Faça o dever de casa: Medir tudo que acontece em um web site é o começo

Você sabe quantas pessoas visitam o seu site? Eles retornam? Nesse caso, o que eles fazem quando voltam? Aliás, quem são eles? Você sabe quantas pessoas visitam o seu site? Eles retornam? Nesse caso, o que eles fazem quando voltam? Aliás, quem são eles?

As respostas a essas perguntas e diversas outras estão à disposição de qualquer pessoa que tem a intenção de obtê-las, e o melhor, de graça!

Muita gente ainda deve estar se perguntando… Mas porque tanta informação?

Simples. Saber o que funciona e o que não lhe permite tomar as mais sábias decisões (que vão desde o design até o uso de espaço publicitário) para obter melhores resultados através do seu site.

É preciso saber o que fazer com tanta informação, porém aí vão algumas dicas das coisas mais relevantes a se levar em consideração:

  • Saiba quantas pessoas diferentes visitam o seu site e quantas delas retornam. Utilize um critério, por exemplo, quantas pessoas diferentes visitam o seu site a cada mês.
  • Monitore o comportamento dos seus visitantes a partir do momento que eles chegam no site e use esse feedback para tornar esse processo cada vez mais simples para eles.
  • Descubra de onde os visitantes estão vindo. Com isso é possível definir o que melhor dirige tráfego para o seu site e logo estabelecer uma estratégia para se expandir esse canal.
  • Defina quem são os 20% de consumidores que correspondem a 80% do seu lucro. Conhecer esse público é a melhor maneira de conhecer o seu negócio.
  • Procure estabelecer o tempo médio que cada pessoa gasta no seu web site. Se o resultado não for satisfatório, pergunte a si mesmo porque para que você possa então definir o que fazer para melhorar

É possível obter diferentes softwares ou serviços de terceiros para se executar essa tarefa, porém um dos mais populares é sem dúvida o Webtrends (www.webtrends.com). Pode-se tanto comprá-lo como adquiri-lo sem custo adicional em troca de manter-se um pequeno banner da empresa em cada página onde se deseja medir os resultados.

Lembre-se que entender o seu negócio é fundamental para entender como obter sucesso através dele.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima