Está na hora de transformar seus colaboradores em embaixadores da sua empresa!

Por muito tempo, as empresas contrataram profissionais com o único objetivo de adquirir mão de obra, desconhecendo a possibilidade de seus funcionários serem muito mais do que meros executores de tarefas. Porém, nos últimos anos, dada a complexidade das diferentes funções que surgiram, profissionais qualificados começaram a ser um recurso escasso no mercado, e as empresas precisaram começar a se preocupar em oferecer diferenciais para atrair os melhores candidatos…

Foi em meio a essa mudança na maneira como trabalhamos e nos relacionamos no ambiente de trabalho que a percepção de que os membros da sua equipe são seus primeiros clientes e, portanto, também precisam ser encantados, começou a ganhar força. Isso fez com que muitas marcas que já investiam na Experiência do Cliente, passassem a buscar cada vez mais investir na Experiência do Colaborador.

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Razões para investir na Experiência do Colaborador

De acordo com um estudo feito pela consultoria Gallup em 2012 – que analisou 192 organizações de 49 indústrias e 34 países –, empresas com funcionários engajados têm:

  • 37% menos faltas dos funcionários;
  • 25% menos turnover – em empresas com alta rotatividade;
  • 65% menos turnover – em empresas com baixa rotatividade;
  • 48% menos incidentes de segurança;
  • 41% menos incidentes de qualidade (produtos defeituosos);
  • 21% aumento de produtividade;
  • 22% aumento de rentabilidade.

Ou seja, os benefícios do engajamento dos colaboradores de uma empresa são importantes demais para serem ignorados. Por isso mesmo, desenvolver uma estratégia para transformar funcionários em verdadeiros embaixadores da sua empresa deveria ser uma missão de qualquer marca. Para isso, existe uma nova e poderosa metodologia: o Employee Advocacy.

Entendendo o conceito

Employee Advocacy é uma estratégia de marketing voltada para os colaboradores, ou seja, envolve ações com o objetivo de transformar os funcionários de uma empresa em promotores dela e dos produtos/serviços que ela vende, transformando-os em um poderoso canal de Marketing e Vendas.

O objetivo do Employee Advocacy é utilizar o alcance e a credibilidade que seus colaboradores possuem entre suas redes de contatos e estimulá-los a promover sua marca por meio de publicações sobre sua empresa em seus perfis pessoais de redes sociais.

Existem algumas estatísticas que mostram o quão essencial é a estratégia:

  • Em comparação com os conteúdos compartilhados nos canais oficiais da marca, os conteúdos compartilhados por colaboradores alcançam 561% mais pessoas;
  • Conteúdos compartilhados por funcionários têm 8x mais engajamento do que os conteúdos compartilhados nos canais oficiais da empresa;
  • A taxa de conversão dos leads conquistados através de outros colaboradores é 7 vezes maior do que a daqueles que vieram através dos canais tradicionais.

Isso acontece porque a estratégia de Employee Advocacy reúne os defensores mais confiáveis de uma empresa: seus colaboradores. Como diz Jess Von Ban, vice-presidente da Symphony Talent, “seus funcionários são megafones poderosos, eles são contadores de histórias natos que possuem voz autêntica e são a personificação da cultura e missão da marca”.

Para que o Employee Advocacy aconteça é preciso, em primeiro lugar, que os funcionários se sintam motivados para agirem como defensores da marca. Isso requer o desenvolvimento de um ambiente e uma cultura interna que permitirá o crescimento da estratégia de Employee Advocacy.

Essa cultura deve ser construída através de três pilares: confiança, liberdade e transparência.

A confiança irá motivar o engajamento dos colaboradores; eles precisam sentir que a empresa confia no papel que eles vão exercer, sendo um porta-voz que irá espalhar a mensagem.

Além disso, é preciso oferecer transparência e liberdade ao colaborador para ele sentir-se à vontade para defender a marca.

A defesa ou até mesmo uma recomendação deve sempre acontecer de forma espontânea, sem que a empresa obrigue o colaborador a agir. Sendo transparente com o profissional, fica mais fácil para ele perceber e utilizar dessa liberdade.

Com uma estratégia bem planejada e executada de Employee Advocacy, é possível gerar uma exposição positiva da marca, aumentando a consciência dos colaboradores sobre cada produto e também sobre a própria cultura da empresa.

Dentro desta estratégia, pode-se apresentar aos colaboradores os interesses internos e externos da empresa, seus objetivos, sua visão e missão, assim fica mais fácil conquistá-los e oferecer a eles a sensação de pertencimento à organização.

Com conhecimento sobre a marca, seus produtos e a cultura da empresa, o colaborador torna-se um especialista no assunto, podendo ser um porta-voz confiável para sua empresa e fazendo assim recomendações de seus produtos ou serviços para seus amigos e conhecidos.

Employee Advocacy na prática

A Peepi é uma startup pioneira em Employee Advocacy na América Latina e vem revolucionando a forma como as empresas se relacionam com seus colaboradores. Estes são alguns dos resultados alcançados por empresas que utilizam a solução da Peepi:

  • A Sankhya, uma das principais empresas de tecnologia do Brasil, conquistou mais de 30 mil compartilhamentos de seus conteúdos em redes sociais por meio de seus funcionários. Com isso, atraiu mais de 20 mil candidatos para suas vagas de trabalho;
  • A RD Station (uma das principais empresas de Marketing Digital do país) utilizou seus colaboradores para promover seu evento, o RD Summit, e somente por meio deles conseguiu vender 40% dos 15 mil ingressos do evento;
  • A Thyssenkrupp, tradicional multinacional alemã, já conquistou mais de 36 mil atividades de defesa de marca de seus colaboradores.

Esses números comprovam o poder dessa estratégia que utiliza um recurso já existente na sua empresa: seus colaboradores. Utilizar o Employee Advocacy pode ser o diferencial que sua empresa precisa para se destacar no mercado!

Visite: bit.ly/peepi-mkt-defensores

5 passos para criar um programa de Employee Advocacy

1. Defina seus objetivos

Se você está criando um programa de defensores para seus colaboradores engajarem com a marca e ajudar seu negócio, é preciso identificar quais serão os objetivos dentro deste programa. Só assim você conseguirá alcançar o sucesso esperado. Portanto, ao iniciar sua estratégia, foque em seu principal objetivo: seria ele aumentar o tráfego? Contratar novos funcionários? Aumentar as vendas?

2. Determine as regras

Para ser justo com todos os colaboradores, trace as regras do seu programa, crie uma política de mídia social, inclua a missão da marca, os objetivos da empresa e os fundamentos da marca em geral.

Com uma política claramente definida, seus funcionários poderão ajudar a marca sem medo de desrespeitar as regras, já que eles vão conhecer os limites.

3. Comunique sua missão e incentive a cultura da empresa

Para que esse trabalho traga os resultados que você espera, é imprescindível ser transparente com os funcionários. Claro que não é preciso abrir detalhes específicos da empresa, mas deixar clara a missão da empresa e incentivar seus colaboradores para participarem da cultura da empresa é algo que precisa ser trabalhado, e o programa de Employee Advocacy pode ajudar nesse desafio.

Convide os novos funcionários para reuniões de alinhamento e explique para eles a cultura e a missão da marca antes convidá-los a participar do programa. Assim, quando eles começarem suas ações, estarão realmente preparados.

Não se esqueça também de sempre atualizá-los sobre os acontecimentos, pois para defender a marca, os colaboradores precisam estar informados.

4. Incentive seus colaboradores

Quanto mais conversas você conseguir gerar em torno de sua marca, maior será o engajamento e o bom relacionamento a longo prazo. Portanto, proporcione inspiração e ideias para que eles façam compartilhamentos on-line – seja em forma de vídeos, fotos ou citações sobre a cultura da empresa.

5. Reconheça seus colaboradores

É importante que seus funcionários se sintam valorizados. Recompense-os por todo o trabalho e esforço em propagar a marca. Não deixe a contribuição que seu colaborador vem oferecendo passar despercebida.

Ao criar um programa de Employee Advocacy, você pode facilmente incentivar seus colaboradores a compartilhar o conteúdo da marca ou interagir com a sua marca online. Em seguida, recompense-os com pontos que lhes permitam a troca por produtos próprios, brindes, mentoria de carreira, entre outras vantagens que a empresa possa oferecer conforme seu segmento.

Seus colaboradores têm um grande poder, ajude-os a enxergar e propagar isso!

O Employee Advocacy veio para agregar valor aos seus colaboradores, à gestão de pessoas feita por sua empresa e ajudar sua marca em desafios que podem ser resolvidos de forma simples quando se tem colaboradores engajados. Basta você criar sua estratégia e aproveitar essa poderosa ferramenta!

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Ah, e de quebra você vai entender melhor como funcionam os programas de Brand Advocacy e, também, a própria Peepi, já que a Comunidade VendaMais é hospedada lá.

Felipe Thomé é especialista e pioneiro em Marketing de Defensores no Brasil e fundador e CEO da Peepi, plataforma de Marketing de Defensores e Engajamento.

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