Gestor de pessoas

Gestor de pessoas Como líder responsável pelo destino da empresa, é o gestor quem define o direcionamento das coisas. Se a ênfase for na arrumação do local, todos se empenharão para que essa meta se materialize. Se for no abastecimento, teremos então uma loja com poucas faltas, atendendo aos anseios do consumidor.

Se o gestor der maior atenção à venda e à qualidade do atendimento, seus colaboradores demonstrarão grande capacidade para vender cada vez mais, além de trabalhar para conquistar a fidelidade dos clientes. O que se planta em terra fértil, colhe-se em abundância.

Havendo orientação e cobrança para que haja organização, limpeza, eliminação de desperdícios e preservação do patrimônio da organização, as pessoas responderão a esse direcionamento do líder com empenho surpreendente ? é o fruto do seu gerenciamento voltado para o crescimento das pessoas.

A influência do líder sobre o comportamento da equipe é tão grande que pode até alterar o humor e a atitude das pessoas. Gestor triste, desmotivado significa equipe de baixo-astral e indiferente aos resultados. Se otimista, confiante e motivador, todos estarão sempre de alto-astral e prontos para realizar seus próprios sonhos e os dos clientes.

Como gestor que briga por melhores condições de trabalho e exige maior agilidade da direção geral, no atendimento das faltas de mercadorias e demais necessidades do ponto-de-venda, a equipe se sente segura e mais disposta a defender a causa da empresa. A valorização sincera opera milagres nas pessoas, tenha certeza disso.

Trabalhando com uma liderança que treina, cobra e orienta, os liderados reagem na mesma proporção. Eles aprendem com rapidez e repassam essa aprendizagem para seus colegas, irrigando o ambiente com os efeitos salutares do compartilhamento dos conhecimentos gerados no dia-a-dia. Ninguém mais pode ter o monopólio da informação dentro da empresa.

Gestor problema, indeciso e autoritário, que ainda insiste em mandar em vez de facilitar as coisas, terá uma equipe insegura, sem garra nem tônus vital para se renovar com a velocidade das mudanças. Gerente solução, que sabe valorizar seus colaboradores, terá como resultado uma equipe proativa com intuição e energia para agir preventivamente. Assim, ninguém precisa receber ordens, porque afinal todos estão conscientes do que precisa ser feito. O comprometimento está acima do poder que seu cargo representa.

Considerando a importância do gestor em qualquer sistema produtivo, cabem aqui alguns questionamentos: qual é o seu direcionamento estratégico de gestão? Você valoriza e incentiva as pessoas ou atua como um rolo compressor arranjando justificativas e culpados, como o político que reclama do eleitor que não sabe votar?

Em que estilo de gerência você se enquadra? Simples cuidador, que se limita a manter as coisas sempre no mesmo padrão ou gerente líder, que altera a situação atual, rompe as barreiras do medo e transforma seus liderados em vencedores?

Quando acontece qualquer coisa diferente, os clientes não perguntam: ?Quem é o gerente?? Pergunte ao gerente também ou a você mesmo. Usando de toda a sinceridade (ninguém consegue mentir para si), faça um exercício diante do espelho e comece um longo processo de aperfeiçoamento para ser o líder dos sonhos dos seus colaboradores.

Se você não mudar a forma de trabalhar, os clientes mudam você. Não há mais lugar para gerentes cujo maior trabalho consiste em dar ordens. O mercado está saturado de especialistas em apertar botões, produzir relatórios e implantar controles, mas falta gente para abraçar e apertar a mão das pessoas. Falta gente para promover o bom relacionamento interno e externo. Falta gente para tocar o coração das pessoas. Faça isso, seja o profissional de que o mercado precisa.

Moacir Moura é administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Estratégica de Varejo, além de palestrante e consultor especialista em Vendas, Liderança, Motivação, Gestão e Atendimento.
E-mail: [email protected]

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