Reuniões periódicas de feedback para vendedores são não apenas obrigação e dever de um líder de vendas, mas também uma grande ferramenta de melhoria contínua e motivação da equipe comercial.
Uma boa conversa – franca, aberta, objetiva – é MUITO produtiva e faz com que essas reuniões passem a ser altamente motivadoras.
A energia é alta, a criatividade flui, os vendedores sentem-se valorizados.
Uma boa reunião com seu gerente ou diretor pode ser o ponto alto do mês de qualquer vendedor numa empresa – se bem conduzida. Se não, passa a ser apenas um entrave burocrático desmotivador, algo que é visto como pura perda de tempo.
Para evitar que isso aconteça, a VendaMais criou um checklist de feedback para vendedores recomendado para essas horas.
Se você é líder, a ideia é usar essa lista como ‘pauta’, usando a sequência para dar ritmo e foco à conversa.
Se você é liderado, utilize essa sequência para fazer uma apresentação ao seu chefe. Com certeza ele/ela ficará muito impressionado com sua assertividade e profissionalismo.
Feedback para vendedores: checklist prático
- Comemoração: Quais foram 3 vitórias/conquistas pessoais ou profissionais nos últimos 30 dias?
- Dificuldades: Quais foram as 3 maiores dificuldades, pessoais ou profissionais, pelas quais você passou nos últimos 30 dias?
- Prioridades: Quais são as 3 coisas mais importantes sobre as quais precisamos ter 100% de certeza de abordar nesta reunião?
- Projetos: Quais são os projetos/clientes/oportunidades mais importantes nos quais você está trabalhando? Como está o andamento e quais são os resultados?
- Decisões: Quais são as decisões mais importantes que você tomou no mês passado? Quais foram os resultados?
- Revisão de números: % de alcance da meta, mix de produtos/serviços trabalhados, % média de desconto, etc.
- Conclusões: Analisando esses números, quais as principais conclusões?
- Melhoria: O que deve ser feito para manter ou melhorar esses números?
- Ajuda: Quais são as decisões mais importantes que você precisa tomar este mês e como posso ajudá-lo/a a pensar na melhor resposta?
- Pendências: Quais são as decisões que você NÃO tomou e/ou que está demorando para resolver? Alguma pendência?
- Sugestões: O que não está funcionando na nossa empresa e pode ser melhorado?
- Oportunidades: Qual é uma grande oportunidade que você acha que existe na qual ainda não estamos trabalhando?
- Iniciativa: O que podemos fazer para começar a desenvolver essa oportunidade?
- Encerramento/recapitulação:
- Quais são seus principais objetivos para este próximo mês?
- Quais são as coisas mais importantes a fazer para atingir esses objetivos?
- Plano de ação
Veja que conversa produtiva acabamos de ter. Melhor ainda: fica tudo documentado, o que permite facilmente recuperar essas informações no mês seguinte, antes da próxima conversa.
Comece a usar este checklist e veja a produtividade das suas reuniões de vendas disparar.
Raul Candeloro
P.S. Em agosto de 2015, os assinantes da VendaMais receberam uma edição digital da revista 100% dedicada ao tema feedback. São 30 páginas de conteúdo exclusivo. Além da revista, os assinantes terão acesso a um video em que Marcelo Caetano e eu debatemos o assunto por quase 30 minutos. Se você deseja ter acesso, seja nosso assinante. Como dar um feedback de verdadepara seus vendedores
VendaMais Digital – 04 – Como dar feedback de verdade para sua equipe de vendas
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