Ganhe uma promoção no trabalho!

Você pode se sentir mal ou desconfortável contando aos outros sobre seus talentos e habilidades e os resultados que alcança. E você pode ainda achar que não há necessidade de anunciar seus feitos para as outras pessoas porque tem certeza de que todos sabem quão bom profissional você é. Você pode se sentir mal ou desconfortável contando aos outros sobre seus talentos e habilidades e os resultados que alcança. E você pode ainda achar que não há necessidade de anunciar seus feitos para as outras pessoas porque tem certeza de que todos sabem quão bom profissional você é.

Mas, no atual mercado, muito competitivo, em que há rotatividade de empregos, a relutância em fazer o seu marketing pessoal pode arruinar a sua carreira. Ao mesmo tempo, muita autopromoção pode ser ruim também. Para ter certeza de que você está passando a sua mensagem sem ficar se gabando, utilize estas técnicas:

1. Fique no radar do seu chefe, agendando encontros regulares a cada poucas semanas para rever o seu trabalho.

2. Determine uma cota razoável de idéias que você possa apresentar a seu chefe. Tente começar com uma por semana. Você sempre pode aumentar a cota quando sentir que deve. E não precisa apresentar ?idéias maravilhosas? que façam sua organização deslanchar. Apenas procure por pequenas maneiras de servir melhor aos clientes, aumentar a produtividade, facilitar o trabalho de muitos e fazer você aparecer.

3. Candidate-se a pegar aquelas tarefas que ninguém parece querer por não ter tempo. Atenção! A palavra-chave é ?pequena?. É inteligente da sua parte pegar algum trabalho extra e tornar-se conhecido como ?o que faz acontecer?, mas é arriscado pegar tarefas que vão interferir com suas funções usuais, correndo o risco de não conseguir fazer nenhum dos dois direito. A idéia é se fazer notar, não se tornar desacreditado por falhar em suas responsabilidades.

4. Participe de seminários ou cursos. Prepare um sumário do que você aprendeu e utilize este caminho para chamar a atenção de duas audiências de uma vez só: mostrando ao seu chefe o que você fez, e pedindo permissão para tirar cópias do seu sumário para passar aos colegas de trabalho.

5. Mantenha os contatos fora da empresa informados sobre o que você faz e suas habilidades ? e como as utiliza. E não conte somente uma vez. Lembre-os freqüentemente. Mas também ouça ? para aprender o que eles fazem e para acrescentar idéias que podem ajudar você a melhorar seu trabalho. Aqueles que se lembram de você como um bom ouvinte são mais propensos a lembrar de você quando estiverem procurando por alguém com suas habilidades. ?Ousar é perder o equilíbrio momentaneamente. Não ousar é perder-se? ? Sören Kierkegaard

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima