Franquia, um mar de oportunidades

Franquias: um mar de oportunidades Por Fábio Fiorini

Pergunte a qualquer pessoa qual é o seu sonho na carreira profissional e, invariavelmente, obterá respostas como realização, reconhecimento e sucesso.

O segmento de franquias é um fenômeno de crescimento no Brasil e reserva oportunidades para a tão sonhada realização profissional. Falo isso porque, depois de passar por multinacionais do segmento de serviços, indústrias de consumo de massa, foi no segmento de franquias que encontrei a realização profissional.

O mundo das franquias reserva ótimas oportunidades para todo o tipo de perfil de profissional, especialmente para os empreendedores e vendedores, e você pode ser um deles.

Vamos olhar para estes três perfis, pois tenho certeza de que você se encaixa em algum deles:

1. Se você já tem uma empresa e gostaria de crescer
Nesse caso, o segmento de franquias é uma excelente oportunidade. Ao franquear um negócio, o empreendedor replica o modelo inicial através de franqueados que compram o direito de explorar a marca e seus produtos em outras regiões, mantendo o padrão e as regras que o franqueador estabelece.

A vantagem desse modelo é que o crescimento se torna mais rápido, pois o uso de franqueados possibilita a implantação do negócio em diversas regiões, nacionais ou internacionais, em um curto espaço de tempo. Mas para obter sucesso franqueando um negócio é preciso tomar alguns cuidados, senão tudo pode ir por água abaixo:

&raquoÉ preciso desenvolver o conceito do negócio, antes de começar a comercializar a franquia.

&raquoRealizar um teste prático com unidades piloto desse negócio.

&raquoManualizar todas as normas e procedimentos do negócio, bem como sua operacionalização.

&raquoRecrutar criteriosamente os franqueados que, na verdade, serão sócios do negócio. Você colocaria qualquer um como seu sócio?

&raquoMontar um formato contínuo de capacitação dos franqueados.

&raquoCriar uma equipe de suporte de campo qualificada e sempre pronta para atender e desenvolver os franqueados.

Franquear um negócio é muito sério, e tudo precisa estar perfeito. Para isso, é sempre bom contratar empresas especialistas em formatação de negócios em franquia. Uma que nasceu em 1999 e cresceu muito é o Spoleto Culinária Italiana, um sucesso no mercado de franquias, com mais de cem unidades no Brasil e duas no México. É, sem dúvida, um supermodelo a ser seguido.

2. Se você tem recursos e vontade de investir no segmento de franquias
Se você é um daqueles que deseja se tornar o próprio patrão, o segmento de franquias também é uma excelente opção, pois existem negócios para todos os tipos de bolso.

O importante é saber que o segmento de franquias não é um investimento de retorno garantido, ele é um meio de vida. Você investe e, com o seu suor e dedicação, porém como patrão, o seu investimento volta e possibilita mais recursos em novos negócios ou a expansão da franquia escolhida.

Sempre utilizo o exemplo de um amigo que, ao abandonar a carreira de jogador profissional de basquete, decidiu investir os seus recursos acumulados em uma escola de idiomas no ABC paulista. A escola foi comprada de outro franqueado que apresentava dificuldades financeiras, mas com muita dedicação, profissionalismo e foco na qualidade da prestação de serviços e vendas, ela cresceu mais de 400% em quatro anos de operação. Isso mesmo, 400%.

3. Se você quer seguir carreira profissional no segmento de franquias
Posso garantir que realmente existe um mar de oportunidades para diversos perfis profissionais, especialmente vendedores e profissionais de marketing. Os profissionais de marketing podem fazer toda a diferença, pois as franquias crescem com uma idéia empreendedora, mas chega um determinado momento em que um estilo de gestão ?caseira? precisa ser substituído por uma gestão profissional. É aí que o profissional de marketing pode fazer a diferença. Ele se torna não só mais um em uma grande estrutura, mas o único responsável pela gestão de marketing da empresa. O que isso significa? A grande oportunidade de construir uma carreira vencedora.

Os profissionais de vendas têm uma excelente oportunidade de dar um salto na carreira profissional. Eles passam a ser os grandes responsáveis pelo resultado geral da empresa. Ao iniciar em uma nova franquia como vendedor, ele tem a chance de construir o sucesso e o crescimento da empresa. O que isso significa? Resultado para sua carreira, mais dinheiro no bolso e uma excelente oportunidade de se tornar referência no mercado de franquias.
Sem dúvida o segmento de franquias é mesmo um mar de oportunidades, e uma delas você pode aproveitar. Sucesso e muitas vendas.

Fábio Fiorini é especialista em Construção e Gestão de Marcas (Branding) e Inteligência de Mercado para o Segmento de Franquias. Diretor da Net Branding Consultoria, é consultor empresarial e palestrante. Possui Pós-Graduação e MBA em Marketing pela ESPM ? SP.
E-mail: [email protected]

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima