Fez tudo certo, mas não vendeu?

Conheça algumas técnicas para fechar vendas com sucesso

Em vendas, pouco importa se você fez tudo certo durante a entrevista, seguiu os métodos passo a passo e foi um bom menino ou uma boa menina. O que determinará o seu futuro na empresa como vendedor serão as vendas fechadas.

Não estou dizendo que você deve trabalhar de qualquer jeito, ignorando as orientações do seu gerente e deixando de lado a ética nas vendas. Não é isso! Só estou dizendo que de nada valerá se você não fechar vendas.

O desafio é fechar muitas vendas sem abrir mão da ética e das coisas corretas. Você deve estar se perguntando: ?Mas como??. Para que o fechamento ocorra, são necessárias duas coisas:

 

  1. 1.    Atitude de fechamento
    É preciso ser firme e forte nos momentos finais da venda. Não tenha medo de se impor, questionar e ?forçar? o fechamento da venda no ato. Os campeões em vendas sabem do que estou dizendo, é preciso dobrar o ferro enquanto ele ainda está vermelho. Se deixar para depois, as chances de vender caem muito. Não tenha vergonha de ser persistente e ?cara de pau?. É melhor ouvir um não que ficar alimentando as esperanças de um falso sim.

 

  1. 2.    Técnicas de fechamento
    Isso não é frescura nem simples teoria ? dou minha palavra ?, pois funcionou comigo e funcionará com você também. Os clientes não são iguais, logo, não pensam igual nem compram da mesma maneira. É preciso ter o domínio das técnicas de vendas para possuir um leque maior de opções a fim de conduzir o raciocínio dos clientes à compra.

 

Vamos às três técnicas de fechamento que, (se)colocadas em prática, trarão resultados imediatos para você.

Técnica 1 ? O uso de depoimentos
O uso de depoimentos e testemunhais no ato da venda é uma das técnicas mais surpreendentes e seu sucesso está comprovado. Para isso, use depoimentos por escrito de clientes que utilizam seus produtos e serviços e estão muito satisfeitos. Dessa forma, reverte-se uma venda do não para o sim. Eles querem ouvir outros clientes que já compraram.

Técnica 2 ? Convencimento (mas com ética)
Esse é um dos mais poderosos fechamentos e funciona muito bem com clientes detalhistas, inseguros e indecisos. Pegue uma folha em branco e divida-a ao meio com um risco. À esquerda, escreva ?vantagens em comprar? e, à direita, escreva ?vantagens em não comprar?. Peça para o cliente escrever, no lado esquerdo, todos os pontos positivos da compra e, no lado direito, todos os pontos negativos. Feito isso, terá no lado esquerdo várias vantagens em comprar e, do outro, apenas uma ou duas vantagens em não comprar. Por uma questão de lógica você conseguirá vender. Faça o teste e veja o resultado!

Técnica 3 ? A palavra mais persuasiva do mundo
Existe uma palavra muito poderosa em vendas que, se usada corretamente, aumentará seus fechamentos. Ela é muito forte e atua diretamente no subconsciente quando a ouvimos. É a palavra ?imaginação?. Quando um vendedor diz a um comprador alguma frase que contenha a palavra ?imagine?, como em um passe de mágica, o cliente começa a visualizar a cena em questão. O que, sem dúvida alguma, ajudará a fechar a venda.

Uma dica importante é você aliar a imaginação ao medo de perder ou prazer de ganhar, fazendo com que ele imagine o que ganhará comprando ou perderá deixando de comprar. Você terá uma força de vendas incrivelmente forte e fechará muito mais vendas que já imaginou. Boas vendas e sucesso!

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima