Experimenta!

Recentemente, pudemos acompanhar um grande sucesso em campanhas publicitárias, as quais possuem um só slogan: “Experimenta”, convidando o espectador a apreciar uma nova cerveja. Recentemente, pudemos acompanhar um grande sucesso em campanhas publicitárias. As quais possuem um só slogan: “Experimenta”, convidando o espectador a apreciar uma nova cerveja.
Produtos e publicidades à parte, o que mais me tocou no anúncio não foi a vontade de tomar uma cerveja, mas sim em experimentar novas atitudes e posturas diante desse novo mundo maluco, criado por nós mesmos.

Como muitos dizem que estamos na “Era da Experimentação” ficam as seguintes dicas, para que 2004 seja cheio de novos experimentos. Que tal tentar?

Desenvolver os seus talentos empreendedores. Todos nós temos um pouco de empreendedores e empresários. Afinal, quem é o patrão de sua vida? Porém, como todo empreendedor você tem que ter algumas características como persistência, capacidade de planejar e executar, enfrentar adversidades com otimismo e muito, mas muito entusiasmo, pois não é fácil ter sucesso na relação Sonho versus Realidade. Tenha certeza que você tem um talento especial. Talvez já tenha sido aflorado ou quem sabe está escondidinho aí dentro, pronto para ser acordado, mas o fato é que somente você pode despertá-lo.

Então, sente em uma mesa, pegue um pedaço de papel e escreva quais são os seus pontos fortes e no que você precisa melhorar. Invista, principalmente, em seus pontos fortes, desenvolva o que você faz de melhor, aja, tome uma atitude e crie oportunidades. Com certeza, resultados virão.

Desenvolver os talentos das pessoas próximas. Não pense somente na empresa, mas na sua família e comunidade. Ajude aos outros a despertarem para um novo mundo em que a cidadania é um caminho para a paz e o desenvolvimento. Prepare sucessores, peça e aceite sugestões. Perceba as diferenças e que muitas vezes, o que motiva um não motiva o outro. Entenda que quanto mais alto você está na hierarquia mais deve servir e não ser servido. Para isso, lembre-se de Cristo que foi o maior líder de todos e lavou os pés de seus apóstolos. Não tinha secretária, computador ou e-mail e sua mensagem persiste até hoje. Sabe por quê? Porque tinha foco no resultado, humildade e acreditava no poder da equipe. Preparou sucessores para sua missão. Valorize o desempenho de sua equipe contribuindo para o crescimento de cada um de seus membros.

Liderar pelo exemplo. É a mais fantástica forma de liderança, pois equivale a uma das mais belas leis do universo: Não faça ao outro o que não gostaria que fizessem a você. Empatia, meu amigo, é colocar-se no lugar do outro física e emocionalmente. Mesmo nas situações mais drásticas como a demissão, é possível amenizar o trauma e suas conseqüências. Que tal oferecer um serviço de recolocação com ajuda profissional, ou um pacote diferenciado no plano de saúde da pessoa demitida. Enfim, o que pretendemos valorizar neste tópico é que você se coloque no lugar do outro e agir da forma mais ética e correta possível.

Acreditar em si mesmo. Para ter uma auto-estima elevada é preciso ter três pontos em harmonia: amor próprio, auto-imagem positiva e autoconfiança. Bote fé em seu taco. Não diga não sei, não posso, não consigo. Diga vou tentar, vou aprender com quem sabe, pesquisar com quem já fez. Crie novos desafios. Um dos maiores problemas dos brasileiros é ter auto-estima baixa. Você já reparou que sempre em que falamos de competitividade, mercado internacional temos sempre a impressão de que somos piores ou que seremos passados para trás engolidos por países poderosos, pobres vítimas de um capitalismo selvagem e fora de controle. Mas será que seremos o país que tanto sonhamos mantendo uma postura fechada, cheia de medo e receios, sem interagir com o mundo da forma adequada? Infelizmente não, porque para mudar e crescer é preciso estar aberto ao novo, não estou dizendo que devemos aceitar tudo o que nos falam ou pedem, mas ponderar se vale a pena ou não. Para aproveitar o momento é preciso estar preparado para ele, enxergar a mesma situação com novos olhos, uma nova percepção para extrair o melhor. Participar mais ativamente do jogo.

Como vimos são atitudes simples, mas poderosas e se bem executadas podem criar um enorme diferencial em sua vida e em sua carreira. O caminho entre a teoria e a ação pode ser longo e árduo, mas também é repleto de novas possibilidades e realizações.
A hora para começar é agora. Então…Experimenta…Experimenta…

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima