Ganhe dinheiro com o Google AdWords

Confira como anunciar através do Google AdWords

Que tal abocanhar 30% do mercado em menos de um ano? Se para você essa missão parece impossível, está na hora de rever seus conceitos e se espelhar no exemplo que vem de Ribeirão Preto, SP. O portal www.imoveldacidade.com.br é responsável por reunir os imóveis de várias imobiliárias da cidade. Ele entrou no ar, em setembro de 2007, contando apenas com sete imobiliárias conveniadas. Atualmente, já são 27 e a meta é chegar a 90 até o fim do ano – levando em consideração que a cidade conta com um total de 200 imobiliárias. A meta é ousada, mas não impossível de ser atingida. Muito pelo contrário. “Em um ano e meio, triplicamos o número de empresas cadastradas. Hoje, o portal é bastante conhecido e, para nós, este é o ano de recuperar o investimento que fizemos. Temos fechado com duas a três empresas por semana e contamos com a vantagem de possuirmos uma estrutura preparada para receber nossos novos clientes, pois já fizemos os investimentos necessários e o que vier agora é lucro”, explica Francisco Mendonça, diretor da Mendonça & Mendonça Consultoria Empresarial – responsável pela produção do portal.

 

 Durante um ano, o portal trabalhou focado nos seus sete clientes iniciais, visando conhecer profundamente seu trabalho e o mercado imobiliário da região como um todo para depois expandir o negócio. “Não adianta somente criar um site, é fundamental conhecer o mercado que você vai atuar. Após um ano, conhecíamos muito bem o mercado imobiliário e sabíamos entender as necessidades, riscos e receios que as imobiliárias tinham de colocar o imóvel anunciado em um lugar novo, que ainda não conheciam muito bem”, conta Mendonça.

 

Todo esse trabalho de análise de mercado e clientes somente deu resultado porque o portal aliou a isso uma estratégia de divulgação de baixo custo que rendeu e, ainda rende, excelentes resultados. Desde o início, eles apostaram na seção de classificados do maior jornal da cidade e também na lista telefônica. Mas, como a estratégia não surtiu os resultados esperados, passaram a dar atenção aos Links Patrocinados do Google, também conhecidos como Google AdWords. “Quando colocamos a campanha no Google, o sucesso foi instantâneo. A partir do momento em que o portal começou a aparecer na primeira página dos mecanismos de busca, começamos a ter muitas visitas”, conta Mendonça. O portal investe cerca de 2 mil reais por mês no Google AdWords e Mendonça credita a isso os 12 mil acessos mensais e os 4 mil e-mails que recebe de interessados em comprar imóveis.

 

Mas o que é o Google AdWords?

 

São os Links Patrocinados que aparecem no lado direito do site do Google em forma de pequenos anúncios quando fazemos uma busca. Esses anúncios também aparecem em uma barra amarela na parte superior, acima dos resultados das buscas orgânicas. “As empresas que querem ter seus links patrocinados no Google, ‘compram’ uma determinada, ou várias, palavra-chave e ganham o direito de ter seu anúncio veiculado quando um usuário digita essa palavra”, explica Conrado Adolpho Vaz no livro Google marketing: o guia definitivo do marketing digital.

 

A grande vantagem dessa mídia é que o anunciante paga somente se alguém clicar no seu anúncio. O pagamento é por clique, e não por exposição. O valor gira em torno de 5 centavos a 50 centavos, podendo chegar a dez reais dependendo da palavra. A posição em que o anunciante é apresentado na página de busca irá depender do valor que ele está disposto a pagar a cada clique.

 

Tendo em vista que mais de 90% das buscas na web são realizadas pelo Google, o AdWords tornou-se uma ferramenta indispensável para vender na internet. Além disso, ele é extremamente personalizável. Durante o processo de montagem da campanha, você pode determinar sua abrangência, por exemplo: optar por atingir apenas um bairro ou o mundo inteiro. Isso dependerá de seu interesse e localização de seu público-alvo.

 No livro Google adwords – A arte da guerra: a batalha nos links patrocinados, Ricardo Vaz Monteiro dá algumas dicas que podem otimizar sua campanha:

 

  • Utilize a pontuação padrão, ou seja, utilize vírgulas e pontos quando necessário.
  • Use o padrão correto de letras maiúsculas e minúsculas. Palavras inteiras em maiúsculas reprovarão seus anúncios.
  • Evite repetições de palavras.
  • Utilize a gramática e a ortografia corretas. O AdWords não admite erros gramaticais e de ortografia. Isso reprovará seu anúncio.
  • Evite superlativos – o maior, o melhor, o único, etc.
  • Seja conciso.
  • Confirme preços, descontos e ofertas gratuitas anunciadas. Suas ofertas deverão ser visíveis, no máximo, a dois cliques na página de destino, caso contrário, seu anúncio será reprovado.
  • Evite frases redundantes, como: clique aqui, visite esse site, etc.
  • A página de destino não poderá ter pop-ups.
  • Caso seu site solicite informações sensíveis de seus clientes, como o número do cartão de crédito, essa solicitação deverá ser realizada em ambiente seguro (SSL).

 

 No entanto, apenas isso não basta. Não adianta você investir em uma campanha no AdWords se o seu site não for atraente ao visitante. Uma navegação rápida e dinâmica é essencial para conquistar seu espaço na rede. Tudo isso aliado aos dez tópicos sugeridos pelo diretor de marketing da consultoria WBI Brasil, Paulo Roberto Kendzerski, formarão a receita de sucesso de seu site:

 

  1. 1.   O site deve ser dinâmico e atualizadíssimo.
  2. 2.   Ofereça diversas informações dos produtos/serviços (fotos, vídeos, textos explicativos sobre o funcionamento, gráficos, depoimentos de clientes, entre outros).
  3. 3.   Seja ágil para responder as dúvidas de seus internautas – uma hora é um bom tempo.
  4. 4.   Tenha produtos/serviços com preços e condições de pagamentos atrativos (boleto, cartão de crédito, financiamento, transferência eletrônica, etc.).
  5. 5.   Envie, semanalmente, e-mail com promoções para os interessados.
  6. 6.   Posicione seu site nos mecanismos de busca.
  7. 7.   Incentive o cadastro para receber promoções e demais informações das empresas.
  8. 8.   Disponibilize ferramentas para acompanhamento on-line dos pedidos.
  9. 9.   Mantenha os clientes informados sobre o andamento do processo de compra.

10. Seja transparente na divulgação das informações de venda, prazo de entrega, política de devolução, suporte, etc.

 

 

Para saber mais: www.imoveldacidade.com.br e www.m2consultores.com.br

 

Digite “centro de aprendizagem adwords” no www.google.com.br para ter acesso a um tutorial completo com dicas de como utilizar a ferramenta com precisão. E, para criar sua campanha, acesse: adwords.google.com

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