SMS promovendo integração
Quando assumiu o cargo de diretor de marketing do educandário Christus, localizado em Piripiri, PI, Rômulo Medeiros sentiu necessidade de melhorar a comunicação interna. O primeiro passo foi informatizar o banco de dados da escola. Na seqüência, instalou um software de envio de SMS nos computadores, visando informar os colaboradores sobre as novidades da empresa. Mais tarde, o sistema foi estendido aos pais dos alunos. ?O resultado foi espetacular. Despertamos nos funcionários o interesse pelas atividades da escola e, ao mesmo tempo, conseguimos fidelizar nossos clientes. Resolvemos quase todos os problemas de comunicação interna. As idéias e informações sobre novos produtos partem da instituição com rapidez e não há risco de alguém abortar qualquer projeto, porque quebramos o caráter pessoal, e incluímos os pais dos alunos no serviço?, conta Rômulo.
Dica prática
Observar as mudanças comportamentais que definem as novas regras do mercado. Quem não entender e, principalmente, não tiver criatividade para utilizá-la, sai do jogo sem perceber.
Crie alternativas para conquistar seu espaço no mercado
Maria da Glória Alvim Lima trabalha com vendas de produtos exclusivos para salões de beleza em Barra Mansa, RJ. No entanto, não conseguia vendê-los porque os salões já trabalhavam com algumas marcas e estavam satisfeitos. Como a abordagem normal não estava dando resultado, Maria começou a pensar em alternativas, até que teve a idéia de montar kits de manutenção capilar que continham xampu, condicionador e finalizador ? tudo dentro de um nécessaire. Ela deixava os kits para os salões através do sistema de consignação e dava liberdade para os clientes estabelecerem o preço que quisessem. ?Consegui provar que meu produto era de primeira qualidade graças ao meu conhecimento sobre ele, por analisar a concorrência e destacar meus diferenciais?, explica.
Coloque você também suas idéias em prática e conquiste seu espaço.
Aposte nos nichos
Explorar nichos é, sem dúvida, uma excelente forma de impulsionar as vendas. Essa é a aposta do site www.superexclusivo.com.br, que está trazendo para o Brasil uma nova tendência: o clube fechado de descontos pela internet. A proposta é vender roupas femininas importadas de alto padrão, oferecendo descontos de até 70%, através de liquidações relâmpago semanais com duração de dois a quatro dias.
O diferencial é que só é possível participar mediante um convite de um sócio cadastrado. Se fosse aberto para todos os interessados, as grandes marcas não participariam, já que seguem estratégias de marketing que não permitem liquidações tão agressivas. Agora é a sua vez. Foque em um nicho e se diferencie.
Alcance o sucesso através da criatividade!
Raquel Tuller viveu uma experiência marcante quando foi convidada por uma loja de roupas femininas para trabalhar na época da Páscoa. Surgiu uma idéia de criar um cartão-postal, que na frente tinha um bombom de chocolate bem atrativo e no verso uma receita de Páscoa. Mas o que há de diferente nisso? A receita foi muito inusitada, pois os ingredientes eram roupas e acessórios.
Receita: coloque uma calça cor-de-caramelo, acrescente cuidadosamente uma camisa cor-de-chocolate-branco e para a cobertura final, brincos e pulseiras. Foi um texto bem bolado, no fim havia um convite a todas as clientes para que fossem à loja no sábado de Páscoa, pois estaria uma delícia. ?O resultado foi espetacular, todas as amigas adoraram e a loja ficou cheia em uma data que normalmente não ficaria?, relata a criativa vendedora.
GRANDES NÚMEROS
US$ 30 bilhões ? é o que o setor de mineração da Índia pode atingir até 2012, segundo estudo divulgado pelo jornal indiano The Times of India. Fonte: Investnews
US$ 15 bilhões ? é o que vale o Facebook ? rede social norte-americana com quase 50 milhões de usuários. Fonte: Fast Company.
US$ 1,15 bilhão ? é o que a Nvidia, fabricante fornecedora de processadores gráficos, faturou no primeiro trimestre do ano fiscal de 2009, finalizado em 27 de abril de 2008. Fonte: Itweb.