Escritório alternativo

Você pode trabalhar ao ar livre, em salas desocupadas ou procurar lugares energéticos, como uma biblioteca. Quando você precisa fazer um trabalho sozinho sem ser perturbado por ninguém, o único jeito é fugir para a solidão. Pessoas criativas de sucesso têm seus refúgios para o trabalho; para isso, nem é preciso ter a casa de praia de Ernest Hemingway com vista para o mar. Na seqüência, algumas sugestões do livro Simplifique sua Vida (Editora Fundamento) para um escritório alternativo:

1 ? No carro, no banco traseiro. Se o tempo permitir (nem quente nem frio demais) instale seu escritório alternativo no carro. Dirija até um lugar deserto onde ninguém o perturbe e sente-se no banco traseiro (o truque é esse). Aqui você deixa de ser o motorista e vira chefe!

2 ? Ao ar livre. O escritório alternativo no parque, num lago ou em qualquer outro lugar inspirador da natureza também depende do tempo. Algumas pessoas têm uma aversão a isso: “Trabalhar num lugar tão bonito? Aqui, eu quero é relaxar!” Elas subestimam a energia enorme que emana de um lugar tão positivo. Não se preocupe, você não destruirá o lugar bonito trabalhando. Pelo contrário: seu trabalho se tornará mais agradável e interessante pelo encanto a seu redor.

3 ? Salas desocupadas. Em quase todas as empresas existem salas que ninguém usa: salas grandes para reuniões, um refeitório fora do horário de almoço ou, no mínimo, uma mesa temporariamente desocupada de um colega que esteja viajando (com quem você tenha combinado anteriormente). O que importa é que a distância entre essa sala e seu escritório seja a maior possível. Depois, você informa sobre sua ausência, como se saísse, e deixa tudo organizado, por exemplo, acionando a secretária eletrônica de seu telefone. Agora, você tem pela frente duas ou três horas sem perturbação nas quais poderá fazer milagres.

4 ? Lugares energéticos. Num filme de propaganda da empresa Microsoft, é mostrada uma funcionária que se retira numa igreja com o seu notebook, para poder trabalhar finalmente sem ser perturbada. Se você não for a única pessoa no espaço da igreja, o barulhinho do teclado, com certeza, será um pouco problemático. Entretanto, a idéia em si não deixa de ser legal: ir para lugares que, pela sua energia positiva, inspirem sua mente e fortaleçam a concentração. Se você puder se virar com um livro e um bloco de anotações como instrumentos de trabalho, você não perturbará ninguém. Boas alternativas à catedral: uma biblioteca pública, um café à antiga (onde as pessoas o deixam em paz), um restaurante self-service (sem garçons que interrompam você), um museu ou o hall de um hotel.

5 ? No céu. Para outras pessoas, o lugar preferido é o avião. Entretanto, os procedimentos descontínuos (deixar a bagagem, esperar, embarcar, decolar, aterrissar, desembarcar, esperar pela bagagem) são como veneno para a concentração interior.

6 ? Onde sua imaginação mandar. Procure outros espaços não usados que deixem você amparado contra perturbações, o que é necessário para a concentração exclusiva e sem compromissos numa prioridade. Você verá: só a busca por tais lugares já é um ato criativo que vale a pena.

Conteúdos Relacionados

Show must go on

Show must go on

Hoje ia escrever sobre a morte do vendedor B2B, change management e a mudança brutal que vem forçando equipes de vendas a se adaptarem. Mas,

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima