Followize: software organiza leads para melhorar a produtividade de campanhas de marketing digitalĀ 

Followize: como ampliar a conversĆ£o de leads em vendas

Para garantir o resultado de uma campanha de marketing digital, nĆ£o basta gerar leads. Ɖ preciso organizar, mensurar e converter os interessados por informaƧƵes dos seus produtos e serviƧos efetivamente em compradores da sua empresa. Com este objetivo, a Followize desenvolveu um software capaz de analisar leads para entenderĀ novas demandas. Trata-se de uma ferramenta capaz de organizar os dados desde o primeiro contato do interessado com a marca atĆ© a decisĆ£o de compra.

Para entender como funciona a ferramenta, Raul Candeloro conversou com Anderson Gil, diretor de NegĆ³cios e Marketing da Followize.

PublicitĆ”rio e pĆ³s-graduado em Marketing Digital, Anderson Gil Ć© cofundador e diretor de Marketing e NegĆ³cios na empresa Followize. Com mais de 11 anos de experiĆŖncia na Ć”rea, atuou tambĆ©m como Diretor e Gerente de Planejamento em agĆŖncias da capital e interior do estado de SĆ£o Paulo. Ɖ tambĆ©m professor do mĆ³dulo MĆ©tricas Aplicadas a NegĆ³cios no curso de pĆ³s-graduaĆ§Ć£o da Faculdade Impacta de Tecnologia. Confira como ampliar os resultados de suas campanhas de marketing digital:

O que vocĆŖs oferecem exatamente na Followize? Como funciona?

O Followize Ć© um software de gestĆ£o de leads online. Ele foi desenvolvido para apoiar empresas que recebem leads (contatos) atravĆ©s da internet e tem dificuldade em gerenciar as novas demandas desde o primeiro contato atĆ© a decisĆ£o de compra.

O sistema pode ser integrado ao(s) formulĆ”rio(s) do site e/ou landing page e cada contato que a empresa recebe pela internet de uma pessoa interessada em seus produtos ou serviƧos, entra automaticamente no Followize. Assim, pode ser acompanhado passo a passo, desde a entrada, distribuiĆ§Ć£o para a equipe comercial, atividades de vendas e o resultado final.

AlƩm desse acompanhamento, o Followize possibilita uma anƔlise completa do desempenho da equipe de vendas e aƧƵes de marketing digital, oferecendo os dados necessƔrios para a tomada de decisƵes que podem melhorar, e muito, os resultados da empresa.

Como a Followize pode ajudar uma empresa a vender mais e melhor? Ou a controlar melhor seus custos de vendas?

Com o software Followize, a empresa padroniza os processos de atendimento, distribui automaticamente as intenƧƵes de compra para a equipe de vendas, reduz o tempo de resposta e amplia o controle sobre as informaƧƵes, replicando boas prƔticas comerciais e otimizando os investimentos em marketing digital.

VocĆŖ poderia nos dar um exemplo prĆ”tico?

Imagine que uma empresa do setor automotivo iniciou um trabalho na internet para gerar leads (intenƧƵes de compra). Ela criou um site e investiu em mƭdias online, como por exemplo Google AdWords. As pessoas impactadas pelas campanhas foram direcionadas para o site. Caso a pessoa preencha o formulƔrio demonstrando interesse no produto ou serviƧo, ela serƔ direcionada automaticamente para a equipe comercial no formato de rodƭzio.

ApĆ³s receber este lead, o responsĆ”vel pela negociaĆ§Ć£o ā€“ que pode ser um gerente de vendas ā€“ registrarĆ” todas as atividades comerciais no Followize, atĆ© a conclusĆ£o do processo (venda realizada ou nĆ£o). O software possui uma agenda com alertas onde Ć© possĆ­vel criar tarefas (Retornar, ReuniĆ£o, Visita, etc.).

Com todo o processo sendo gerenciado atravĆ©s do Followize, os gestores terĆ£o visĆ£o detalhada do resultado das aƧƵes de marketing digital (leads x vendas) e desempenho da equipe de vendas.

Que tipo de empresa pode se beneficiar deste tipo de serviƧo?

Todas as empresas que atuam gerando demanda para a equipe comercial por meio da internet terĆ£o ganho em vendas implementando o Followize. Nossa carteira de clientes Ć© formada em sua maioria por empresas do setor automotivo e em menor quantidade educacional, seguradoras, serviƧos e imobiliĆ”rio.

Da mesma forma, que tipo de situaĆ§Ć£o a Followize NƃO se propƵe a resolver?

Quando a empresa estĆ” em busca de um CRM completo ou entĆ£o possui um e-commerce. Nesses dois casos, nĆ£o atendemos este tipo de demanda.

Quais sĆ£o os erros mais comuns que vocĆŖ vĆŖ as empresas cometendo em relaĆ§Ć£o a este assunto especĆ­fico ou nesta Ć”rea em que a Followize se propƵe a ajudar?

Primeiro em relaĆ§Ć£o ao tempo de atendimento. No ambiente digital o tempo de resposta Ć© fator crucial na conversĆ£o de um lead em venda. Segundo: conduĆ§Ć£o da negociaĆ§Ć£o pelo processo de venda, onde raramente se faz follow-up. E por fim na mensuraĆ§Ć£o e tomada de decisƵes em tempo real.

Dessa lista de erros, qual vocĆŖ considera o mais grave? Por quĆŖ?

Definitivamente o tempo de atendimento. Em um cenĆ”rio onde as pessoas estĆ£o cada vez mais sem tempo e com mais acesso a informaƧƵes, o fator tempo aliado a um bom atendimento Ć© uma vantagem competitiva. Este Ć© um fator relevante no momento da decisĆ£o de compra.

Exemplo: imagine uma pessoa interessada em um veƭculo zero quilƓmetros. Ao gerar um lead, em sua grande maioria ela jƔ pesquisou detalhes de todos os modelos de interesse. Ela vai solicitar contato de no mƭnimo 3 concessionƔrias diferentes. Da mesma forma isso impacta nos demais segmentos.

Uma empresa que estĆ” preocupada em implantar melhorias em relaĆ§Ć£o a este assunto deve comeƧar por onde? De maneira sucinta e objetiva, quais as principais recomendaƧƵes?

Fazer um benchmarking em empresas que jƔ atuam neste formato. Ou seja, uma anƔlise detalhada dos concorrentes, um planejamento para atuar no ambiente digital e estruturar e treinar a equipe para a demanda que serƔ gerada.

Qual seu diferencial em relaĆ§Ć£o a outros possĆ­veis concorrentes?

Acredito que nosso diferencial se dĆ” pela rĆ”pida implementaĆ§Ć£o, custo e o suporte. Diferentemente de outros softwares, atuamos com gerentes de conta com conhecimento em marketing digital e nos setores de atuaĆ§Ć£o dos clientes.

Com tanta experiĆŖncia na Ć”rea, quais dicas ou informaƧƵes vocĆŖ vĆŖ sendo dadas pela mĆ­dia sobre esse assunto com as quais claramente nĆ£o concorda?

Algo que me incomoda Ć© o fato de falarem que quanto mais leads, melhor. Se vocĆŖ nĆ£o tem o mĆ­nimo de controle e preocupaĆ§Ć£o com estes contatos, eles podem ser mil, mas nĆ£o trarĆ£o nenhuma conversĆ£o de fato, ou seja, nĆ£o irĆ” trazer vendas. O nosso sistema Ć© pautado na tecnologia e possibilita uma grande organizaĆ§Ć£o para fazer o relacionamento necessĆ”rio entre consumidor e marca. Mas Ć© importante lembrar que antes de nĆŗmeros, leads sĆ£o pessoas e estĆ£o de fato querendo comprar. Ɖ o ā€œcomoā€ que mais importa, e nĆ£o sĆ³ o ā€œquantoā€.

Algum Ćŗltimo comentĆ”rio que queira fazer para os leitores da VendaMais?

No marketing digital Ć© possĆ­vel mensurar tudo, todos os investimentos e todos os retornos provenientes. Com o Followize nĆ£o Ć© diferente: para quem gerencia e Ć© dono de empresa, Ć© fundamental ter parĆ¢metros precisos de resultados, vendas, faturamentos consolidados e principalmente valores que ainda vĆ£o entrar. Por isso, desenvolvemos todo o sistema para que ele seja fĆ”cil de usar e que apareƧam os dados em tempo real, apenas usando a internet. Em breve iremos lanƧar o app que pode ser instalado em celulares e tablets. Assim ficarĆ” ainda mais fĆ”cil monitorar todas as operaƧƵes de uma empresa.

Para saber mais

Acesse o site: www.followize.com.br

Contate por e-mail: [email protected]

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