Antes do ano 2000, as empresas “empurravam” os produtos para os clientes que estavam à espera deles. Durante o ano 2000, os clientes “puxavam” os produtos e serviços de acordo com a demanda. Em 2010, os compradores, em sua maioria, estarão conectados, completando a Revolução Conduzida pelo Cliente.
Para futurizar sua empresa você precisa aprender a deixar seus clientes indicarem o caminho.
[1.990] _____Velho Mundo______[ 2.000] ________Novo Mundo_______[ 2010] | ||
Dirigida pela oferta
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Conduzido pelo Cliente |
A transição do Velho Mundo da gerência de negócios para o Novo Mundo de clientes Web é um acontecimento único e bastante singular. Antes do ano 2000, as empresas “empurravam” os produtos para os clientes que estavam à espera deles. Durante o ano 2000, os clientes “puxavam” os produtos e serviços de acordo com a demanda. Em 2010, os compradores, em sua maioria, estarão conectados, completando a Revolução Conduzida pelo Cliente.
Com a virada do século, muitas empresas estão começando a sentir a “batata assando”. No Velho Mundo o cliente não tinha escolha. No Novo Mundo, os clientes têm todo poder. Exatamente como um tornado varrendo tudo pela frente, a Revolução Conduzida pelo Cliente varrerá do mapa as empresas que mantiverem as estratégias do Velho Mundo.
A Revolução Conduzida pelo Cliente está apenas começando. As pessoas querem transporte, entretenimento e segurança, mas estão prestes a solicitar estes elementos de forma que não podemos sequer imaginar nos dias de hoje.
Qual a visão do futuro? Você consegue enxergar dois anos, que sejam, à sua frente? De que vale sua visão corporativa se seus clientes não vão cooperar? Quantos soldados você perderá antes de compreender que perdeu a batalha porque eles não estão equipados e treinados como deveriam ou porque não estão na direção correta?
Nos últimos anos, tive a oportunidade de observar e estudar centenas de empresas, grandes e pequenas, caminharem pela “praia” e, decididas colocarem apenas os dedos dos pés na água.
O trabalho é agora de encorajar as empresas a mergulharem e aprenderem a nadar. Você deve a aprender como controlar o “poder” de seus clientes para produzir e vender seu produto ou serviço – não apenas para comprá-lo. E como seus clientes podem tomar todas as decisões estratégicas que você achava que “você” deveria tomar.
“Futurizar” significa preparar seu negócio para o Novo Mundo dos e-customers. Quando a Revolução Conduzida pelo Cliente atingir a área de atuação da sua empresa, mudanças ocorrerão. Você aprenderá a futurizar seu empreendimento tanto externa, quanto internamente.
Para futurizar sua empresa externamente, você deve aprender a captar a visão do cliente sobre seu sistema na Internet.
As empresas na sua maioria, não fazem perguntas certas quando estão se preparando para entrar no mundo online. Em consequência, o que oferecem não é realmente o que os clientes esperam. Então, é necessário aprender a transformar qualquer sistema Web numa ferramenta estratégica – não no porta voz de marketing que se tornou. E, mais importante é perceber que uma nova forma de pensar alto é a única maneira de começar a jornada para um futuro conduzido pelo cliente.
Para futurizar sua empresa internamente você precisa aprender a deixar que seus clientes indiquem o caminho. Eles é que terão a visão. Você conduzirá o que espero ser a última e maior reorganização na história da sua empresa.
Todos nós vemos diariamente as mesmas manchetes nos jornais. A Internet decolou de modo muito rápido e, até o momento, apenas algumas empresas embarcaram nesse vôo. Ninguém quer ficar para trás. Jack Welch, diretor-presidente da General Eletric, diz que é tempo de parar de esperar que uma revolução aconteça em nossas vidas. Ele diz que, para todas as empresas, a Internet é agora prioridade “número 1,2,3 e 4”.