Faça seu cliente gostar de você

Um dos maiores segredos numa transação comercial é fazer com que o cliente goste e sinta que precisa de você. Isso não se consegue com facilidade e tampouco com bajulação; portanto, vamos alguns pontos para fazer essa proeza. Muitas pessoas e empresas falam de parceria, mas isso é só da boca para fora… esse vínculo torna-se projeto no papel, mas, logo em seguida, cai no esquecimento. Porém, ter a certeza de que um cliente comprará mais de uma vez em uma mesma empresa pode ser, a princípio, fácil: porque o caminho mais curto para muitos é um preço atraente. Só que não é bem por aí. Preço pode ser o caminho curto e plausível; mas para a empresa, pode significar a sua demissão no mercado. Contudo, um dos maiores segredos numa transação comercial é fazer com que o cliente goste e sinta que precisa de você. Isso não se consegue com facilidade e tampouco com bajulação; portanto, vamos alguns pontos para fazer essa proeza.

– Mostre que você tem conhecimento. Uma maneira simples é que seu cliente sinta que você vale o que sabe.
– Procure aprender constantemente. Mostre que está em constante aprendizado, essa é uma boa prática para que o cliente sinta que pode confiar em você e que suas informações podem ser úteis.
– Ponha em prática sua sistemática de administrar seu trabalho e conheça mais intimamente o seu cliente. Tenha tempo para conhecer as necessidades, ansiedades e desejos de seu cliente.
– Mostre que você não foge da responsabilidade. Mantenha-se preocupado com o giro do que vende para seu cliente, encontrando alternativas e levando idéias econômicas e possíveis de serem atingidas.
– Seja claro nas informações. Nunca, jamais minta para o seu cliente.
– Seja parte do cliente. É importante que ele sinta que você faz parte do time e que cada vitória dele é um passo a mais alcançado por você.
– Esteja sempre disponível. Deixe em aberto todas as possibilidades de encontro, esteja sempre disponível para ajudar e atender a alguém. Seja, por demais, acessível.
– Esteja atualizado. Procure estar em feiras e congressos que falem de produtos similares aos que lida, esteja atualizado com as novas tendências e lançamentos no mercado.
– Especialize-se. Procure estudar e conhecer as novas tecnologias e mercado externo. Tenha a certeza que não sabe de tudo e aprenda a reconhecer os seus erros.
– Seja um consultor. Os clientes hoje precisam de “solucionar problemas” e nunca de um vendedor a sua frente.
– Seja paranóico. Lute por seus objetivos com paranóia, seja obstinado e agressivo no bom sentido, acredite e vá em frente.
– Oriente o seu cliente. Ajude-o a encontrar alternativas para vender mais, com qualidade e maior lucratividade. Orientar o cliente é também não ter medo de dizer a ele o que deve comprar.
– Nem sempre o cliente tem razão. Você deve ter competência e conhecer bem o que está fazendo para mostrar que seu cliente nem sempre tem razão.
– Não só dê ouvidos, escute. Procure escutar o cliente, mostre que se preocupa sinceramente com ele, esteja comprometido com seus erros e acertos, seja amigo e/ou mais do que isso, seja o confidente; seja parceiro leal, se coloque no lugar dele, procure nunca abandoná-lo em momentos de hesitação, participe e esteja sempre presente, mostre que está ali para somar e resolver, acolha-o e sempre diga: “conte sempre comigo”. Sobretudo, você não terá clientes, terá parceiros.

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