ESMART ? Uma maneira inteligente de estabelecer objetivos

Conheça o ESMART e estabeleça suas metas a partir dele! ESMART é um acrônimo interessante, porque resume de maneira fácil e rápida a definição do que é uma boa meta. No seu programa de um ano, Jim Rohn desenvolve-o da seguinte maneira:

Específico
Muitas pessoas começam a enrolar quando têm de estabelecer metas. Não seja uma delas. Esse não é o momento de ser vago ? metas ambíguas trazem resultados ambíguos. Metas incompletas trazem resultados incompletos. Quando somos específicos, começamos a canalizar o poder da nossa criatividade e da força de vontade em direção aos nossos objetivos.

Mensurável
Sempre estabeleça objetivos mensuráveis. Jim Rohn, inclusive, gosta de brincar que eles deveriam ser especificamente mensuráveis, para estar de acordo com a primeira regra. Deveríamos ter sempre uma forma fácil de entender se estamos avançando e/ou atingindo nosso objetivo. Seja qual for a métrica que você use, você deveria ter a noção exata do seu progresso.

Atingível
Uma das coisas negativas que as pessoas fazem, mesmo que bem-intencionadas, é estabelecer objetivos impossíveis. Quando digo isso, invariavelmente, alguém pergunta: ?Mas não é importante estabelecer objetivos ambiciosos??. Sim, é importante estabelecer objetivos que façam com que você vibre de entusiasmo só de pensar neles, mas é fundamental ter certeza de que eles sejam atingíveis.

Realista
Note que a raiz dessa palavra é ?real?. Um objetivo deve ser algo com alta probabilidade de se tornar real em nossa vida. Um objetivo deve ser desafiador, para que você tenha de dar seu máximo para alcançá-lo, mas você precisa ter a noção do que é real e do que não é.

Tempo
Todo objetivo deveria ter um cronograma associado a ele. Uma das maneiras mais poderosas de fazer com que o universo conspire a seu favor é simplesmente decidindo quando começar algo e até quando pretende alcançar a meta (o que os americanos chamam de deadline ? nome muito sugestivo).

Da próxima vez que for estabelecer metas, lembre-se do ESMART!

O texto completo é exclusivo para os assinantes do Gestão em Vendas. Se você ainda não tem a assinatura, poderá fazê-la através do site: www.gestaoemvendas.com.br e começar a receber, na próxima semana, as edições completas.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima