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Escolha as feiras mais adequadas para sua empresa e estabeleça metas e objetivos para participar desses eventos Escolha as feiras mais adequadas para sua empresa e estabeleça metas e objetivos para participar desses eventos

Expor os produtos e serviços da empresa e colocar a força de vendas em contato direto com um grande número de potenciais compradores. Esse não é o cenário ideal de compra e venda? Para muitas empresas sim, e uma das formas de promover esse encontro é participando de feiras de negócios.

Para o consultor português Nuno Varjão Barbosa, formador online de cursos de eventos, as feiras são um meio eficaz e rentável que podem ajudar a promover os produtos de qualquer empresa. ?Para o público em geral, as feiras são uma excelente oportunidade de encontrar os produtos e serviços que desejam em um só espaço. Portanto, as empresas devem considerar as feiras como um meio eficaz de atingir um grande número de compradores e decisores.? As empresas brasileiras estão percebendo isso e participam cada vez mais de feiras. De acordo com a União Brasileira dos Promotores de Feiras (UBRAFE), o mercado brasileiro de feiras de negócios quadruplicou de tamanho, nos últimos 12 anos. Os dados mostram que o País tem, hoje, uma agenda nacional de mais de 150 grandes feiras, realizadas anualmente em mais de 20 cidades brasileiras.

Em 2006, cerca de 36 mil empresas de 30 segmentos econômicos participarão dessas feiras de negócios. Ao todo, são 31 mil empresas brasileiras e 5 mil estrangeiras, entre elas grandes, médias, pequenas e microempresas.

Consiga resultados participando das feiras de negócios

Após decidir fazer esse tipo de investimento, uma das primeiras dúvidas das empresas é definir de qual feira participar. Mas, com tantas opções, nem sempre é fácil identificar a feira que proporcionará os melhores resultados.

O diretor-superintendente da UBRAFE, Armando Campos Mello, explica que antes de escolher a feira, ou feiras, a empresa precisa definir as metas que deseja alcançar. ?O empresário pode usar a feira para apresentar produtos e serviços ao mercado, consolidar a presença de sua empresa e lançar suas novidades, reforçar os laços comerciais com os seus clientes ou prospectar novos.? Para eleger os motivos pelos quais a empresa vai participar, o primeiro passo é responder às perguntas: “Qual o objetivo da empresa na feira?”, “Quanto a empresa está disposta a investir?” e “Qual é o retorno que a empresa espera após a feira?”. Ao encontrar essas respostas, será mais fácil traçar a estratégia de participação, o tipo de estande que vai montar, que produtos vai apresentar e todos os demais pontos que envolvem o investimento em feiras.

Armando lembra que essa etapa é fundamental, pois a empresa precisa investir recursos, esforços e tempo para participar de uma feira e deve fazer o planejamento para ter retorno sobre o que foi investido. ?Para que a participação gere bons negócios, é fundamental traçar uma estratégia com o foco correto para aproveitar todas as oportunidades que uma feira de negócios oferece.? Ao determinar as metas, é importante levar em consideração a realidade particular de cada empresa e as informações do mercado em que a organização atua. Assim, será possível determinar, por exemplo, qual é a meta de visitantes estimada no estande, o número de novos clientes que deseja contatar e o volume de pedidos que se espera receber.

De qual feira participar?

Depois de estabelecer e avaliar os objetivos, a empresa poderá identificar qual é a feira mais adequada, ou feiras mais adequadas, para participar.

Nesse momento, é interessante obter respostas para as perguntas: “Qual é a feira que reúne as empresas do mesmo segmento que a minha?”, “Em qual feira poderei receber meus clientes e prospectar novos potenciais parceiros comerciais?”, “Onde poderei apresentar meus produtos e serviços e fazer negócios com um público interessado?”. Antes de determinar se a feira escolhida é realmente a mais adequada para sua empresa, não esqueça de observar o mercado, a concorrência e o perfil de comportamento de seus clientes. Procure conversar também com o promotor do evento e com outras empresas que já tenham participado da feira escolhida e descubra os resultados que elas tiveram.

A União Brasileira dos Promotores de Feiras publica todos os anos um calendário oficial com as principais feiras de negócios realizadas no Brasil. As datas, locais e demais informações desses eventos estão disponíveis no site da UBRAFE. As empresas podem pesquisar as feiras por mês, setor, promotor e palavra-chave. E fique atento, porque no mês de outubro deste ano acontecerá, em São Paulo, a primeira ExpoVendas ? feira e congresso nacional de vendas. O evento, idealizado e organizado pela revista VendaMais e Procópio Ferraz ? Construção de Eventos, pretende reunir empresas interessadas em fazer negócios com empresários, diretores e gerentes comerciais de todo o Brasil.

Visite os sites:

www.ubrafe.com.br

www.vendamais.com.br

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