Valorize o marketing e faça do seu negócio um sucesso! A cada dia, observamos uma evolução na cultura do mundo corporativo no que se refere à importância dispensada ao marketing e à visão empresarial moderna, que analisa a matéria como forma de obter mais e melhores negócios. É uma visão necessária para qualquer corporação, porém, infelizmente ainda não são todas as companhias que a praticam.
O marketing, assim como tudo na modernidade, também se adapta. O foco da padronização muda, e entra em cena a segmentação, com a personalização de produtos. Atualmente, o desafio da área de marketing é identificar as tendências ou microtendências de comportamento.
Ao analisarmos um segmento específico, o de auditoria, por exemplo, podemos observar que nos últimos dez anos a evolução da prática de marketing corporativo é uma realidade positiva. Cada vez mais, essa área deixa de ser simplesmente fornecedora de anúncios e publicações para acompanhar a estratégia da empresa e trabalhar voltada a resultados.
Há mais ou menos 12 anos, as firmas de auditoria faceavam muitas limitações para divulgar seus serviços e marca, e isso permitiu que as áreas de marketing desenvolvessem outras ações eficazes para se apresentarem ao mercado e conquistarem clientes.
Em uma década, as firmas de auditoria se organizaram de tal maneira que atualmente contam com estruturas responsáveis não só por padronizações e publicidade, mas também por meios como organização de eventos, coordenação de assuntos de mídia, planejamento e desenvolvimento de negócios, pesquisas de mercado e de satisfação, comunicação interna e muitas outras tarefas que fazem com que essa área seja estrategicamente importante para os negócios.
Por outro lado, é importante dizer que apesar da evolução do mundo do marketing, constata-se que muitas empresas acabam engessando o trabalho do profissional, exigindo resultados num curto prazo e impedindo que sejam feitos planejamentos estratégicos que fatalmente trariam respostas muito melhores que as conseguidas sob pressão.
Nesse mundo específico da auditoria, assim como em qualquer outro segmento, o foco no mercado é uma evolução do pensamento do marketing corporativo que visa atender às necessidades desse setor e criar diferenciais que permitam visualizar o melhor target, inclusive mudando, se necessário, a cultura da corporação e de seus executivos.
No segmento, os grandes players são redes internacionais presentes no mundo todo, que necessitam de padrões e identidade globais determinados pela matriz para que a marca seja reconhecida em qualquer país e também pelos clientes.
É nesse sentido que novamente o marketing local se faz necessário, pois é responsável pela aplicação dessa padronização e adaptação de algumas ações necessárias para que atinjam seus resultados.
Quem quiser se manter competitivo e olhar para os mercados em franco desenvolvimento com intenção de localizar possibilidades de negócios deve investir no marketing.