ExteligĂȘncia no processo de vendas

Por Alex Horta

O termo exteligĂȘncia foi criado por Ian Stewart (matemĂĄtico francĂȘs) e Jack Cohen (biĂłlogo inglĂȘs) no livro Figments of Reality (InvençÔes da realidade, em tradução livre). Para eles, a inteligĂȘncia se restringe aos conhecimentos e processos cognitivos dentro do cĂ©rebro, jĂĄ a exteligĂȘncia Ă© todo capital cultural (adquirido e representado) disponĂ­vel a nĂłs – seja atravĂ©s de livros, vĂ­deos, conexĂ”es, etc. Com base nisso, eles afirmam que o conjunto das duas Ă© fundamental para o desenvolvimento coletivo e individual.

Nos Ășltimos meses circulou a notĂ­cia de que a Mc Donald’s, maior rede de fast food do mundo, estava iniciando um processo de reestruturação para reverter a queda em suas vendas. Esse é um exemplo da falta do uso da exteligĂȘncia no processo comercial. O gosto do consumidor mudou, ele quer comidas mais saudĂĄveis, cardĂĄpios simplificados e ser ouvido pelas empresas. Mas a organização do “velho” palhaço nĂŁo entendeu a mudança no comportamento do seu cliente.

Assim como a Mc Donald’s, os profissionais de vendas tambĂ©m nĂŁo estĂŁo atentos Ă s mudanças no comportamento do seu cliente. PorĂ©m, em tempos de recessĂŁo tĂ©cnica, somente conseguirĂĄ vender quem souber utilizar a exteligĂȘncia em seu processo de vendas!

como planejar a venda 1Walter Longo, um dos maiores especialistas em comunicação, inovação e interatividade do Brasil, fala com muita propriedade sobre esse assunto. Segundo Longo, a exteligĂȘncia estĂĄ associada Ă  busca de informaçÔes e Ă  criação de nexos (conexĂ”es). Ou seja, o vendedor precisa saber o que perguntar e para quem perguntar.

Com a era da informação, a etapa de levantamento de necessidades necessita de um melhor aproveitamento por parte do vendedor. Hoje em dia, qualquer dado sobre empresas e clientes está à disposição dos profissionais de vendas, mas poucos profissionais realizam o “dever de casa”.

O lendĂĄrio Steve Jobs dizia que “as pessoas nĂŁo sabem o que querem, atĂ© mostrarmos a elas”. A eficĂĄcia dessa frase no dia a dia de um vendedor estĂĄ na utilização da sua exteligĂȘncia. A exteligĂȘncia estĂĄ associada a saber garimpar informaçÔes e transformĂĄ-las em vantagem competitiva.

Esse processo possui no mĂ­nimo seis caracterĂ­sticas fundamentais:

1. CalendĂĄrio de vendas

Organizar e planejar a semana pode determinar a performance de um profissional de vendas. As atividades sinalizadas abaixo como “exteligĂȘncia no processo comercial” referem-se ao tempo que deve ser dedicado para buscar informaçÔes que serĂŁo Ășteis em cada cliente. Exemplo:

calendario de vendas

2. Curiosidade

Walter longo diz que “buscar informação Ă© como procurar comida, acha primeiro quem tem mais fome”.

3. Searching (pesquisas)

Não é uma questão de idioma, mas de atitude. Todo profissional de vendas deve ser um pesquisador e um examinador de informaçÔes. Se tenho uma reunião com uma empresa do segmento de tecnologia, por exemplo, quero saber o histórico dessa organização, sua visão, missão, como ela contribui para o avanço da tecnologia, as aspiraçÔes dos proprietårios, a história e o avanço tecnológico e assim por diante. Esses dados podem ajudar a criar o nexo para eu conseguir vender o meu produto.

4. Compreender cada passo da exteligĂȘncia

Tudo possui uma conexĂŁo e um sentido. Faça reflexĂ”es e conclusĂ”es para compreender como o seu produto/serviço poderĂĄ gerar experiĂȘncias positivas ao seu cliente.

5. Evitar o Ăłbvio

Dominar o assunto, ser referĂȘncia, ser interessante e relevante para o cliente.

6. NĂŁo pensar fora da caixa, pensar em outra caixa

Profissionais de vendas devem produzir mudanças, nĂŁo reagir a elas. A exteligĂȘncia no processo de vendas capacita o profissional da ĂĄrea a fazer gestĂŁo do seu conhecimento. Estimular o seu cĂ©rebro Ă  busca externa e Ă  reflexĂŁo interna para produzir compreensĂ”es e aplicaçÔes no dia a dia das vendas.

Agora Ă© com vocĂȘ! Trabalhe sua exteligĂȘncia e conquiste resultados cada vez melhores!

alex hortaAlex Horta

Consultor comercial da Unimed Federação Minas.

Contato: [email protected]

ConteĂșdos Relacionados

Todo bom vendedor Ă© um Masterchef

Todo bom vendedor Ă© um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia sĂŁo escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo jĂșri (no caso, o capitĂŁo do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima