Como se organizar novamente e aproveitar o restante do ano?
O que Ă© mais difĂcil: escalar uma montanha ou conseguir aproveitar o Ășltimo semestre do ano para atingir seu planejamento? Para as duas coisas, hĂĄ fĂłrmulas muito parecidas. Para escalar, vocĂȘ precisa conhecer o local, estudar tudo sobre ele: temperatura, quem jĂĄ escalou, como foi, perigos, etc. Para que o seu planejamento em vendas dĂȘ certo, tem de fazer a mesma coisa: planejar quem vai atender, como vai ser, onde pretende chegar e assim por diante.
Waldemar Niclevicz, alpinista profissional, que jĂĄ escalou inclusive as duas maiores montanhas do mundo â Everest e K2 (Montanha da Morte) â, conta que a fase que antecede toda e qualquer expedição Ă© o planejamento. Sem isso, os riscos de dar errado sĂŁo grandes. âPara escalar o K2, foi necessĂĄrio muita pesquisa, fui em busca de todo tipo de informação (fotografias aĂ©reas, cartas topogrĂĄficas, relatos de outras expediçÔes, livros, filmes, etc.). Dessa maneira, fiquei sabendo a grandeza do meu objetivo e de todas as suas complicaçÔes. Pude perceber uma sĂ©rie de problemas que seriam enfrentados e, felizmente, resolver cada um deles antes mesmo de partir para a montanhaâ, explica o alpinista.
O que ele nos ensina Ă© algo simples: nĂŁo hĂĄ como ir a qualquer lugar sem antes tentar obter informaçÔes. O planejamento ajuda vocĂȘ a traçar os passos que pode dar para atingir o resultado que deseja.
RaĂșl Candeloro, em seu livro, Preparação e planejamento, questiona: âOnde vocĂȘ vai estar daqui a um ano? Como vocĂȘ vai chegar lĂĄ? VocĂȘ estabeleceu metas para este ano? Colocou no papel? Se nĂŁo fez isso, provavelmente vocĂȘ vai estar no mesmo lugar ano que vem â sĂł que mais velho! E talvez desejando estar em outro lugarâ.
EntĂŁo, antes que vocĂȘ chegue ao fim do ano achando que perdeu 12 meses, pois deveria ter aproveitado melhor, nĂłs viemos ajudĂĄ-lo a se reestruturar e melhorar o seu planejamento. Vamos analisar o que aconteceu, como poderia ter se organizado melhor e o que poderia ter feito de diferente.
Desculpas e realidades
Conversamos com alguns vendedores para saber o que acontece quando se fala em planejamento em vendas. Alguns apontaram que não conseguem estabelecer objetivos, que vender é obrigação, mas não sabem onde querem chegar por meio dela. Outros explicaram que a falta de um cronograma também é motivo para não atingir os resultados. Hå até vendedor afirmando que não sabe qual é a prioridade para ele.
Essas âdesculpasâ, reunidas, podem transformar qualquer planejamento em fracasso e aĂ, quando chegar o fim do ano, vocĂȘ vai se perguntar: âO que aconteceu com as minhas vendas?â. Antes que isso aconteça, vamos arregaçar as mangas e correr para deixar tudo pronto atĂ© lĂĄ.
Cristina Balan, uma de nossas leitoras, sempre foi considerada uma ótima vendedora. Começou na årea em 1996, na extinta TV Mappin (canal de vendas, como o Shoptime), no sistema receptivo, passando informaçÔes sobre os produtos e fechando pedidos. Depois, trabalhou em vårios sistemas de call center, vendendo seguros, cartÔes de crédito, etc.
Em 2005, entrou em uma empresa para vender cartuchos de impressoras. Apesar de nunca ter visto uma impressora ou um cartucho antes, conseguiu, no primeiro mĂȘs, bater a meta e aumentar mĂȘs a mĂȘs. Desde entĂŁo, trabalha em empresas que tenham esse foco. No inĂcio de 2011, foi para a Reciclass, tambĂ©m desse segmento. O primeiro mĂȘs de vendas ficou bem abaixo do esperado. A recuperação ainda tĂmida sĂł chegou no mĂȘs seguinte, quando atingiu a meta bĂĄsica da empresa. Ainda nĂŁo chegou Ă sua meta pessoal, que Ă© vender o dobro do que a empresa pede. âAcredito que tenha faltado um pouco de organização da minha parte, porque acabei me apegando Ă carteira de clientes que jĂĄ tinha da empresa anterior. Isso de certa forma me desmotiva, nĂŁo tenho Ăąnimo para me organizarâ, conta Cristina.
Mas isso nĂŁo acontece apenas com Cristina. Para entender o que ela e outros vendedores passam, convidamos um dos maiores especialistas em gestĂŁo do tempo e diretor-executivo da TrĂade do Tempo, Christian Barbosa. âEm primeiro lugar, a Cristina nĂŁo pode desanimar, ela tem experiĂȘncia, potencial e conhecimento do mercado para fazer a meta acontecer. Se ela perder a motivação, nĂŁo vai ter como fazer a meta andar. Pelo que contou, a experiĂȘncia de Cristina no segmento Ă© extremamente positiva, mas ao mesmo tempo pode ter criado modelos ou uma zona de conforto que nĂŁo permite a ela pensar fora da caixa e ter novas ideias de prospecção de clientes. Se ela continuar repetindo a atuação que estĂĄ tendo, o resultado serĂĄ similarâ, afirma.
Para colaborar com Cristina e provar que com planejamento se pode chegar muito mais longe, Christian Barbosa deu algumas instruçÔes a ela e a presenteamos com o livro Preparação e planejamento, da Coleção Introdução aos Passos da Venda (Editora Quantum). Até o final do ano, vamos acompanhar se Cristina aproveitou as dicas e vendeu muito mais. A história aparecerå no nosso blog (revistavendamais.wordpress.com)
Além da desorganização, existem outros sintomas que mostram que o seu planejamento não estå indo muito bem:
- Produtividade abaixo do que deveria render.
- DesequilĂbrio entre o atendimento a prospects, clientes e recuperação de ex-clientes.
- Insatisfação dos clientes e prospects com relação ao atendimento prestado pelos vendedores.
- Perda de oportunidades de negĂłcio.
Ainda dĂĄ tempo para aproveitar os Ășltimos seis meses do ano
Reveja o planejamento
AlĂ©m de Cristina, Marcos Azevedo, que trabalha com vendas de calçados hĂĄ sete anos, tambĂ©m jĂĄ passou por situaçÔes complicadas devido ao seu planejamento. Ele lembra que, assim que começou na ĂĄrea, achava que vender era a coisa mais simples do mundo. âAssim que cheguei na empresa, meu gerente entregou uma planilha com nĂșmeros e disse que eu tinha que alcançar aquela meta. NĂŁo importava como, mas o resultado tinha que vir. EntĂŁo, comecei a trabalhar da maneira que achava que era certo. Passaram trĂȘs meses e nĂŁo tinha atingido nem 80% da meta estipulada por ele. Foi aĂ que parei, pensei e peguei aquela planilha novamenteâ, lembra o vendedor.
Ao rever o planejamento, fica mais claro identificar o que ocorreu. Ă preciso fazer a si mesmo perguntas como: âDisso tudo que coloquei no papel, o que deu certo?â, âQuanto eu vendi seguindo esse planejamento?â, âO que, possivelmente, deu errado?â, âComo foram esses primeiros meses?â, âO que posso fazer para melhorar esse cenĂĄrio?â.
De acordo com Christian, dĂĄ para vocĂȘ rever o planejamento e ainda ser criativo, a partir daĂ, fazendo mais algumas perguntas:
- Em que mercados nĂŁo estou atuando e posso atuar?
- Quem pode ser prospectado que estou deixando de lado?
- Existe algum canal de vendas que posso desenvolver?
- Preciso criar novos materiais de suporte a vendas?
- Posso estabelecer alguma parceria?
- Meu discurso de venda estĂĄ passando o valor que meu produto agrega?
Assumindo responsabilidades para nĂŁo perder dinheiro
Depois de rever o planejamento, Ă© hora de assumir um contrato de responsabilidade consigo mesmo. NĂŁo Ă© com seu gerente de vendas, muito menos com o cliente, Ă© com vocĂȘ. Renato Romeo, sĂłcio-fundador da Sale Solution Desenvolvimento de Vendas, reforça que, para o planejamento dar certo, Ă© preciso deixar de lateralizar os problemas. âMuitos vendedores tĂȘm a mania de dizer que os problemas nunca sĂŁo deles. Ou Ă© do marketing, que nĂŁo entregou o material de divulgação, ou porque a empresa estĂĄ com o preço muito alto, ou atĂ© mesmo dos concorrentes, que estĂŁo vendendo muito e nĂŁo hĂĄ como atingir o mesmo patamar. Ă difĂcil dizer: âEu nĂŁo vendo porque nĂŁo tenho a dedicação certaââ, aponta.
Voltando Ă histĂłria de Marcos, ele lembra que, assim que tentou retomar o cronograma, teve que se organizar ainda mais, porque o tempo nĂŁo era mais o mesmo. âEu tive que fazer tudo em dobro. Se antes eu tinha que prospectar cinco vezes por dia, depois que vi que estava perdendo tempo e dinheiro, comecei a prospectar dez vezes. Se antes eu ficava meia hora com cada cliente, tive que tentar diminuir o tempo para atender mais e com o desafio de manter a qualidade no atendimentoâ, conta.
Dentro dessas responsabilidades, ainda hĂĄ o que Romeo chama de locação de tempo e prioridade. Para ele, o vendedor precisa saber claramente o valor que seu tempo tem. âEu passo doze horas do meu tempo trabalhando, mas a minha prioridade Ă© minha famĂlia. VocĂȘ pode passar cinco horas com um determinado cliente, mas tem que lembrar que, para uma meta ser atingida, Ă© necessĂĄrio tambĂ©m passar 15 minutos do seu tempo prospectando, buscando um potencial clienteâ, declara.
Preparação verdadeira
Lembra da histĂłria do alpinista no começo da matĂ©ria? Pois Ă©, baseie-se nela sempre que for pensar em preparação e planejamento. âNĂŁo existe uma cartilha que te ensine a escalar uma montanha como o K2. Preparar-se para tal escalada exige uma vida inteira dedicada ao alpinismo. VocĂȘ sĂł se prepara para escalar escalando muitoâ, afirma Niclevicz.
O mesmo acontece nas vendas. Antes mesmo de vocĂȘ planejar qualquer possĂvel venda, ou atĂ© mesmo planejar como vai ser o ano, Ă© preciso se preparar. âOs grandes vendedores se preparam conhecendo a fundo seus produtos ou serviços (bem como as condiçÔes da concorrĂȘncia e o perfil dos clientes) e planejando qual Ă© a melhor maneira de administrar o tempo e realizar a prĂłxima vendaâ, frisa RaĂșl Candeloro.
NĂŁo dĂĄ para sair por aĂ vendendo sem antes estar pronto para isso. NĂŁo saia planejando vendas sem ao menos preparar a si mesmo, qualificar-se como vendedor, saber atender os clientes, enfim, as regras bĂĄsicas da profissĂŁo. VocĂȘ precisa ser preparado, treinado e Ă© necessĂĄrio que vocĂȘ mesmo tambĂ©m busque isso.
Seja esperto e leia sobre o cliente. Se nĂŁo tiver como, entĂŁo pelo menos tente saber do que ele gosta. Estude a concorrĂȘncia. Leia, saiba quais sĂŁo as tendĂȘncias para o ano, fique de olho no que acontece ao seu redor, faça papel de cliente em outros lugares para saber como eles estĂŁo fazendo. Abra a mente, expanda-se para o mundo.
TendĂȘncias em 2011
A consultora de marketing estratĂ©gico Angelina Stockler alerta sobre as tendĂȘncias para o prĂłximo semestre:
- Compras on-line â HĂĄ uma tendĂȘncia fortĂssima no Brasil de compras on-line. Hoje, o PaĂs Ă© um grande destaque nesse setor. Quem entra na internet? O varejo profissional começou com venda on-line e tambĂ©m acabou fazendo marketing da prĂłpria venda direta ao consumidor, realizando propagandas do prĂłprio ponto de venda. Vale a pena fazer uma promoção, pois o cliente realmente participa.
- NĂŁo mude seu perfil em virtude das classes C e D â Se vocĂȘ atende clientes de classe A e B, nĂŁo precisa mudar tudo sĂł para atender as outras classes. O importante mesmo Ă© que foque o seu pĂșblico-alvo e invista nele. NĂŁo Ă© necessĂĄrio que vocĂȘ mude tudo para atender outros clientes que nĂŁo estĂŁo no seu perfil, sĂł porque estĂĄ na âmodaâ atendĂȘ-los.
- O aumento do IOF (Imposto sobre as OperaçÔes Financeiras) â Pode ser que as vendas nĂŁo caiam tanto assim. A diferença serĂĄ muito mĂnima e quem tem dinheiro e quer comprar vai fazer isso do mesmo jeito, com ou sem aumento de IOF.
Para saber mais
Leia a entrevista completa com Angelina Stockler sobre tendĂȘncias no VM Plus no site VendaMais: www.vendamais.com.br/php/plus
Planejamento, ativar!
Esse Ă© o momento para voltar a escrever no papel o que vocĂȘ vai fazer nestes Ășltimos seis meses. Aqui vocĂȘ vai começar a executar o seu planejamento. Vamos precisar que seja mais rigoroso com o cumprimento das suas responsabilidades para dar conta do recado, o.k.?
- Estabeleça novas metas ou aprimore as antigas â Aqui tem que ser algo objetivo. Quero ganhar mais dinheiro atĂ© tal mĂȘs, ou quero aumentar minhas vendas em 20% atĂ© a prĂłxima semana.
- Seja realista â NĂŁo dĂĄ para colocar metas inimaginĂĄveis! Se vocĂȘ mesmo nĂŁo acredita nelas, nĂŁo saberĂĄ como alcançå-las. Um passo de cada vez.
- Faça um cronograma â Perder-se no tempo Ă© algo muito comum (e vocĂȘ deve saber disso), mas Ă© preciso escrever, colocar num lugar que vocĂȘ possa ser lembrado de que hoje precisarĂĄ responder os e-mails de seus clientes. Escreva todas as tarefas e cumpra o cronograma.
- Lembre-se de que imprevistos acontecem â Se vocĂȘ se organizar, atĂ© os imprevistos ficam mais fĂĄceis de serem resolvidos. Basta parar, rever o que planejou e se reestruturar novamente. Se o cliente disse ânĂŁoâ Ă quela venda que estava quase sendo fechada, quais outros passos vocĂȘ pode dar? Se vocĂȘ ficou doente e nĂŁo conseguiu trabalhar normalmente, o que pode ser feito? Pense em soluçÔes inteligentes para seus imprevistos.
- NĂŁo desperdice tempo â Tempo Ă© dinheiro. Organize-se, mas aproveite o tempo âlivreâ para fuçar a concorrĂȘncia; nĂŁo fique esperando as coisas acontecerem, faça isso por vocĂȘ. Saia de onde estĂĄ e vĂĄ atrĂĄs de novidades. Converse com seus clientes, tente averiguar novas possibilidades de vendas.
Para ser mais produtivo
Se vocĂȘ conseguir fazer o seu dia produtivo, sua semana tambĂ©m serĂĄ, o mĂȘs tambĂ©m e quem sabe no fim do ano vocĂȘ diga: âDeu certo, me preparei, me planejei e vendi maisâ. Para que cada detalhe saia do imaginĂĄrio, Christian Barbosa dĂĄ dicas para vocĂȘ ser mais produtivo:
- Escolha uma agenda â Ă impossĂvel administrar o tempo com base na memĂłria. Por isso, vocĂȘ precisa escolher uma ferramenta que seja um local centralizado para armazenar seus compromissos, tarefas, informaçÔes, metas e projetos. A escolha dessa ferramenta se baseia no estilo pessoal de cada um. NĂŁo existe uma melhor ou pior. A ideal Ă© aquela que vocĂȘ mais se encaixa. Se vocĂȘ for tradicional, as agendas ou planners sĂŁo ideais. Se vocĂȘ for high-tech, existem softwares que sĂŁo especĂficos a esse propĂłsito. Outra alternativa Ă© escolher uma mistura entre o tradicional e o high-tech. Nesse caso, o ideal Ă© utilizar a internet como meio centralizador das informaçÔes e imprimir quando for utilizar sua agenda ou caderno.
- Planeje sua semana para ganhar tempo â No domingo (bem antes da hora de dormir), olhe sua agenda da semana e pense em tudo que precisa fazer. Primeiramente, olhe para seus objetivos, veja que etapas vocĂȘ consegue alocar para fazer na semana. Depois, pense nas suas reuniĂ”es e antecipe possĂveis problemas (se vocĂȘ tem uma apresentação na quarta-feira, providencie uma tarefa na segunda para evitar surpresas). Agora, adicione as atividades cotidianas que deve fazer. Pense na duração de cada atividade e nĂŁo exagere, pois deve sempre sobrar tempo para eventuais urgĂȘncias que possam aparecer. Revise o dia anterior na agenda e verifique o que ficou pendente para ser priorizado hoje, delegado ou agendado para outra data.
- Tarefas grandes ou complexas devem ser reduzidas â Temos tendĂȘncia a nĂŁo fazer coisas com grande duração ou complexidade. Para evitar a procrastinação, divida a tarefa grande em tarefas menores. Evite ultrapassar trĂȘs horas para atividades menores e mantenha essas tarefas bem especĂficas e detalhadas. Se precisar, anote o que deve ser feito como um compromisso na sua agenda, em geral, isso ajuda a ter maior comprometimento. Calcule o tempo de cada tarefa. Isso evita que vocĂȘ trabalhe mais que o previsto. Seja realista com cada tarefa e reserve um tempo para eventuais urgĂȘncias.
- Priorize seu dia â Priorizar suas atividades diariamente ajuda vocĂȘ a manter seu foco diĂĄrio. Por isso, crie uma ordem numĂ©rica do que deve ser feito primeiro. SugestĂŁo: priorize as coisas mais rĂĄpidas e fĂĄceis, depois as urgĂȘncias.
Para saber mais
Livro:
Preparação e planejamento
Autor: RaĂșl Candeloro
Editora: Quantum
Livro:
A trĂade do tempo
Autor: Christian Barbosa
Editora: Campus/Elsevier
Livro:
Mais tempo, mais dinheiro
Autores: Gustavo Carbasi e Christian Barbosa
Editora: Thomas Nelson Brasil
Treinamento
Preparação e planejamento