Espanta cliente

É necessário que as organizações observem com rigoroso cuidado o seu atendimento, pois respeitar e valorizar o consumidor são missões permanentes. A cliente acabava de desligar o telefone e estava indignada com aquela situação. Após ter conversado sobre preço de carro, ela constatou que, em nenhum momento, o vendedor lhe perguntou o nome. Ele simplesmente informou alguns dados e sequer se deu ao trabalho de saber como se chamava a pessoa com quem poderia fechar negócio. O bom atendimento serve em qualquer circunstância, especialmente pelo fato de que existe um ser humano presente no consumidor. Não obstante, ao tratar sobre a cifra de 45 mil reais, as convenções de tratamento se multiplicam. São as regras do mercado capitalista que determinam o tipo de cuidado que se deve ter.

Sabemos que esse tipo de atendimento não ocorre com freqüência nas concessionárias de veículos, até porque as vendas não caem do céu. E conforme o movimento do gráfico comercial, as metas mensais determinam o tipo de flexibilidade que deve ser oferecida aos potenciais compradores. A questão é que, quem atende da mesma maneira que esse vendedor de automóveis espanta clientes e queima o nome da empresa para a qual trabalha. Não é a atitude ideal mediante o mercado tão competitivo.

A sensação de descaso é irreversivelmente instalada em quem experimenta qualquer atendimento que não considere primeiramente a pessoa, para, então, desenvolver a negociação. A importância do consumidor diz respeito a sua necessidade de compra, vaidade, condição financeira e, sobretudo, sua presença, motivo de atenção e certa reverência. Quando se peca em algum desses aspectos, as possibilidades de fracasso na venda são imensas.

Despreparo, dia ruim, pé esquerdo, lapso de memória e gripe podem ser justificativa para a perda de um negócio, mas não convencem totalmente. Porém, tornar corriqueiro e insignificante o atendimento ao cliente é inadmissível e repele a chance de recuperar quem já partiu apenas com o bilhete de ida. O atendimento é a oportunidade de diferenciar uma empresa da outra e, destacadamente, um profissional do outro. Tanto que não resistimos em manter contato com quem nos causou bem-estar pela cortesia, simpatia e condução aos negócios de ganho mútuo.

É necessário que as organizações observem com rigoroso cuidado o seu atendimento. Respeitar e valorizar o consumidor são missões permanentes.

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