Formação de executivos

Quanto mais progredimos em uma organização mais ela exige habilidades de relacionamento e menos habilidades técnicas O nome executivo foi dado aos trabalhadores que tomam decisões, lideram, gerenciam e, portanto, assumem a responsabilidade pela obtenção de resultados. Um executivo precisa entender muito bem o seu negócio, ter grandes conhecimentos de gestão e administração e capacidade de influenciar e controlar pessoas. Uma empresa nada mais é do que um grupo de pessoas que buscam atingir objetivos empresariais e pessoais.

Já foi o tempo em que as pessoas buscavam um emprego qualquer e deixavam sua evolução profissional a cargo da empresa. Era a empresa que decidia os rumos da carreira de cada funcionário. Ainda hoje não é fácil encontrar emprego, pois a concorrência está mais acirrada, mas o perfil do profissional mudou bastante: uma grande parte tem curso superior e muitos têm cursos de pós-graduação. Outro fator a ser considerado é que a base do sucesso das empresas, gradativamente, está saindo do capital e dos equipamentos e indo para o conhecimento humano. Muitos economistas já consideram o conhecimento como o quarto fator de produção. Em função disso, é imprescindível que cada pessoa planeje sua carreira e assuma o controle da sua ascensão profissional.

Obviamente, não é fácil colocar isso em prática. Quanto mais progredimos em uma organização mais ela exige habilidades de relacionamento e menos habilidades técnicas. Para alcançar um alto posto de trabalho dentro de uma organização, precisamos, inicialmente, ter conhecimentos e habilidades técnicas inerentes às funções que exercemos, ao mesmo tempo em que temos de desenvolver habilidades de relacionamento para comandar equipes de funcionários.

Dois fatores são fundamentais em uma equipe: conhecimento técnico e motivação para atingir objetivos. Um líder deve desenvolver essas duas características em sua equipe. Alguns profissionais consideram, também, que a intuição deve ser levada em conta. Se a intuição for entendida como fruto da experiência de uma pessoa, isso pode ser aceito. Se não, ela será algo inesperado. Será que devemos confiar sempre na sorte? Uma empresa deve ser gerida dentro de padrões aceitáveis de gestão e administração. Se a intuição tiver como base esses padrões, ajuda; caso contrário, prejudica.

Na sua formação, um executivo deve aprender a tomar decisões e arcar com a responsabilidade inerente ao seu cargo. Deve mais acertar do que errar e assumir como seus os objetivos da empresa. A companhia pode ajudar bastante: incentivando o desenvolvimento desse funcionário, por meio de treinamentos, do acompanhamento das suas atividades, do estabelecimento de um plano de carreira, de um plano de remuneração que valorize a iniciativa e da consecução de objetivos e metas.

Tudo ficará mais fácil se a pessoa fizer algo de que gosta. Não adianta ter um emprego em que somente o salário é a motivação. A partir daí, deve-se desenvolver e aprimorar o conhecimento técnico e as habilidades de relacionamento. Isso pode ser feito tanto pelas experiências diárias na empresa como por participação em cursos de especialização e de desenvolvimento profissional. Algumas empresas patrocinam e encorajam esse desenvolvimento, mas a iniciativa e o interesse dos executivos será imprescindível para a ascensão profissional em um ambiente altamente competitivo.

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