Falta de confiança

Mesmo as pessoas de maior sucesso não ficam completamente satisfeitas com si mesmas. De fato, a insatisfação pode ser uma força poderosa que nos impulsiona, compelindo-nos a níveis cada vez maiores de conquistas. Mesmo as pessoas de maior sucesso não ficam completamente satisfeitas com si mesmas. De fato, a insatisfação pode ser uma força poderosa que nos impulsiona, compelindo-nos a níveis cada vez maiores de conquistas.

O problema é quando essa insatisfação transforma-se em dúvidas e falta de autoconfiança. Freqüentemente, sentimo-nos frustrados ou desapontados sobre nosso passado, e projetamos esses sentimentos de dúvida sobre nosso futuro.

O futuro, entretanto, ainda não aconteceu. Então não faz sentido ser negativo sobre ele. O futuro está cheio de possibilidades ilimitadas. Você tem controle quase que absoluto sobre seu próprio futuro. Seu futuro não é determinado pelo seu passado. Ele é determinado por você, e pelas ações que você decidir tomar daqui por diante.

Use seus desapontamentos no passado – não como uma desculpa para duvidar de si mesmo – mas como um guia para melhorar seu futuro. Não existem razões para duvidar de si próprio ou de suas habilidades. De fato, o próprio impulso de duvidar de si mesmo é um indicador de que você sabe que pode melhorar. Olhe através da dúvida, enxergue através de falhas ocorridas no passado, e você verá um futuro brilhante.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima