Faça o sucesso de sua carreira

Uma série de aspectos pode ajudá-lo a alavancar a sua carreira. Confira Você sabe como será o mercado de trabalho daqui a cinco anos? A maioria dos alunos do Ensino Médio, assim como muitos universitários, que participam de nossas palestras, não sabem responder ou dizem que não pensaram nisso ainda.

Para que o profissional tenha chances de sucesso, deverá estar atualizado e pensando no futuro, pois tem de estar preparado para enfrentar o mercado de trabalho não no momento atual, mas cinco anos à frente, quando se formar. Desde 1999, depois de ler Kotler ? que chamava a atenção das empresas sobre a necessidade de se reinventar, concluí que não adiantará as empresas reinventarem-se com profissionais sem a mesma coerência, por isso, passei a usar este conceito para os profissionais, formatando o treinamento e palestra “Reinventando o profissional”. Ou seja, para que as empresas possam se reinventar é necessário reinventar seus profissionais e o primeiro passo é perguntar a um líder de sua empresa sobre o seu futuro profissional dentro da própria empresa. E se ele não souber responder, está aí um sinal de alerta. Devemos trabalhar as futuras necessidades orientando o RH sobre questões como carreira e retenção de talentos.

Novidades sobre profissionais de gestão:

» Gestor de planejamento futuro ? Cargo criado para profissionais chamados visionários, que passam o tempo todo buscando tendências e procurando adaptar a realidade da sua empresa. Seus projetos visam buscar alternativas para cinco anos à frente. A maioria das empresas busca dentro da própria empresa líderes com perfil para a nova função.

» Gestor da imagem ? Nesse caso o profissional é o responsável por cuidar da imagem interna e externa da empresa. A novidade é que não existe ainda um perfil traçado para que se encontre o profissional certo, assim, algumas empresas estão buscando especialistas em marketing, jornalistas, engenheiros, médicos, tudo de acordo com o segmento. O importante é entender de mercado e ter trânsito fácil para cumprir bem o seu papel.

» Gestor de TI ? Chegou o momento de saber comunicar e socializar a informação, por isso, a Tecnologia da Informação é muito trabalhada na maioria das empresas. Mas é exatamente nesse item que as empresas estão falhando, ou seja, não adianta ter um sistema de informação em que a maior parte não serve para nada ou não é utilizada.

Então, no que você está pensando, parado aí, sem ação? Corra, saia na frente! O primeiro passo é estudar o que sua empresa está fazendo para se adaptar ao mercado, já que certamente ela precisará de profissionais atualizados e capacitados para desempenhar novas atribuições; depois veja onde você se enquadra, observe em que precisa melhorar e diga ao RH que pretende, na hora certa, se candidatar para as novas funções. Agora, se sua empresa, independentemente do tamanho, não quer pensar no futuro, CUIDADO, pois o mercado exige a atitude de planejar e decidir sobre o futuro, correndo o risco de perder espaço para a concorrência.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima