Feira é lugar de cliente antigo

6 dicas para você usar a feira para fidelizar e gerar mais negócios com quem já é seu cliente 6 dicas para você usar a feira para fidelizar e gerar mais negócios com quem já é seu cliente

Convide o cliente

Algumas feiras também oferecem palestras técnicas e motivacionais. Convide seus clientes-chave para assistirem a uma dessas palestras, seguidas por um almoço ou jantar. Se você convidar clientes de produtos e serviços que se complementam, melhor. Além de ser uma poderosa ferramenta de fidelização, você cria network, uma rede de contatos poderosa entre aqueles clientes. Um acaba aumentando a fidelização dos outros.

Tenha um espaço vip

Da mesma forma que muitos estacionamentos têm vagas reservadas para clientes, se você for montar um estande em uma feira, tenha uma área para atender quem já faz negócios com você. Não precisa ser nada luxuoso, apenas um local que diga: ?Você é tão importante para nós que preparamos esse espaço exclusivo para você?. Como alternativa, você pode ter um horário em que só falará com clientes antigos. Nesse caso, envie convites especiais para eles, estabelecendo o horário.

Use a curiosidade do cliente

Envie a seus clientes-chave uma correspondência ou ligue avisando que gostaria que eles conhecessem, em primeira mão, seu novo serviço ou produto que será lançado na feira. Se você puder fazer com que eles realmente conheçam a novidade, poucos dias antes de ela se tornar pública, ou fizer uma rodinha de sugestões sobre como aprimorar aquele serviço nascente, vai fazer com que eles se sintam especiais e aumentar a fidelização. Para que isso funcione, você deve resistir a qualquer pressão do cliente para que conte, pelo telefone, sobre o que se trata. Faça ele visitá-lo.

Dê informações a ele

Faça um pequeno resumo do que você viu na feira, quais são as tendências que você sentiu para o mercado do seu cliente, uma ou duas sugestões para aumentar as vendas dele, depois junte todas essas informações e envie junto a um convite para que ele faça uma visita a você na próxima feira. Poucas coisas são melhores do que um presente inesperado e útil para manter o seu nome na cabeça dos clientes.

Esteja pronto para resolver problemas

Vez por outra, alguns clientes aproveitarão o fato de poder falar com você para fazerem reclamações sobre uma ou outra questão. Nesse caso, o pior que você pode fazer é dizer: ?Olha, eu ligo para você na segunda-feira?. Use o ambiente da feira para transformar essa insatisfação em satisfação. Ouça o que ele tem a dizer com atenção, discutam alternativas para que esse problema seja resolvido e garanta a ele ali, na hora, uma próxima ação (nem que seja uma visita para inspecionar a questão). Aproveite e envolva o cliente no ambiente de sua empresa, agradeça o empenho dele em melhorar o seu produto ou serviço e diga que ele é o tipo de cliente que você precisa para dar sugestões no novo produto ou serviço que vocês estão lançando. Mostre a ele as novidades, ouça o que ele tem a dizer. Imediatamente, você transforma insatisfação e reclamação em fidelidade.

Promova encontros

O cliente antigo ali, ao vivo, é um testemunhal poderosíssimo para o prospect.

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