Ética

Mais importante que a capacidade de liderar de um homem, é o caráter do líder que faz a diferença. Hoje, nosso mingau de aveia fica pronto em 30 segundos, nossas fotos podem ser reveladas em 50 minutos e nossas casas podem ser construídas em 60 dias. Vivemos em uma cultura em que é costume conseguir o que se deseja quase instantaneamente. Não estamos mais acostumados a trabalhar pacientemente ou esperar qualquer coisa, nem mesmo um hambúrguer.

Conheço muitos jovens que desejam subir a escada do sucesso. Muitos, porém, querem saltar logo para o topo, não se importando muito com o que é certo ou errado. Esses jovens “ambiciosos”, no sentido negativo da palavra, não pensam em subir a escada degrau por degrau, mesmo sabendo que isso fará com eles cresçam como pessoa.

Você sabe por que as 500 maiores empresas da revista Fortune pagam salários enormes aos seus principais executivos? Porque elas sabem que mais importante que a capacidade de liderar de um homem, é o caráter do líder que faz a diferença. A história está recheada de exemplos negativos de liderança, como: Hitler e Bin Laden.

Nesses casos, vale lembrar a célebre frase de Albert Einstein, quando lançou um desafio para um grupo de jovens cientistas: “Cavalheiros, procurem se tornar não homens de sucesso, mas homens de valor”.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima