Grandes Idéias em Marketing – abril de 2008

Carro que muda de cor
Benefício

A montadora Nissan está desenvolvendo uma nova tecnologia que deve colocar seus carros à frente de qualquer outro, pois será capaz de fazer a cor dos carros mudar a partir de um botão. O funcionamento será simples: a cor padrão dos carros será branco e com o carro ligado, após acionado um botão, uma carga elétrica será gerada e reorganizará os cristais de óxido de ferro que estão na tinta da lataria, fazendo com que a cor do carro se altere. Esta iniciativa representa uma nova fase na revolução que a Ford iniciou quando passou a vender carros com mais de uma opção de cor.


Atendimento médico
Concorrência

Para driblar a concorrência e ganhar mercado, o médico dr. Jay Parkinson, usou a criatividade para formar sua rede de pacientes e atendê-los de maneira diferenciada. Confira algumas características do seu atendimento:

» Ele não tem consultório. Atende na casa do paciente, por e-mail, chat ou web vídeo.

» Para contratá-lo, o paciente deve pagar uma anuidade de 500 dólares que dá direito a três consultas presenciais.

» Ao contrário dos planos de saúde, o médico faz questão de deixar claro, em seu contrato, os valores das consultas adicionais.

» A adesão é restrita a pacientes entre 18 e 39 anos e residentes da cidade de Williamsburg, nos Estados Unidos.

Dica Prática
O segrego é simples: ?Enquanto todos fazem zig, faça zag?.

Visite o site: www.jayparkinsonmd.com


Molhando os pés do cliente
Valor agregado

Conheça duas ações inusitadas que aumentam o faturamento de vendedores ambulantes em praias do Brasil:

Caso 1 ? Em Salvador, um rapaz aluga cadeiras de praia por R$ 3,00 e oferece um serviço agregado interessante: depois que seu cliente faz uma locação, a cada 30 minutos ele leva água gelada do mar para umedecer a areia e os pés dos seus locatários enquanto tomam seu banho de sol.

Caso 2 ? Em Ipanema, no Rio de Janeiro, o dono de uma barraca mantém um ?tapete? de areia molhada para os veranistas não queimarem seus pés na areia escaldante quando forem do calçadão até sua barraca, que fica próxima do mar.

Dica prática:

Aumentar as vendas não exige grandes investimentos, e sim criatividade. Use a sua!


4- Tempos que não voltam mais, ou voltam?
Segmentação

Quem tem um avô ou convive com uma pessoa idosa sabe o quanto eles gostam de coisas antigas. Valentin Martin, percebendo essa demanda, criou um lugar que funciona como um ímã para atrair o pessoal da terceira idade. Chama-se 50 Plus. O estabelecimento é caprichosamente decorado com riqueza de detalhes como objetos antigos e móveis da década de 30 e 40. Ele vende produtos como: jogos de xadrez, dama, gamão, canetas, lenços, chaveiros e água de colônia. O lugar ainda conta com apresentações de artes plásticas, recital de poemas, literatura, entre outros, e se tornou famoso entre os mais experientes ? uma jogada de mestre no segmento.

Visite o site: www.50plus.com.br


Nãooooooo! A energia acabou!
Inovação

Imagine que você precisa entregar um relatório e não há mais tempo para esperar, faltam alguns minutos para a entrega do material. Na correria, você abre o arquivo e se esquece de salvar, houve uma oscilação na energia, você tenta clicar em salvar, quando inevitavelmente o computador apaga. Essa situação é muito comum, não é mesmo? Este pequeno aparelho da foto, acoplado à saída de um teclado, tem a função de salvar todas as letras que você digitar desde que não ultrapasse 262 mil caracteres. O aparelho funciona em todos os sistemas operacionais e é muito fácil de instalar.


Faça do seu produto uma atração!
Diferença dramática

Se você tivesse uma lanchonete e não fosse uma dessas grandes redes, o que faria para chamar a atenção do seu público-alvo? A lanchonete Doce&Magia, de Belo Horizonte, hoje conhecida como Tosco Burguer, criou um dos maiores sanduíches do Brasil. Além de se tornar notória em todo o estado de Minas Gerais, chegou a virar ponto turístico, atraindo pessoas de todo o País. Seu segredo? O tamanho e a quantidade de ingredientes de seus produtos. O seu mais recente lançamento, o sanduíche Tosco Burguer VIII, foi concebido com nada menos que 51 ingredientes. A lanchonete também conseguiu atrair o público jovem, instituindo o ?Desafio Tosco?. Nele, quem conseguir comer três Tosco Burguer I ou dois Tosco Burguer VIII, leva para casa uma recompensa em dinheiro, que pode chegar a 200 reais.


SUSTENTABILIDADE
Veja como se economiza

Uma empresa pode ser sustentável e passar o exemplo para outras empresas e consumidores através de várias formas. Uma delas é usar a criatividade para fazer as pessoas tornarem tangíveis decisões sustentáveis, como fez a companhia sul-africana Escom.

Em virtude dos problemas de energia em seu país, a empresa instalou um tradicional front light com apenas uma das quatro lâmpadas acesas sobre o a frase: ?Use eletricidade com bom senso?.


ANTIGAS
Lâmina de barbear ou Gillette?

Em um momento de muita inspiração, numa manhã de 1895, ao fazer a barba, King C. Gillette idealizou um produto que mudaria para sempre o ato de barbear. Ele criou um sistema descartável de barbear. As primeiras lâminas eram embaladas manualmente em papéis com a foto e assinatura de King C. Gillette, o que reforçou ainda mais a credibilidade da marca, ele literalmente deu a cara para bater. Uma ?idéia de banheiro? que deu muito certo ? hoje, presente nos lares de mais de 200 países em todo o mundo. Além disso, tornou-se uma das seletas empresas, cuja marca passou a ser sinônimo do produto, ou seja, lâmina de barbear é Gillette.


Planilha X Marca

Planilha vermelha deixa qualquer financeiro de cabelo em pé. Mas quando uma empresa diminui alguns de seus custos de produção, atendimento ou marketing, é a imagem da marca quem acaba sofrendo os maiores cortes. Não treinar o pessoal de atendimento pode economizar no fim do mês, mas, no fim das contas, clientes insatisfeitos vão migrar para o concorrente e a empresa vai acarretar um custo ainda maior. Outra forma de ?economia burra? é baixar a qualidade dos insumos para fabricar um produto. A médio prazo, nem o melhor marketing do mundo salvará sua marca e suas vendas. E o lugar-comum da economia irresponsável: se faltar dinheiro, corta-se na comunicação. É um tiro de misericórdia para qualquer marca. Antes de sair cortando custos, o ideal é trabalhar com projeções e conversar com outros setores da empresa para tomar as decisões que tragam menores conseqüências para sua marca.

André Brik é designer e publicitário. Tel.: (41) 3339 8639. E-mail: [email protected]. Site: www.brik.com.br.


Frase:

“A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.”
Albert Einstein


Números:

1 milhão ? é o número de iPhones vendidos pela Apple em apenas 74 dias após ao seu lançamento. Fonte: site da Apple.

1 bilhão ? será o número de PC´s no mundo até o fim de 2008. Fonte: relatório da Forrester.

1 trilhão de dólares ? é valor de mercado da Petrochina, que lhe conferiu o título de nº 1 do mundo nesse quesito. Fonte: Portal Exame.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima