Fidelização, serviços e varejo

Fidelização, serviços e varejo Grandes números
»23 milhões é o número de chineses solteiros na China à procura de uma noiva. (Fonte: Globo Repórter ? 23/02/07)

»132 bilhões foi o valor das fusões e aquisições no Brasil, sendo que boa parte se refere à compra de empresas brasileiras por estrangeiras.
(Fonte: BandNews FM)

»6 milhões de computadores foram comercializados em 2006, e o Brasil tornou-se o terceiro maior mercado do mundo, atrás apenas de EUA e China.
(Fonte: IDC ? empresa de pesquisas)

Frases
?Se você tem uma maçã e eu tenho uma maçã, e nós trocarmos essas maçãs, então eu e você ainda teremos apenas uma maçã. Mas se eu tenho uma idéia e você tem uma idéia, e nós trocarmos nossas idéias, então cada um de nós terá duas idéias?
George Bernard Shaw

?A decisão que você tomou aos 17 ou 18 anos na hora de escolher uma carreira diz muito sobre quem você é?
Luiz Carlos Cabrera

?O mundo é apenas tagarelice, e nunca vi homem que não dissesse antes mais do que menos do que devia?
Montaigne

Chaveiro móvel
Serviços
Os nova-iorquinos, que correm tanto quanto os paulistanos, já têm um item a menos para se preocupar. Por uma modesta quantia anual, a empresa NewYourKey mantém cópias de chaves guardadas em segurança e pode, em menos de uma hora, de dia ou à noite, entregá-las em caso de necessidade, como perda em festas, prática de esportes, etc.

Para acertar um contrato é fácil. A NewYourKey vai até o cliente com o laboratório de chaves móvel, para confeccionar as chaves. Como medida de segurança, cada cliente é cadastrado só com o primeiro nome, senha, foto e sem endereço. Existem três níveis de serviço disponíveis, e com um custo a partir de 35 dólares por ano é possível atender empresas também.

A empresa foi criada há poucos meses e é mais um exemplo de um negócio que nasceu a partir da necessidade das grandes metrópoles, em que os moradores pagam pela conveniência e praticidade.

Anexo modular
Arquitetura
Na Austrália, a empresa Perrine criou um tipo de anexo modulado feito de concreto polido, alumínio e vidro. O perrinepod é uma unidade independente que pode ser colocada em vários tipos de construções, como se fosse encaixe. No Brasil seria o conhecido ?puxadinho? dos moradores de casas populares. Porém, na Austrália você pode construir o quarto da sogra ou um escritório em menos de um mês. Os perrinepods são vendidos em três diferentes tamanhos: um, dois e três quartos. As unidades são desenhadas e fabricadas na cidade de Perth e os preços variam de 99 mil a 200 mil dólares australianos, estando inclusa a entrega nas áreas metropolitanas.
A filosofia do arquiteto Jean-mic Perrine é que as casas devem ser nada mais nada menos do que os moradores precisam. Após quatro anos pesquisando design, o perrinepod foi lançado recentemente com grande sucesso.

Luxo em cones
Alimentos e bebidas
A primeira vez que falamos sobre pizzas em cone foi na edição de fevereiro de 2006. Depois disso muitas versões surgiram ao redor do mundo. A última descoberta veio da Áustria, onde um dos mais renomados chefs de cozinha criou o restaurante Carpe Diem Finest Fingerfood, oferecendo uma combinação única de boa qualidade de um expert da cozinha quatro estrelas, Jörg Wörther, e a conveniência em comer. São condimentados em servidos alguns sabores especiais, como alcachofra com aspargos em um cone crocante de polenta. Outra fina opção é atum com salada e abacate temperados com gengibre em um cone crocante de abóbora. Esse conceito de bar/restaurante prova que as pizzas em cone evoluíram e estão dominando o mundo.
Visite o site: www.finestfingerfood.com

Clubes de passageiros
Fidelização
A maioria das companhias aéreas utiliza programas de pontuação para estimular a lealdade e gerar rendimentos adicionais. A KLM é a primeira empresa aérea mundial a criar uma comunidade on-line de clientes. A companhia aérea iniciou a condução de passageiros das comunidades que se conectam com pessoas que fazem negócios na China e África: KLM Club China e KLM Club África. O grau de exclusividade é garantido, desde que a participação seja apenas através de convites.

O objetivo é proporcionar contatos que poderão ser feitos na espera do embarque ou no café da manhã da classe executiva. Os membros oferecem ingresso ao network com empreendedores que fazem negócios nos mesmos mercados. Os clubes também oferecem acesso a serviços de informação oferecidos pelos parceiros. Por exemplo: um telefone exclusivo oferece detalhes sobre agências de tradução, hotéis, advogados, locais de conferência, etc. Os clubes China e África organizam eventos de network, e 40% dos membros acessam o site, pelo menos, uma vez ao dia. Desde junho de 2006, conseguiu mais de três mil membros inscritos. Um sucesso que poderá criar novos clubes, como da Rússia, Índia, etc.
Visite os sites: www.clubchina.klm.com e www.klmclubafrica.com

TV local e acessível
Publicidade
Enquanto a internet e a publicidade móvel ganham terreno, a televisão continua sendo uma poderosa ferramenta de marketing, porém inacessível para os pequenos negócios. Mas isso mudou em Los Angeles desde que foi criada a empresa Spot Runner, que oferece a solução para negócios locais anunciarem na televisão de forma rápida, fácil e acessível financeiramente. O processo todo é on-line e automático: o cliente escolhe entre uma variedade de vídeos já prontos, feitos sob medida para o setor de interesse. Depois de selecionar um anúncio, ele é customizado com a voz e texto com a informação desejada, e é colocado para a Spot Runner quanto o anunciante gostaria de gastar no ar e qual o mercado de interesse. Uma campanha completa, incluindo produção e inserção, começa pelo valor de 1,5 mil dólares com várias inserções durante algumas semanas. A qualidade de produção é alta, e o sistema de self-service ajuda a poupar tempo e adequa-se às empresas que não têm orçamento para contratar uma agência e fazer um planejamento de mídia. Podemos compará-lo com o Google Adwords, que tem um sistema parecido de anúncio on-line. A empresa Spot Runner também opera com o sistema de franchising.

Grupo de compras virtual
Varejo
O poder de grupos de compras que negocia melhores preços não é novidade. O que é novo e surpreendente é o fato de os consumidores com gostos semelhantes se encontrarem conectados na internet e influenciarem a escala global. Os grupos on-lines têm como objetivo obridar os fornecedores a melhorarem os descontos. Um exemplo de consumidores se unindo como um grupo de compras é o Tuangou, que reúne pessoas estranhas ao redor de produtos ou serviços específicos. Mercadorias como eletrônicos, móveis e carros são alguns exemplos. Esses consumidores se encontram no mundo real em lojas ou showrooms em data e hora combinadas, mobilizando o fornecedor a oferecer um desconto especial para o grupo. Sites como: TeamBuy, Taobao e Liba possuem milhares de membros registrados e estão fazendo dinheiro com venda de anúncios e comissões dos fornecedores que estão felizes por serem escolhidos entre a concorrência. Então, quem introduzirá esse conceito em São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e outras cidades?
Visite os sites: www.taobao.com/vertical/groupbuy e www.liba.com

Gosto ruim
Muitas idéias em marketing e ações de construção de marca são geniais, mas nunca deveriam ser executadas. São comerciais, anúncios, posicionamentos e produtos que, se vistos isoladamente, são inteligentes e promissores, mas no contexto da marca e do seu público-alvo se transformam em um elemento ofensivo, depressivo ou assustador. É o caso de um posto de gasolina americano que se posicionou como ?terror free? (a tradução livre seria ?com 0% de terrorismo?). Nesse posto, você abastece seu carro só com petróleo produzido por países que não incentivam o terrorismo. Excelente idéia, mas faz você lembrar de algo ameaçador em um momento da sua vida em que você só quer continuar rodando na estrada. Uma boa idéia deve, acima de tudo, produzir uma lembrança positiva da sua marca, pois é esse gosto bom que as pessoas associarão ao seu produto ou serviço. É melhor perder uma boa piada, mas não perder o cliente.

André Brik é designer e publicitário.
Visite o site: www.brik.com.br
E-mail: [email protected]
Tel.: (41) 3339-8639

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