A época dos grandes inventores individuais já passou… Hoje o sucesso está nos eventos cooperativos. A nova liderança tem foco nos resultados e não nas atividades. A época dos grandes inventores individuais já passou… Hoje o sucesso está nos eventos cooperativos. A nova liderança tem foco nos resultados e não nas atividades. É baseada nos clientes com maior valor e potencial.Tudo começa na educação e na renda per capita. A hora é já, chega de discursos progressistas para fora e “encolher” para dentro. Chega de “salvadores da pátria”, heróis, que tiveram muito tempo e espaço (e fracassaram…), mas não deram respostas nem rumos, acostumados a agirem em um ambiente de poder pelo poder, são eles:
- Diretores e executivos, familiares ou profissionais que não fizeram “banco de reservas”, nem o TBCC ? tira a b… da cadeira e circula no campo…
- Gerentes com medo de sombra, centralizadores que não delegam nada;
- A falta de investimento em gente, com temor de perder para a concorrência;
- Vôos cegos com base nos mercados (meras estatísticas) e esquecimento dos clientes (ativos, receptivos, novos e recuperados)
- Os que evitam as pesquisas de satisfação, identificando oportunidades pontuais (posso lhe ajudar?…);
- Os que não decidem o que querem, se é: só vender, atender, conquistar, fidelizar, encantar ou surpreender;
- Os que ainda estão com a tecnologia “a lenha”, esquecendo o e-business (1X1 ? B2B ? Internet – redes);
- Os que ouvem as “frentes frias”: “Não vai dar certo”… “Já fizemos antes”…, “não têm verba”…;
- Os modelos de líderes com poder e nenhuma liderança e / ou planejamento;
- Os falsos “achismos”, “modismos”, “tendências”, “rumores”, “fator cagaço”…;
- Os que têm um bando de dados (e não um banco…), não personalizam, não diferenciam, segmentam ou identificam seu foco para vender mais e atender melhor;
- Chamam e contratam “gurus” para dizerem aos seus colaboradores o que eles mesmos não conseguem e depois ficam “com medo” do que foi dito…
Para a nova liderança, sempre cabe uma reflexão sem dor: Você está com o “farol” dos seus negócios nos meios (atividades) ou nos fins (resultados) ? Se você ainda não se ligou, a mudança já chegou e pode ser feita por etapas: aperte o “play”. Ser feliz é o sucesso, ponto chave para prosperar com vitórias e ao contrário das derrotas, siga em frente:
- Troque aqueles que estão com o prazo de validade vencido…
- Defina: o que você quer, o que eles querem… Ponha pilha, incendeie!
- Escolha as equipes, os líderes, treine as chefias e colaboradores…
- Chega de imitações, não vale a pena ver de novo o mesmo filme
- Comunique de forma clara e precisa, lembre-se imagem e marca ficam!
- Use a visão, a missão, o compromisso, as metas e os objetivos “e cobre”
- Contrate os melhores, invista nos que você tem. Pague bem, incentive!
- Circule no campo, ouça a voz dos clientes externos, eles falam! Pesquise
- Reveja estratégias, olhe para frente, para os resultados, concorrentes
- Cuidado com a “ambição”: um caminho mais longo às vezes é o melhor
- Invista no seu próprio modelo de gestão de acordo com a estratégia e risco
- Ouse, abuse da criatividade, seja “diferente”. Inove e crie oportunidades
Michel Porter, grande “guru” da competição empresarial diz que o momento é de construção de estratégias vencedoras por meio de novos produtos e serviços para maior assertividade. O Brasil diz ele, “é um país que compete em termos de baixo custo com baixos salários e moeda fraca. Portanto precisa mudar o nível, já que as empresas brasileiras não gostam de inovar, para alcançar um posto mais alto na economia mundial e um posicionamento competitivo”.
Finalmente, alguns líderes já “nascem” prontos, mas a grande maioria aprende no dia a dia… E se você está neste processo de aprendizado e encarreiramento ou buscando uma recolocação no mercado de trabalho, aproveite as dicas e procure ser realmente uma nova liderança, nestes novos tempos, de um novo mundo globalizado! Lembre-se: o líder não impõe, conquista!