As dicas dos maiores especialistas sobre os 7 passos da arte de vender As dicas dos maiores especialistas sobre os 7 passos da arte de vender
Prospecção ? Seja ousado e venda mais
O vendedor ousado é aquele que não se intimida diante de um potencial cliente. Ousadia é ter a audácia de elaborar novos métodos de apresentação que possam, realmente, impactar o cliente.
Eugênio Sales Queiroz ? Consultor empresarial
Abordagem ? Conquiste seus clientes com entusiasmo
O vendedor que transmite entusiasmo conquista uma resposta emocional positiva. Coloque o coração em todos os seus atos. O entusiasmo é um brilho pessoal, que faz o cliente acreditar no vendedor e sentir-se atraÃdo pelo produto ou serviço oferecido.
Prof. Gretz ? Conferencista e consultor
Levantamento de Necessidades ? Não indique o remédio sem entender qual é a dor
O prognóstico é um momento nobre da entrevista. O vendedor conecta as necessidades e desejos do cliente à s suas soluções. Em vez de falar maravilhas da sua solução, pergunte o que o cliente acha de uma solução que tem determinadas caracterÃsticas, benefÃcios, vantagens e resultados.
Hamilton Bueno ? Especialista em Gestão de Representações Comerciais
Proposta de Valor ? Função primordial do vendedor
Não basta oferecer o produto ou serviço, mas também o valor que ele pode agregar ao cliente. O profissional de vendas deve ser o intermediador entre toda a cadeia de valor e o cliente.
Idalberto Chiavenato ? Mestre e doutor em Administração de Empresas Negociação ? Valorize suas concessões
Se o cliente pedir um desconto, solicite uma condição de pagamento mais favorável. A palavra mais importante no vocabulário do negociador é “se”. Tudo que começa com “se” está no condicional e implica em uma troca.
Márcio Miranda ? Especialista em Negociação
Fechamento ? 3 frases que comprometem o fechamento
1. “Quer que eu lhe mande um e-mail e telefone outro dia?”
2. “É isso que temos para lhe oferecer. Por favor, me telefone quando tiver decidido.”
3. “Estou longe de cobrir minha cota este mês. Será que você pode quebrar o meu galho?”
Ana Maria Monteiro ? Vice-presidente da ABT (Associação Brasileira de Telemarketing)
Pós-venda ? Não abandone seus clientes
Faça um bom pós-venda, não só pensando como a pré-venda da próxima venda, mas também com o objetivo de estreitar relacionamentos e conquistar novas amizades. Não trabalhe somente com ações voltadas para lucro de curto prazo, e sim para a geração de clientes-amigos de longa duração. O retorno será sempre crescente.
Antonio Braga ? Consultor, escritor e palestrante
Para saber mais:
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