Muitas empresas não estabelecem com clareza o que é esperado de cada pessoa e equipe, e muito menos acompanham os resultados. Veja como mudar essa situação. Em nossos projetos nas empresas observa-se que muitas não estabelecem com clareza o que é esperado de cada pessoa e equipe. E não acompanham estes resultados, deixando indefinido como está o desempenho das pessoas. Há um pressuposto de que se definirmos as metas globais da organização, as pessoas saberão o que fazer para concretizar esta meta. Não podemos menosprezar a capacidade de auto-organização das pessoas, mas o ambiente de muitas empresas indica a necessidade de um mínimo de estruturação para a condução eficaz deste processo.
Metas claras, quantitativas e qualitativas, são essenciais para a avaliação do desempenho. A Boog & Associados tem tido a oportunidade de apoiar muitas empresas neste processo, integrando metas com desempenho. Esse sistema, denominado Sistema de Gerenciamento por Resultados e Avaliação de Desempenho tem como características a melhoria da qualidade da gestão de pessoas da Empresa.
Gerenciar por Resultados é a forma básica de planejamento e controle da empresa. Baseado nas definições estratégicas de objetivos amplos a atingir, a Gerência por Resultados se torna o principal elemento de referência para o planejamento e controle das ações gerenciais e operacionais. A Gerência por Resultados é implantada integradamente com o processo de Avaliação de Desempenho, principalmente a nível gerencial. Este sistema deve estar ligado ao atingimento de objetivos nas dimensões de:
? Resultados
? Pessoas
? Inovação
? pressupostos básicos do Sistema são:
? Ser simples de implantar e de operar
? Trazer resultados tangíveis em curto prazo
? Possibilitar a posterior integração com o Sistema de Informações Gerenciais
? Ser desburocratizado
? Envolver gradativamente os diversos escalões hierárquicos, a partir do topo
? Ter a apresentação dos dados uniformizada.
As metas são um ?contrato? entre o superior imediato e subordinado. O subordinado se compromete a alcançar as metas negociadas e o superior imediato de assegurar os recursos de apoio também negociados. Dessa forma o processo de delegação encontra forte impulso. Uma vez definida as metas pela via da negociação, cabe ao gerente acompanhar o progresso das mesmas, como parte de seu papel. Nesse acompanhamento devem ser tomadas as ações preventivas e corretivas necessárias, dentro da autonomia decisória do subordinado.
Periodicamente deve ser conduzida uma entrevista formal de acompanhamento, onde são renegociadas as metas e avaliado o desempenho no atingimento da metas, nos aspectos de ?o que atingiu? e ?como atingiu?. Nessa reunião, aspectos ligados a necessidades de treinamento e desenvolvimento, gerenciamento de carreira, indicação de sucessores, etc. devem ser tratados. O conjunto dessas informações se constituirá na ?avaliação de desempenho?.
Para refletir. Em minha empresa:
? Há clareza nos objetivos e metas individuais e em equipe?
? Há equilíbrio entre as dimensões resultados, pessoas e inovação?
? O processo é participativo e fruto de negociações?
? As metas negociadas fazem parte do dia-a-dia?
? Há flexibilidade e revisões periódicas nas metas?
? O desempenho das pessoas e das equipes é avaliado de forma consistente?
? Há ações gerenciais e de RH claramente associadas à avaliação?
Muitos ?nãos? nas respostas indicam que algo precisa ser revisto neste sistema em sua organização!