Folha de ideias VendaMais

Saiba como utilizar sua folha de ideias VendaMais e a matriz 5W2H

Ao final da sua edição da revista VendaMais, você encontra uma folha de idéias desenvolvida especialmente para nossos assinantes.

Nela, você poderá anotar as idéias que forem surgindo com a leitura das matérias, para serem aplicadas nas áreas: empresa, equipe, clientes e você.

Aproveite essa oportunidade e crie o hábito de fazer anotações nela pois, certamente, poderá ser o pontapé – ou a continuidade – para o seu processo de melhoria contínua.

E, para ajudá-lo ainda mais, a parte de trás da folha de anotações conta com a estrutura de uma matriz 5W2H. Saiba como utilizá-la:

Matriz 5W2H

Se você algum dia já brincou de telefone sem fio, sabe que quanto mais longo o caminho entre a primeira fala e o último ouvido, pior é. A mensagem muda e, muitas vezes, chega completamente deformada ao seu destino. Vejo diretores conversando com os gerentes, gerentes conversando com supervisores e supervisores conversando com vendedores. E o que foi decidido pela diretoria acaba chegando completamente diferente ao pessoal da linha de frente.

A comunicação na empresa não pode ter falhas, nem seus projetos e idéias. Principalmente quando estamos constantemente falando de foco no cliente, de diferenciação, de atributos, de valor agregado.

O método 5W2H é um tipo de checklist utilizado para garantir que a operação seja conduzida sem nenhuma dúvida por parte de ninguém. Os 5W correspondem às seguintes palavras do inglês: What (o que); Who (quem); Where (onde); When (quando) e Why (por que). Os 2H são: How (como) e How Much (quanto custa). Ao definir uma ação que deve ser tomada, você ira desenvolver uma simples tabela colocando nas colunas os 5W2H. Defina:

What – O que será feito (etapas)

Why – Por que será feito (justificativa)

Where – Onde será feito (local)

When – Quando será feito (tempo)

Who – Por quem será feito (responsabilidade)

How – Como será feito (método)

How much – Quanto custará fazer (custo)

Veja que esse método cobre de uma maneira ampla como tudo ocorrerá com a ação, eliminando todas as dúvidas que possam surgir. Aqui está um exemplo da aplicação desse método:

José é um gerente de vendas e quer implementar uma nova campanha de televendas para a Páscoa. Ele definiu algumas regras que devem ser respeitadas e estabeleceu, junto a sua equipe, metas e premiações. Para que não ficasse nenhuma dúvida entre a equipe e entre os diretores da empresa, José fez a seguinte matriz 5W2H:

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima