Faça uma boa reunião

Aqui vão algumas dicas para liderar uma reunião: Aqui vão algumas dicas para liderar uma reunião:

    · Não dispute com outros membros da equipe. Dê a precedência nas idéias deles, se for o caso.

    · Ouça a todos. Parafraseie, mas não julgue.

    · Não coloque ninguém na defensiva. Assuma que todas as idéias têm seu valor.

    · Controle os dominadores e monopolizadores da atenção, sem aliená-los.

    · Faça com que seu interesse e prontidão sejam contagiosos.

    · Mantenha todos os participantes informados sobre em que ponto estão e o que se espera deles. Mantenha notas em um quadro ou lugar que todos enxerguem.

    · Xeque com a pessoa que trouxe ou possui algum problema se a solução proposta pelo grupo pode ser útil.

    · Dê a outras pessoas a chance de conduzir as reuniões. Quem aprende a liderar, aprende a participar.

    · Em um evento profissional, foque em iniciar novos relacionamentos, não em ser o ?campeão? de números de cartões de visita angariados. A idéia é deixar o encontro com novas oportunidades, e não com uma pilha de cartões.

    · Enxergue sua voz ao telefone como um aperto de mão: um cumprimento ?apagado? pode fazer com que o interlocutor veja você ? e sua companhia ? como fracos. Então sempre use um tom de voz forte e uma frase sincera de boas-vindas.

    · Motive e engaje sua equipe a completar suas tarefas fazendo com que entendam a diferença entre a ?razão? para fazer e o ?propósito? disso. Para eles, a razão para fazer algo pode ser ?porque o chefe mandou?. Mas o propósito, por exemplo, pode ser ?para alcançar a necessidade do cliente?.

    · Imprima e leia as mensagens importantes que você manda por e-mail. Razão: é fácil detectar erros de gramática ou de digitação que podem passar despercebidos se somente lidos na tela do monitor.

    · Limite os parágrafos de seus e-mails a seis linhas, e coloque uma linha em branco entre os parágrafos. Razão: fica mais fácil a quem recebe para ler e de melhor compreensão.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima