Grandes idéias que aumentam as vendas

Grandes idéias que aumentam as vendas De professora a vendedora de sucesso

Katiana Fernandes de Alencar trabalhava como professora e para completar a renda da família começou a vender roupas. ?O que a princípio era algo secundário, hoje, é a minha profissão?, conta. Percebendo sua aptidão, largou as aulas e continuou a vender. Começou a apostar na facilidade e conveniência. ?A minha loja é móvel, coloco tudo dentro do meu fusquinha e vou até as minhas clientes?, revela. Pouco tempo depois, percebeu que deveria buscar formas de promover sua marca. Então, teve uma idéia muito interessante: passou a realizar desfiles para suas clientes em sua própria casa, todos muito bem planejados, com direito a tapete vermelho, modelo profissional e dj ? no caso seu marido ?, que cuidava do som e iluminação, além do coffee break preparado por Katiana e sua amiga.

Para a divulgação, ela elaborou um jornal informativo, além de preparar um brinde em formato de meia, com a logomarca da empresa, que funciona como porta-objetos. Com essa ação sua clientela aumentou em 150%.

Dica prática

Assim como Katiana, você também pode usar a criatividade para vender mais. O que marca na história dessa grande vendedora é que embora possuísse poucos recursos, envolveu sua família inteira em um projeto que acreditava que iria encantar suas clientes. Ela conseguiu alcançar seu objetivo, pois, além de fechar novas vendas, proporcionou uma experiência inesquecível às suas clientes.

Venda mais obtendo indicações!

Certa vez, Leonardo Lerer, vendedor de seguro de vida, foi a um hospital e viveu uma experiência muito interessante. Enquanto estava na sala de espera de um médico muito renomado, estabeleceu uma meta para que obtivesse várias indicações dele. Traçou a seguinte estratégia: escreveu em uma folha todos os nomes de médicos que constavam na porta principal do centro médico e a guardou no bolso.

Após ser recebido, pediu indicações de outros médicos. Como doutor não se lembrava de ninguém e estava atrasado para uma nova consulta, Leonardo pegou a lista que tinha feito e perguntou se poderia contatá-los e mencionar que foi recomendado por ele. O médico prontamente aceitou. ?Ao ligar para cada doutor, dizia que tinha sido indicado por ele. Conclusão: fechei o seguro com todos e ainda obtive mais recomendações?, conta o vendedor.

Pegue uma carona nessa história e venda mais!

Já era fim de expediente quando um casal de idosos entrou na loja onde Rodrigo Benetti da Silva trabalha. Eles perguntaram para uma das vendedoras sobre um determinado aparelho celular, ela informou que estava em falta e eles foram se retirando. Nesse intervalo de tempo, Rodrigo os abordou dizendo que o celular chegaria na mesma semana e pediu para que deixassem um telefone de contato. No entanto, eles não possuíam telefone.

Rodrigo se ofereceu para levá-los em casa, pois assim descobriria onde moravam para poder avisa-los. Dois dias depois, o aparelho chegou e o casal foi avisado. No dia seguinte, a família foi até a loja e comprou três aparelhos. ?Foi uma pequena carona que me rendeu três boas vendas e até um delicioso pedaço de bolo?, reforça o atento vendedor.

Parabéns, Katiana, Leonardo e Rodrigo! Por terem participado com suas histórias, vocês ganharão uma assinatura anual da newsletter Criatividade em Vendas. Agora é sua vez. Envie-nos seu exemplo sobre criatividade em vendas para o e-mail: [email protected] ou pelo fax: (41) 3338-3321 com a palavra ?Criatividade? no campo do assunto.

Grandes números:

» 3,3 milhões é número de empregos que será gerado em todo o mundo através de outsourcing (terceirização de atividades meio de uma empresa) até 2015. Fonte: portal Convergência Digital
» 2,3 bilhões de reais foi o quanto a empresa Oi lucrou, em 2007. Fonte: site info ONLINE
» 2,3 trilhões é quantidade de SMS que serão enviados, em 2008, no mundo todo. Fonte: site Uai

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima