Followize: software organiza leads para melhorar a produtividade de campanhas de marketing digitalĀ 

Followize: como ampliar a conversão de leads em vendas

Para garantir o resultado de uma campanha de marketing digital, nĆ£o basta gerar leads. Ɖ preciso organizar, mensurar e converter os interessados por informaƧƵes dos seus produtos e serviƧos efetivamente em compradores da sua empresa. Com este objetivo, a Followize desenvolveu um software capaz de analisar leads para entenderĀ novas demandas. Trata-se de uma ferramenta capaz de organizar os dados desde o primeiro contato do interessado com a marca atĆ© a decisĆ£o de compra.

Para entender como funciona a ferramenta, Raul Candeloro conversou com Anderson Gil, diretor de Negócios e Marketing da Followize.

PublicitĆ”rio e pós-graduado em Marketing Digital, Anderson Gil Ć© cofundador e diretor de Marketing e Negócios na empresa Followize. Com mais de 11 anos de experiĆŖncia na Ć”rea, atuou tambĆ©m como Diretor e Gerente de Planejamento em agĆŖncias da capital e interior do estado de SĆ£o Paulo. Ɖ tambĆ©m professor do módulo MĆ©tricas Aplicadas a Negócios no curso de pós-graduação da Faculdade Impacta de Tecnologia. Confira como ampliar os resultados de suas campanhas de marketing digital:

O que vocĆŖs oferecem exatamente na Followize? Como funciona?

O Followize é um software de gestão de leads online. Ele foi desenvolvido para apoiar empresas que recebem leads (contatos) através da internet e tem dificuldade em gerenciar as novas demandas desde o primeiro contato até a decisão de compra.

O sistema pode ser integrado ao(s) formulÔrio(s) do site e/ou landing page e cada contato que a empresa recebe pela internet de uma pessoa interessada em seus produtos ou serviços, entra automaticamente no Followize. Assim, pode ser acompanhado passo a passo, desde a entrada, distribuição para a equipe comercial, atividades de vendas e o resultado final.

AlƩm desse acompanhamento, o Followize possibilita uma anƔlise completa do desempenho da equipe de vendas e aƧƵes de marketing digital, oferecendo os dados necessƔrios para a tomada de decisƵes que podem melhorar, e muito, os resultados da empresa.

Como a Followize pode ajudar uma empresa a vender mais e melhor? Ou a controlar melhor seus custos de vendas?

Com o software Followize, a empresa padroniza os processos de atendimento, distribui automaticamente as intenƧƵes de compra para a equipe de vendas, reduz o tempo de resposta e amplia o controle sobre as informaƧƵes, replicando boas prƔticas comerciais e otimizando os investimentos em marketing digital.

Você poderia nos dar um exemplo prÔtico?

Imagine que uma empresa do setor automotivo iniciou um trabalho na internet para gerar leads (intenƧƵes de compra). Ela criou um site e investiu em mƭdias online, como por exemplo Google AdWords. As pessoas impactadas pelas campanhas foram direcionadas para o site. Caso a pessoa preencha o formulƔrio demonstrando interesse no produto ou serviƧo, ela serƔ direcionada automaticamente para a equipe comercial no formato de rodƭzio.

Após receber este lead, o responsĆ”vel pela negociação – que pode ser um gerente de vendas – registrarĆ” todas as atividades comerciais no Followize, atĆ© a conclusĆ£o do processo (venda realizada ou nĆ£o). O software possui uma agenda com alertas onde Ć© possĆ­vel criar tarefas (Retornar, ReuniĆ£o, Visita, etc.).

Com todo o processo sendo gerenciado através do Followize, os gestores terão visão detalhada do resultado das ações de marketing digital (leads x vendas) e desempenho da equipe de vendas.

Que tipo de empresa pode se beneficiar deste tipo de serviƧo?

Todas as empresas que atuam gerando demanda para a equipe comercial por meio da internet terão ganho em vendas implementando o Followize. Nossa carteira de clientes é formada em sua maioria por empresas do setor automotivo e em menor quantidade educacional, seguradoras, serviços e imobiliÔrio.

Da mesma forma, que tipo de situação a Followize NÃO se propõe a resolver?

Quando a empresa estÔ em busca de um CRM completo ou então possui um e-commerce. Nesses dois casos, não atendemos este tipo de demanda.

Quais são os erros mais comuns que você vê as empresas cometendo em relação a este assunto específico ou nesta Ôrea em que a Followize se propõe a ajudar?

Primeiro em relação ao tempo de atendimento. No ambiente digital o tempo de resposta é fator crucial na conversão de um lead em venda. Segundo: condução da negociação pelo processo de venda, onde raramente se faz follow-up. E por fim na mensuração e tomada de decisões em tempo real.

Dessa lista de erros, qual vocĆŖ considera o mais grave? Por quĆŖ?

Definitivamente o tempo de atendimento. Em um cenÔrio onde as pessoas estão cada vez mais sem tempo e com mais acesso a informações, o fator tempo aliado a um bom atendimento é uma vantagem competitiva. Este é um fator relevante no momento da decisão de compra.

Exemplo: imagine uma pessoa interessada em um veƭculo zero quilƓmetros. Ao gerar um lead, em sua grande maioria ela jƔ pesquisou detalhes de todos os modelos de interesse. Ela vai solicitar contato de no mƭnimo 3 concessionƔrias diferentes. Da mesma forma isso impacta nos demais segmentos.

Uma empresa que estÔ preocupada em implantar melhorias em relação a este assunto deve começar por onde? De maneira sucinta e objetiva, quais as principais recomendações?

Fazer um benchmarking em empresas que jƔ atuam neste formato. Ou seja, uma anƔlise detalhada dos concorrentes, um planejamento para atuar no ambiente digital e estruturar e treinar a equipe para a demanda que serƔ gerada.

Qual seu diferencial em relação a outros possíveis concorrentes?

Acredito que nosso diferencial se dÔ pela rÔpida implementação, custo e o suporte. Diferentemente de outros softwares, atuamos com gerentes de conta com conhecimento em marketing digital e nos setores de atuação dos clientes.

Com tanta experiência na Ôrea, quais dicas ou informações você vê sendo dadas pela mídia sobre esse assunto com as quais claramente não concorda?

Algo que me incomoda Ć© o fato de falarem que quanto mais leads, melhor. Se vocĆŖ nĆ£o tem o mĆ­nimo de controle e preocupação com estes contatos, eles podem ser mil, mas nĆ£o trarĆ£o nenhuma conversĆ£o de fato, ou seja, nĆ£o irĆ” trazer vendas. O nosso sistema Ć© pautado na tecnologia e possibilita uma grande organização para fazer o relacionamento necessĆ”rio entre consumidor e marca. Mas Ć© importante lembrar que antes de nĆŗmeros, leads sĆ£o pessoas e estĆ£o de fato querendo comprar. Ɖ o ā€œcomoā€ que mais importa, e nĆ£o só o ā€œquantoā€.

Algum último comentÔrio que queira fazer para os leitores da VendaMais?

No marketing digital é possível mensurar tudo, todos os investimentos e todos os retornos provenientes. Com o Followize não é diferente: para quem gerencia e é dono de empresa, é fundamental ter parâmetros precisos de resultados, vendas, faturamentos consolidados e principalmente valores que ainda vão entrar. Por isso, desenvolvemos todo o sistema para que ele seja fÔcil de usar e que apareçam os dados em tempo real, apenas usando a internet. Em breve iremos lançar o app que pode ser instalado em celulares e tablets. Assim ficarÔ ainda mais fÔcil monitorar todas as operações de uma empresa.

Para saber mais

Acesse o site: www.followize.com.br

Contate por e-mail: [email protected]

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