Para fazer um bom atendimento em vendas, o vendedor precisa estar atento a aspectos importantes. Confira. O compromisso com a qualidade no atendimento constitui o desafio de qualquer empresa que pactue com as novas diretrizes organizacionais voltadas para a competĂȘncia tĂ©cnica aliada Ă comportamental. O profissional de atendimento Ă© peça-chave dessa engrenagem, e seu desempenho serĂĄ mais eficaz se ele considerar que:
» Cliente bem tratado volta sempre.
» Atendente possui 70% da responsabilidade sobre a satisfação do cliente.
» Nem sempre se tem uma segunda chance para causar uma boa impressĂŁo.
» RelaçÔes eficazes com os clientes, aliadas Ă qualidade tĂ©cnica e ao preço justo, fortalecem a opiniĂŁo pĂșblica favorĂĄvel Ă empresa.
» OpiniĂŁo pĂșblica favorĂĄvel suscita lucros e boas relaçÔes profissionais geram produtividade.
» Atender bem Ă© a arte da comunicação eficaz.
» Ser comunicativo e integrador Ă© a alma do negĂłcio.
» Qualidade Ă© sinĂŽnimo de comprometimento e de açÔes eficazes no trato com o outro.
» O prazer no trabalho Ă© a mola propulsora do desenvolvimento.
» As atitudes sĂŁo produtos da auto-imagem e da auto-estima.
» O medo acarreta a paralisação e o caos pessoal.
» O grande desafio Ă© superar as necessidades dos clientes mais exigentes.
» A conquista da sinergia promove sentimento de bem-estar e clima de confiança e amizade.
Por isso, ele necessita:
Pessoalmente:
» Realizar constante auto-anĂĄlise.
» Treinar a criatividade e a agilidade mental.
» Ser cortĂȘs, cordial e simpĂĄtico.
» Investir na arte de ouvir atentamente, evitando o monĂłlogo egoĂsta, bem como julgamentos e avaliaçÔes precipitadas.
» Transmitir segurança e credibilidade, cuidando da harmonia entre gestos, atos e palavras.
» Mobilizar-se para a correção e ajustamento dos bloqueios do processo comunicativo, dando e pedindo feedback.
» Evitar ironias e outras barreiras verbais e nĂŁo-verbais.
» Favorecer a empatia e a educação nas relaçÔes.
» Ser Ă©tico.
» Saber filtrar informaçÔes.
» Motivar-se para o sucesso pessoal e profissional.
Profissionalmente:
» Conhecer a filosofia que norteia a administração da empresa, mantendo-se atualizado em relação aos produtos e serviços que ela oferece.
» Evitar que, ao buscar informaçÔes e soluçÔes para suas dĂșvidas, o cliente se veja em um labirinto exasperante e, portanto, se sinta desrespeitado e confuso.
» Dar informaçÔes corretas, claras e seguras, evitando manipulação de mensagens.
» Realizar pesquisas sobre as formas de atuação que deram certo em outras empresas.
» Prestar atendimento telefĂŽnico eficaz.
» Criar metas bem claras e definidas em relação ao retorno do atendimento ao cliente.
» Comprometer-se com a resolução de problemas pertinentes Ă sua ĂĄrea ou encaminhar o cliente ao setor competente.
» Ter flexibilidade em situaçÔes de conflito, munindo-se de paciĂȘncia e tolerĂąncia.
» Avaliar, satisfazer e superar as necessidades e expectativas dos clientes, de maneira que eles se sintam, em razĂŁo de um atendimento personalizado, vencedores e gratificados.
O cliente nĂŁo Ă© um brinquedo atado a cordĂ©is, que o funcionĂĄrio manipula em consonĂąncia com seu humor. Nada mais inteligente que superar os destemperos emocionais, as crises e inseguranças e, atĂ© por uma questĂŁo de sobrevivĂȘncia profissional, tornar-se o melhor no exercĂcio de suas tarefas, considerando o cliente como uma ponte para a aprendizagem.
Entretanto, estar ciente dessas regras e nĂŁo as colocar em prĂĄtica resulta em desperdĂcio de energia, redução de produtividade e do prazer profissional. Elas correm o risco de mofarem em algum canto do cĂ©rebro, assassinadas pela preguiça, desmotivação e robotização do trabalho.
O profissional consciente compreende que ser bem atendido é um direito do cidadão e não um privilégio. Dessa forma, då uma dimensão humana e profunda a seu trabalho, ao significado deste junto à comunidade e estå atento a qual é a meta que pretende traçar para a própria história pessoal. Essa percepção, aliada à determinação para superar desafios, atua como alavanca para a autovalorização.
As exigĂȘncias em relação Ă qualidade no atendimento ao cliente estĂŁo se tornando cada vez maiores e, brevemente, o nĂŁo cumprimento desse padrĂŁo de excelĂȘncia criarĂĄ um impasse importante para a triagem de bons serviços. As fileiras dos esquecidos estarĂŁo reservadas Ă queles que prestam um atendimento medĂocre, displicente e as empresas poderĂŁo escolher entre a adaptação ao novo modelo ou o desaparecimento.