Foco é poder de solução

Para conviver com a escassez de tempo, a solução está no foco. É preciso determinar prioridades e administrá-las. Atualmente, há uma reclamação generalizada: a falta de tempo. Com tantos afazeres, ou melhor, com tantas opções, o tempo parece insuficiente. Nossos antepassados tinham menos opções, menos veículos de comunicação e transportes, de forma que o tempo parecia mais longo.

Há quem diga que o tempo está mais rápido, talvez esteja. Nos relógios atômicos, já se notam pequenas variáveis. Há cientistas que afirmam que, após as explosões das bombas nucleares, ocorreu uma interferência, acelerando o tempo do planeta. São especulações que beiram à ficção científica.

Mas não adianta tentar explicar. Precisamos encontrar meios de conviver com a escassez de tempo, obter resultados e viver melhor. A solução está no foco, no poder do foco. Temos de determinar prioridades e administrá-las. Aprender a dizer não. Escolher constantemente o que é e o que não é prioridade.

Confira algumas dicas para ampliar seu poder de foco:

1. Faça uma lista de todas as atividades que consomem seu tempo no trabalho. Seja claro e objetivo.
2. Aponte três atividades em que você é brilhante em desempenho.
3. Identifique outras três que geram renda para sua empresa.
4. Escolha outras três em que você tenha desempenho medíocre ou não goste de fazer.
5. Faça uma lista de pessoas que poderiam realizar essas tarefas.
6. Com todas as atividades restantes, consumidoras de tempo, delegue ou diga não, pare de fazê-las.
7. Quais benefícios essas atitudes lhe trarão?
8. O que você vai fazer com o tempo disponível?
9. Agora que já simulou tudo no papel, em sua lista, tome a decisão e, principalmente, tome a atitude de mudar. Seja firme e vigilante, pois há risco de recaída.

Livre-se dos assuntos inacabados
-Enumere todos e aponte o grau de importância. Reorganize de forma hierárquica.
-Se puder, transferir os de menor importância é recomendável.
-Verifique que beneficio terá em resolver os realmente importantes.
-Faça um plano de ação resumido e com data limite para concluir cada um. Leia essa lista diariamente e tome as atitudes até concluir tudo dentro do prazo.

Com essas dicas implantadas já ocorrerão grandes mudanças. Nunca esqueça de que foco é poder de solução.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima