Falta de preparo tem cura: educação!

Invista em sua educação e aprimore sua carreira como vendedor Atualmente, a sociedade tem sido palco de discussões cada vez mais polêmicas sobre a qualidade dos funcionários que atuam nas organizações. De um lado, os profissionais reclamam da falta de oportunidades. De outro, as empresas lamentam a ausência de preparo. Esse fato vem se fortalecendo a cada ano, quando as instituições de ensino despejam no mercado inúmeros jovens formados que necessitam de colocação.

As mudanças sociais exigem constantes adaptações no contexto organizacional e afetam, fundamentalmente, o comportamento e a inserção do ser humano nas organizações e nas relações de trabalho. Vale lembrar dos que não são formados e que também perecem nessa busca.

Trata-se de um ciclo evolutivo. Primeiro, o ser humano atravessou a era agrícola; depois, a era industrial e, há aproximadamente duas décadas, evoluiu para a era tecnológica. Assim, fica evidente que só acompanha essas mudanças quem estiver em evolução contínua. Por isso, a necessidade de melhor preparo dos colaboradores é exponencialmente crescente.

É importante entender que as organizações cobram dos colaboradores, pois o mundo mudou e o paternalismo acabou. Logo, as empresas descartam sem piedade seus funcionários menos rentáveis e, em contrapartida, os melhores são disputados incansavelmente pela concorrência.

Também é fundamental compreender que trabalhar não é algo ruim ? idéia constantemente imposta pela mídia. Trabalhar é algo positivo, bom e contribui para a formação do caráter humano, além de ser uma fonte de satisfação pessoal e auto-realização.

Mas quem é responsável?

Procurar um culpado para o problema em questão é como dar um tiro n?água. Trata-se de um ciclo em que estaremos indefinidamente em busca da resposta.

Hoje, busca-se resgatar os valores humanos para que possam ser exercidos no ambiente organizacional e assim serem convertidos em valores e resultados operacionais. Descobriu-se que ainda é possível acreditar e investir no ser humano, assim como instituir procedimentos, estimular comportamentos, propor mudanças e motivar. Investir em sua própria educação pode ser um bom caminho.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima