Estratégias de marketing: o sucesso de vendas

O marketing de uma empresa vai além de fazer propaganda sobre ela. Tenha estratégias de marketing e aumente suas vendas A aplicação de estratégias de marketing adequadas e de acordo com as possibilidades financeiras de um empreendimento certamente ajudará muito uma empresa a se tornar competitiva no mercado em que atua. E isso se deve à definição clássica de marketing como um conjunto de ferramentas que torna a empresa perene e cada vez mais competitiva no mercado. É justamente nesse aspecto competitivo em que as empresas crescem e lutam por segmentos do mercado. Na verdade, trava-se uma verdadeira guerra entre empresas, e o campo de batalha é o mercado consumidor.

Inicialmente, a empresa deverá ter claramente definidos seus objetivos e também detectar, por meio de uma pesquisa de mercado, quais são as necessidades e desejos do consumidor. A partir daí, deverá ser feito um trabalho para o atendimento de todas essas necessidades. A primeira providência é investigar constantemente o mercado em intervalos de tempo cada vez menores, por uma simples razão: o mercado está mudando rapidamente. Então, tomam-se decisões estabelecendo um plano de marketing compatível com a empresa e seu mercado.

Algumas decisões terão de ser tomadas nos seguintes aspectos de marketing: planejamento de seus produtos e serviços, estratégias de comunicação e divulgação ao mercado, políticas de preço e distribuição dos produtos. Resultando, assim, no atendimento das necessidades do consumidor.

A pesquisa de mercado deverá fixar, de início, seus objetivos, buscar informações que já existem (dados secundários) em várias fontes, como entidades de apoio às empresas, Sebrae, associações, internet, universidades, etc. Já os dados primários são aqueles que são desconhecidos e que a pesquisa ainda irá descobrir.

Defina também o público e o mercado-alvo (universo), amostra e as ferramentas para fazer a pesquisa (entrevista pessoal por telefone, pessoalmente, etc.), além dos recursos que a empresa disponibilizará para realizar a pesquisa. Seria muito conveniente se pudesse contar com os serviços de um profissional da área de pesquisa para fazer o trabalho de forma profissional e sem amadorismos.

A fixação de metas no planejamento de marketing implica determinação dos resultados a serem alcançados pelas várias funções mercadológicas que a empresa se propõe a realizar. Os objetivos das diversas atividades de marketing devem contribuir com os resultados que a organização como um todo se propõe a atingir. É na filosofia da empresa que se encontra o ponto de partida que conduz aos seus objetivos globais.

O marketing é apenas uma das ferramentas de administração para alcançá-los. No que se refere aos objetivos de marketing, podemos sumarizar a seguinte seqüência: estudos de mercado, planejamento e organização, gerência de produtos, propaganda e promoção de vendas, distribuição, gerência e força de vendas.

A empresa deverá classificá-los e definir seu ciclo de vida. Até porque, em lojas de varejo, principalmente, não é mais possível nem viável financeiramente manter estoques elevados. Assim, apura-se o melhor lucro possível para então liquidar o estoque remanescente com uma promoção de vendas eficiente.

As ferramentas de marketing não devem ser entendidas apenas como propaganda. Outras igualmente importantes devem ser consideradas, como promoção de vendas, assessoria de imprensa, merchandising, marketing direto, telemarketing e outras. No entanto, sua utilização adequada deverá levar em consideração a natureza do negócio e as características do público-alvo.

Não podemos também nos esquecer de sempre ter profissionais do ramo para assessorar a empresa, já que a função do empresário é justamente ser bem sucedido. Ele não deve assumir a função de elaborar materiais de divulgação, mas precisa delegar essa função para profissionais do ramo.

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