Grandes Idéias em Marketing – fevereiro de 2008

GRANDES NÚMEROS
R$400 milhões é o investimento que a rede WalMart fez no nordeste do Brasil, em 2007.
Fonte: Update – Amcham

500% é a valorização de mercado da Nintendo, após o lançamento dos games Wii e DS.
Fonte: Estadão

500 milhões de SMS tarifadas devem ter sido enviadas, no Brasil, em 2007.
Fonte: Okto

 

“A real medida de sua riqueza é quanto você valeria se perdesse todo o seu dinheiro”
Anônimo


Você, mulher, pode ser capa da Playboy
Marketing de Guerrilha

Mais uma alternativa para o projeto ?Cidade Limpa?, já aplicado em São Paulo e em debate na prefeitura do Rio de Janeiro. Essa ação da Playboy mistura divulgação e experiência. Nos Estados Unidos, a revista distribuiu toalhas de praia com um texto impresso, assim como, nas capas da revista. Basta, apenas, a mulher se deitar no meio da toalha para ser a capa da revista.


Transforme e ganhe mais
Oceano Azul

Nos Estados Unidos, um novo nicho para os fotógrafos é atuar como ?paparazzi? de anônimos. Por 500 dólares ou mais, esses fotógrafos são contratados para perseguirem pessoas comuns, mas em momentos importantes, por exemplo: um pedido de casamento. O dever deles é produzir um álbum com fotos espontâneas e flagrantes tirados do momento especial, em que a mulher diz: ?Sim, eu caso?. Tudo contratado por um dos noivos, com data, local e pose pré-acertados.

Dica prática: muitas vezes, para exercitar a criatividade, pare tudo e recomece do ?zero?. Assim como esses fotógrafos acharam essa oportunidade, você também pode achar uma nova maneira de fechar negócio, basta recomeçar do zero e criar algo novo. E, lembre-se, não copie, transforme.


Um pouco de palhaçada na empresa faz bem
Criatividade

Chegou o dia do treinamento. Você caminha em direção ao auditório de sua empresa como se fosse extrair um dente, quando, de repente, um grupo vestido de palhaço aparece apresentando, de forma encantadora, assuntos relevantes. Você fica surpreso e começa a se descontrair ? possivelmente, você jamais se esquecerá desse treinamento. Essa é uma provável reação do público do grupo de teatro, chamado ?Jogando no Quintal?, que tem dado treinamentos empresariais em forma de apresentação para grandes empresas, como: Natura, Vale do Rio Doce, IBM, entre outras. Brilhante, não?

Dica prática: venda de lanches. Você poderia, por exemplo, transformar sua lanchonete em uma viagem a um mundo de desenhos animados; as garçonetes vestindo fantasias de personagens animados, apresentações de personagens ao vivo acontecendo durante todo o dia, além de sanduíches temáticos, por exemplo: pernalonga-burguer, pica-pau duplo ou pateta frita ? uma maneira criativa de vender lanche, não é mesmo?
Visite o site: www.jogandonoquintal.com.br


Diferencie-se da concorrência
Diferença Dramática

Se você trabalhasse com a venda de ovos e leite, que são commodities, não seria possível fazer algo para inovar, não é mesmo? Errado. Ricardo Fritsch, presidente da cooperativa Vida Natural, provou que é totalmente possível apresentar diferenças dramáticas, em se tratando desses produtos. O slogan da cooperativa, em relação aos ovos, é o seguinte: ?Ovos de galinha caipira feliz?. Ricardo explica que suas galinhas são felizes porque são livres; elas podem fazer seus ninhos onde bem quiserem. Mas não pára por aí. As suas vacas produzem um leite de alto teor nutritivo, mas há uma explicação para isso também: na hora da ordenha, elas são dirigidas a um local calmo em que, ao som de Mozart e Beethoven, podem liberar cada gota preciosa de leite.
Visite o site: www.coopernatural.com.br


Seja um solucionador de problemas!
Valor Agregado

A empresa M3 Housing, especializada no ramo habitacional e que só opera no Reino Unido, resolveu agregar valor aos seus serviços, desenvolvendo um sistema de grande valia aos proprietários de imóveis ou imobiliárias: trata-se do housecall. Com ele, o inquilino estrangeiro não terá dificuldade alguma em transmitir um problema que esteja acontecendo no imóvel. O sistema funciona via internet, basta que o usuário, no caso o inquilino, entre no site da empresa e registre a ocorrência. Na página, a língua deixa de ser um problema, já que a comunicação é feita por meio de figuras. Por exemplo: se o problema for no chuveiro, é só clicar na figura do chuveiro e confirmar a solicitação, então o dono do imóvel ficará sabendo e o serviço será providenciado ? uma solução criativa, eficaz e barata.

Dica prática: essa idéia de criatividade é fruto de uma mente sempre atenta aos detalhes e aos problemas das pessoas. Se alguém está com um problema, nada impede que você seja o solucionador.
Visite o site: www.housecall.co.uk


Aumentando o tíquete-médio
Customização

Existem, ao menos, quatro formas de você aumentar as suas vendas. Entre elas, está a possibilidade de fazer seus clientes gastarem mais que o normal e habitual, aumentando o valor médio de compra. A empresa brasileira Happy Town, criada em 2002, entendeu bem esse conceito e gerou uma nova oportunidade de mercado. Em vez de só vender bichos de pelúcia, ela criou um sistema em que as crianças e os adultos montam os próprios bichinhos. O cliente tem a possibilidade de escolher os sons que o brinquedo vai emitir, acessórios, cheiro, roupas, enchimento e, além de tudo isso, ao final do processo, ele ainda é pesado, medido e sai da loja com certidão de nascimento. Resultado: o mascote que começa custando R$59,00, acabado o processo, sai por um valor médio de R$150,00.

A empresa começou fazendo esse tipo de serviço via internet e, hoje, conta com lojas e quiosques, em dez shoppings pelo Brasil.

Dica prática: mude a dinâmica em que o seu negócio está inserido. Foque em gerar novos benefícios e experiências para os seus clientes. Assim, você vai se destacar dos concorrentes e justificar o fato de os clientes pagarem mais para comprar de você.
Visite o site: www.happytown.com.br


Sintonize-se no novo, faça a diferença
Dica Antiga

Quando não se pensava em televisão e quase ninguém possuía um aparelho de rádio em sua casa, a fabricante de rádios RCA pensava em uma forma de aumentar suas vendas. Isso na década de 20, quando os rádios só serviam para transmitir as mesmas notícias, veiculadas nos jornais impressos e músicas clássicas. Em 1921, nos Estados unidos, ocorreu um acontecimento muito importante: a ?luta de boxe do século?, protagonizada pelos dois maiores pugilistas da época. David Sarnoff, um jovem gerente da RCA, teve uma idéia que, a princípio, foi ridicularizada pelos seus colegas. Como a maioria das pessoas não possuía rádio em seus lares, David deu um jeito de transmiti-la, ao vivo, por meio de amplificadores, em locais públicos. Resultado: no dia seguinte, as vendas de rádio explodiram. Após nove anos, ele ocupava a presidência da empresa.


Negócio da China (para eles)

Marcas próprias dos supermercados não são novidade. Funcionam bem entre produtos commoditizados e nos segmentos onde não existe conexão emocional (ninguém é apaixonado pelo arroz ?Tia Dirce?). Marcas próprias brigam por preço e vencem os concorrentes sem um diferencial bem comunicado. Mas, o que você me diz de produtos ?sem marca?? São feitos na China e já vêm com a embalagem pronta para você colar o nome da empresa, ou eles mesmos colam para você. Esses produtos são tão baratos, que fariam uma planilha de composição de custos chorar. Um dia desses, encontrei um saca-rolhas desses no supermercado e fiquei com pena de quem fabrica um artigo similar no Brasil, pagando os impostos e os encargos trabalhistas daqui: fica impossível competir. Vejo duas saídas para esse empresário: ser extrema e continuamente inovador nas soluções de produto e no marketing, para criar uma marca única, ou render-se e colar sua marca no saca-rolhas chinês.
André Brik é designer e publicitário.
Visite o site: www.brik.com.br
E-mail: [email protected]


SUSTENTABILIDADE
Pense fora da “árvore”

O fato de passar para seus clientes a imagem de empresa ou profissional ecologicamente corretos pode ser feito de várias formas. Entretanto, é preciso pensar fora da caixa, fora do comum, para deixar essa imagem clara para seu cliente.

Foi o que a agência Struck fez para a empresa Lush, de Michigan. Ela criou cartões com papel reciclado, que se abrem como um envelope, trazendo sementes de verdade dentro. Inspire-se nessa idéia e use argumentos como: ?Nossa empresa quer que você faça a sua parte? ou ?Essas sementes são para o nascimento de árvores ou, ainda, de novos negócios?.

Dica prática: tente plantar árvores para cada negócio fechado e, em seguida, coloque uma placa que nomeie aquela árvore, com a marca do seu cliente e do projeto que vocês fecharam. Periodicamente, envie a ele fotos sobre a evolução e o crescimento da árvore plantada.

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