Gestão familiar

Confira algumas dicas para auxiliar na preparação para a chamada sucessão familiar. Seja por característica ou por cultura a maioria das empresas de nosso país nasceram de uma idéia ou do sonho de um casal ou do pai, o grande líder da família. Ao crescerem, os filhos são chamados para tornar o sonho individual do pai em sonho e realização coletiva, ou seja, da família toda. Felizmente, boa parte dessas empresas cresce e fica sólida mesmo sem um planejamento formal, algo cultural no Brasil. Nesses casos, a maior dificuldade aparece naquele momento que existe a necessidade de compartilhar decisões, delegar, criar setores e dividir responsabilidades, o pai não abre mão de ser o mandão, o faz tudo, não dá espaço para os filhos, peca na disciplina, etc. Tenho visto tantas coisas impossíveis que me fazem repensar alguns conceitos. Será que os filhos estão preparados para novos desafios? Será que os pais estão prontos para soltar a empresa para seus sucessores? Em ambos os casos a maioria deles dizem que sim, mas o desafio está no processo de preparação profissional tanto para aquele que vai dar espaço quanto para quem vai ganhar espaço, ambos devem se preparar profissionalmente para o dia D.

Sei que isso não é nenhuma novidade, mas é justamente aí que está o problema. Pois não basta acreditar que o filho que se formou ontem na faculdade já pode assumir a empresa e, por outro lado, não basta o filho acreditar ser capaz de administrar a empresa e mandar o pai para casa descansar. Até para isso é preciso conhecimento, planejamento e acompanhamento, ou seja, para ambos poderem obter o melhor resultado das novas atribuições e atividades que exercerão a partir desse momento, é preciso preparação.

A seguir algumas dicas que poderão auxiliar nessa preparação para a chamada sucessão familiar ou gestão familiar profissional:

&raquo Planeje sua carreira (ou aposentadoria) junto dos os futuros administradores.
&raquo Trace o perfil da função.
&raquo Trace o perfil de cada um ? lembre-se, é preciso que haja afinidade com a função.
&raquo Faça um verdadeiro vestibular ? eles deverão estudar tudo sobre a empresa e o mercado.
&raquo Peça para que trabalhem em todos os setores para conhecerem os processos e procedimentos da empresa, assim poderão identificar pontos fortes e outros que podem ser melhorados.
&raquo Dê inicialmente alguns desafios isolados e, de propósito, não auxilie.
&raquo Peça para que façam um planejamento próprio, como se ele já fosse o ?cara?.
&raquo Faça com que seu sucessor organize alguns trabalhos comunitários.
&raquo Agora o mais importante: o futuro do candidato dependerá de como ele está preparado para as dificuldades financeiras, por isso, estipule uma remuneração por projetos e resultados que deverão ser obtidos ? nada de ser bonzinho nessa hora.
&raquo Caso nada disso seja possível, contrate um gestor profissional.

Conteúdos Relacionados

Show must go on

Show must go on

Hoje ia escrever sobre a morte do vendedor B2B, change management e a mudança brutal que vem forçando equipes de vendas a se adaptarem. Mas,

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima