Para garantir o resultado de uma campanha de marketing digital, não basta gerar leads. à preciso organizar, mensurar e converter os interessados por informações dos seus produtos e serviços efetivamente em compradores da sua empresa. Com este objetivo, a Followize desenvolveu um software capaz de analisar leads para entender novas demandas. Trata-se de uma ferramenta capaz de organizar os dados desde o primeiro contato do interessado com a marca até a decisão de compra.
Para entender como funciona a ferramenta, Raul Candeloro conversou com Anderson Gil, diretor de Negócios e Marketing da Followize.
PublicitÔrio e pós-graduado em Marketing Digital, Anderson Gil é cofundador e diretor de Marketing e Negócios na empresa Followize. Com mais de 11 anos de experiência na Ôrea, atuou também como Diretor e Gerente de Planejamento em agências da capital e interior do estado de São Paulo. à também professor do módulo Métricas Aplicadas a Negócios no curso de pós-graduação da Faculdade Impacta de Tecnologia. Confira como ampliar os resultados de suas campanhas de marketing digital:
O que vocĆŖs oferecem exatamente na Followize? Como funciona?
O Followize é um software de gestão de leads online. Ele foi desenvolvido para apoiar empresas que recebem leads (contatos) através da internet e tem dificuldade em gerenciar as novas demandas desde o primeiro contato até a decisão de compra.
O sistema pode ser integrado ao(s) formulÔrio(s) do site e/ou landing page e cada contato que a empresa recebe pela internet de uma pessoa interessada em seus produtos ou serviços, entra automaticamente no Followize. Assim, pode ser acompanhado passo a passo, desde a entrada, distribuição para a equipe comercial, atividades de vendas e o resultado final.
AlƩm desse acompanhamento, o Followize possibilita uma anƔlise completa do desempenho da equipe de vendas e aƧƵes de marketing digital, oferecendo os dados necessƔrios para a tomada de decisƵes que podem melhorar, e muito, os resultados da empresa.
Como a Followize pode ajudar uma empresa a vender mais e melhor? Ou a controlar melhor seus custos de vendas?
Com o software Followize, a empresa padroniza os processos de atendimento, distribui automaticamente as intenƧƵes de compra para a equipe de vendas, reduz o tempo de resposta e amplia o controle sobre as informaƧƵes, replicando boas prƔticas comerciais e otimizando os investimentos em marketing digital.
Você poderia nos dar um exemplo prÔtico?
Imagine que uma empresa do setor automotivo iniciou um trabalho na internet para gerar leads (intenƧƵes de compra). Ela criou um site e investiu em mĆdias online, como por exemplo Google AdWords. As pessoas impactadas pelas campanhas foram direcionadas para o site. Caso a pessoa preencha o formulĆ”rio demonstrando interesse no produto ou serviƧo, ela serĆ” direcionada automaticamente para a equipe comercial no formato de rodĆzio.
Após receber este lead, o responsĆ”vel pela negociação ā que pode ser um gerente de vendas ā registrarĆ” todas as atividades comerciais no Followize, atĆ© a conclusĆ£o do processo (venda realizada ou nĆ£o). O software possui uma agenda com alertas onde Ć© possĆvel criar tarefas (Retornar, ReuniĆ£o, Visita, etc.).
Com todo o processo sendo gerenciado através do Followize, os gestores terão visão detalhada do resultado das ações de marketing digital (leads x vendas) e desempenho da equipe de vendas.
Que tipo de empresa pode se beneficiar deste tipo de serviƧo?
Todas as empresas que atuam gerando demanda para a equipe comercial por meio da internet terão ganho em vendas implementando o Followize. Nossa carteira de clientes é formada em sua maioria por empresas do setor automotivo e em menor quantidade educacional, seguradoras, serviços e imobiliÔrio.
Da mesma forma, que tipo de situação a Followize NĆO se propƵe a resolver?
Quando a empresa estÔ em busca de um CRM completo ou então possui um e-commerce. Nesses dois casos, não atendemos este tipo de demanda.
Quais sĆ£o os erros mais comuns que vocĆŖ vĆŖ as empresas cometendo em relação a este assunto especĆfico ou nesta Ć”rea em que a Followize se propƵe a ajudar?
Primeiro em relação ao tempo de atendimento. No ambiente digital o tempo de resposta é fator crucial na conversão de um lead em venda. Segundo: condução da negociação pelo processo de venda, onde raramente se faz follow-up. E por fim na mensuração e tomada de decisões em tempo real.
Dessa lista de erros, qual vocĆŖ considera o mais grave? Por quĆŖ?
Definitivamente o tempo de atendimento. Em um cenÔrio onde as pessoas estão cada vez mais sem tempo e com mais acesso a informações, o fator tempo aliado a um bom atendimento é uma vantagem competitiva. Este é um fator relevante no momento da decisão de compra.
Exemplo: imagine uma pessoa interessada em um veĆculo zero quilĆ“metros. Ao gerar um lead, em sua grande maioria ela jĆ” pesquisou detalhes de todos os modelos de interesse. Ela vai solicitar contato de no mĆnimo 3 concessionĆ”rias diferentes. Da mesma forma isso impacta nos demais segmentos.
Uma empresa que estÔ preocupada em implantar melhorias em relação a este assunto deve começar por onde? De maneira sucinta e objetiva, quais as principais recomendações?
Fazer um benchmarking em empresas que jƔ atuam neste formato. Ou seja, uma anƔlise detalhada dos concorrentes, um planejamento para atuar no ambiente digital e estruturar e treinar a equipe para a demanda que serƔ gerada.
Qual seu diferencial em relação a outros possĆveis concorrentes?
Acredito que nosso diferencial se dÔ pela rÔpida implementação, custo e o suporte. Diferentemente de outros softwares, atuamos com gerentes de conta com conhecimento em marketing digital e nos setores de atuação dos clientes.
Com tanta experiĆŖncia na Ć”rea, quais dicas ou informaƧƵes vocĆŖ vĆŖ sendo dadas pela mĆdia sobre esse assunto com as quais claramente nĆ£o concorda?
Algo que me incomoda Ć© o fato de falarem que quanto mais leads, melhor. Se vocĆŖ nĆ£o tem o mĆnimo de controle e preocupação com estes contatos, eles podem ser mil, mas nĆ£o trarĆ£o nenhuma conversĆ£o de fato, ou seja, nĆ£o irĆ” trazer vendas. O nosso sistema Ć© pautado na tecnologia e possibilita uma grande organização para fazer o relacionamento necessĆ”rio entre consumidor e marca. Mas Ć© importante lembrar que antes de nĆŗmeros, leads sĆ£o pessoas e estĆ£o de fato querendo comprar. Ć o ācomoā que mais importa, e nĆ£o só o āquantoā.
Algum último comentÔrio que queira fazer para os leitores da VendaMais?
No marketing digital Ć© possĆvel mensurar tudo, todos os investimentos e todos os retornos provenientes. Com o Followize nĆ£o Ć© diferente: para quem gerencia e Ć© dono de empresa, Ć© fundamental ter parĆ¢metros precisos de resultados, vendas, faturamentos consolidados e principalmente valores que ainda vĆ£o entrar. Por isso, desenvolvemos todo o sistema para que ele seja fĆ”cil de usar e que apareƧam os dados em tempo real, apenas usando a internet. Em breve iremos lanƧar o app que pode ser instalado em celulares e tablets. Assim ficarĆ” ainda mais fĆ”cil monitorar todas as operaƧƵes de uma empresa.
Para saber mais
Acesse o site: www.followize.com.br
Contate por e-mail: [email protected]