todos. Não tenho nem fiz nada de especial, apenas resolvi fazer da minha maneira, sem copiar e invejar os outros. Só tentando sempre acertar, simplesmente isso!”


Acredite em você e conquiste o que deseja
“Sucesso é nunca dizer não às oportunidades, é ter garra, superação e fome de aprendizado”
Eugenia Cabral

Eugenia Cabral se considera uma pessoa bem-sucedida, pois trabalhou, segundo ela, nas melhores cidades do mercado brasileiro, como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Salvador, e conquistou reconhecimento por onde passou. Ela é consultora de varejo e ocupou cargos como gerente comercial e de marketing de shoppings. Eugenia recebeu diversos prêmios nessas funções, entre eles um bastante reconhecido, que foi concedido pela Associação Brasileira dos Lojistas de Shopping (Alshop).

Ela admite que teve dificuldades no começo da carreira, visto que perdeu os pais muito jovem e precisou se virar sozinha. “Olhei pros lados e disse: ‘Agora é com você’. Com coragem e garra, voltei a estudar. Assim, consegui me formar em administração de empresas. Posso dizer que minha força interior foi meu maior incentivo”, conta. Se ela pensou em desistir? Não, em momento algum! “Quando tinha uma barreira muito grande, dizia pra mim mesma: ‘Vai lá menina, você consegue’. Falo sempre para meus amigos que fui treinada pra matar ou morrer, não para desistir”, revela. Com tanta garra e muita experiência, ela se sente preparada para outros desafios, como o que aceitou ao assumir o cargo de gerente de RH estratégico, SAC e comunicação nacional do Grupo Secom (Camarão & Cia e Restaurante Camarada). Um de seus grandes feitos foi criar o Centro de Treinamento e Seleção (Centrese), projeto no qual tem se dedicado bastante.

Para Eugenia, o sucesso veio de sua dedicação – e fica muito claro que ela o atingiu em função das diversas oportunidades que já teve, além de convites e da confiança de grandes empresários. Eugenia é uma típica workaholic assumida. Nunca tirou férias, mas é dessa forma que se sente feliz. Para ela, a palavra que define sua trajetória de sucesso é luta. E é assim, lutando todos os dias para obter e manter o sucesso, que Eugenia pretende realizar mais um sonho: lançar um livro, com histórias sobre o varejo.

Ficha técnica
Eugenia Cabral está divorciada e é mãe de dois filhos. Administradora de empresas, com formação em marketing do varejo, assume seus 51 anos, mas ressalta que tem espírito de 30.

Atitude para atingir o sucesso
“Foco em vencer por mim, meus pais e meus filhos. Quando o dia amanhecia, olhava no espelho e dizia: ‘Vai que você consegue’. Era como um mantra para a minha vida.”
 


Use as pedras do caminho para construir seu império
“Para ter sucesso, é preciso saber o quanto você se dispõe a correr riscos, suportar pressões e, mesmo assim, aceitar que as feridas serão passageiras. Você fica à disposição daquilo que vai lhe trazer prazer”
Lúcia Helena Pedroso

Abrir um negócio inovador e permanecer no mercado é o objetivo de inúmeros brasileiros. Muitos conseguem dar o primeiro passo, mas a maioria tem dificuldade para se manter. Lúcia Helena Pedroso faz parte das estatísticas dos que conseguiram.

Ela trabalhava como vendedora ambulante de livros e, com Abio, seu esposo, tinha uma vida bastante difícil. Além da pobreza, ela e o marido passaram por uma grande dificuldade quando Abio teve uma grave doença na coluna. Na busca desesperada por uma solução, Lúcia conseguiu comprar um colchão magnético para ele, que pôde voltar a dormir e se recuperar do problema. Ao perceberem que muitas pessoas passavam pela mesma situação, os dois se tornaram representantes desse tipo de produto. Com o tempo, eles quiseram mais, pois tinham o sonho de inovar nesse ramo de atuação. Assim, depois de muito trabalho, em 1987, abriram uma fábrica para produzir colchões e acessórios magnéticos e com infravermelho longo. Atualmente, a empresa Cia. do Sono, localizada em Glorinha, RS, possui showroons e escritórios espalhados por todo Brasil. Além disso, no ano passado, lançou a primeira loja-conceito, a Empório Cia. do Sono, para demonstrar seu mix de produtos que engloba saúde, bem-estar, conforto e decoração.

Com a experiência na gestão de sua companhia, Lúcia também se tornou palestrante e colunista sobre assuntos empresariais. Analisando o sucesso que obteve, ela acredita que seu empreendimento reflete o caminho que percorreu. “O caráter de minha empresa resume minha trajetória: transparência, posicionamento, parceria e unidade. Fui pobre, mas nunca fraca. Sempre fui persistente e focada no que realmente queria”, revela. Quando questionada se em algum momento pensou em “abandonar o barco”, ela perguntou: “Será que existe alguém que nunca chorou em momentos de cansaço e pensou em desistir? Esse sentimento é mais que normal, porém, para mim, bastava uma noite de sono e logo a lucidez voltava”.

Ficha técnica
Lúcia Helena Pedroso é casada, tem um casal de filhos e dois netos. Como ela diz, buscou a formação informal em sua vida e, hoje, aos 52 anos, é diretora de sua empresa Cia. do Sono, além de palestrante e colunista nas horas vagas.

Atitude para atingir o sucesso
“Precisamos de todas – motivação, foco, iniciativa, criatividade, inteligência emocional, resiliência, comprometimento, ética, persistência e autodesenvolvimento –, mas, analisando simplificadamente minha trajetória, o que mais me manteve no foco foi a confiança de que cada um recebe o que merece.”
 


Faça das dificuldades seu salto para o sucesso
“Sucesso é o sentimento de realização. É conseguir atingir o ápice daquilo que se almejou”
Pauê

Paulo Eduardo Chieffi Aagaard, o Pauê, foi campeão mundial de triatlo em 2002, medalha de bronze no Pan-Americano de 2003, pentacampeão brasileiro da modalidade de 2002 a 2006 e tetracampeão internacional em 2002, 2003, 2006 e 2007. Nesse currículo de vencedor, também há graduação em fisioterapia, muitas palestras em grandes empresas, prêmios e a autoria do livro Caminhando com as próprias pernas, publicado em 2008.

Mas, no passado, houve um fato fundamental para a construção dessa carreira de sucesso: um grave acidente. Em 2000, Pauê foi atropelado por um trem quando atravessava uma linha desativada em São Vicente, litoral de São Paulo. Ele, que surfava desde criança, perdeu parte das pernas. Como queria voltar para as ondas, começou a fazer natação e musculação para acelerar o processo de reabilitação e, em menos de três meses, com fisioterapia e próteses, voltou a andar e surfar, tornando-se o primeiro e único surfista biamputado do mundo. Entretanto, ele não parou por aí, foi praticar triatlo (natação, ciclismo e corrida) e, como os resultados foram bons, começou a participar de competições, obtendo ótimos resultados. “Paciência e perseverança foram alguns dos grandes desafios para atingir o sucesso de voltar a viver após ter passado por um grande problema. Mas a perda das pernas não foi o pior, a maior dificuldade foi me sentir pequeno diante da vida. Recomeçar e construir um novo mundo é um grande desafio”, conta.

Atualmente, Pauê trabalha, estuda, pratica esportes e disputa competições, além de viajar pelo País fazendo palestras que tratam de superação, motivação e liderança. Ele conseguiu o sucesso, mas tem planos para buscar mais realizações e dividir suas experiências com outras pessoas: “Minha trajetória de sucesso é compartilhar todas essas conquistas com as pessoas, incentivando-as a lutarem pelos seus objetivos”.

Ficha técnica
Paulo Eduardo Chieffi Aagaard, o Pauê, é solteiro e tem 27 anos. Formado em fisioterapia, é atleta e palestrante.

Atitude para atingir o sucesso
“Todas foram importantes, mas destaco o comprometimento, pois, quando aceitei viver, não decidi simplesmente voltar a andar, mas conquistar tudo aquilo em que eu acreditava. Também me comprometi em não perder a esperança de viver. O compromisso foi a alavanca para continuar minha caminhada.”


Para saber mais:
Esta edição especial de comemoração aos seis anos da Motivação traz muitas informações para ajudar você a obter seu sucesso. Também preparamos um material exclusivo para assinantes, o e-book 60 dicas para seu sucesso! Para acessá-lo, visite o site: www.motivaonline.com.br e clique na seção Motiva Plus.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima