Grupo Runner: a academia em que o único a correr sem sair do lugar é o cliente

Como se diferenciar no mercado das academias de ginástica Uma experiência excepcional de qualidade de vida e bem-estar, assistida por um corpo técnico reconhecido e cuidadosamente treinado. Essas são as apostas da rede Runner para, futuramente, migrar do conceito de academia de ginástica para o de centro de bem-estar. No mercado há mais de 25 anos, a empresa sonharem ir além da necessidade física de seus consumidores e suprir suas necessidades sensoriais. Para isso, busca a excelência em serviços, pois nesse negócio a ?produção? é feita com o consumidor, que experiencia aulas, aparelhos e atendimento em geral por, em média, uma hora a cada visita.

Atualmente, com 13 unidades, todas localizadas em São Paulo, a Runner é considerada uma das maiores redes de academias do Brasil. Na opinião de Giancarlo Oliveira, antigo professor da academia e atual responsável pelo departamento de vendas aos licenciados do Grupo Runner, boa parte do sucesso é fruto de um trabalho extenso na área de vendas. O profissional lembra que, no início, recusou o convite feito pelo dono do estabelecimento para ser consultor de vendas. ?Eu tinha uma imagem negativa de vendedores. No entanto, ele insistiu e me mostrou que eu poderia ganhar o triplo do que ganhava dando aulas, e com um esforço físico bem menor?, revela Oliveira.

A experiência com vendas abriu um novo mercado para Giancarlo, que procurou se especializar cada vez mais nesse segmento. ?Ainda hoje esse mercado é muito amador em relação às vendas?, opina o vendedor, que vê nisso uma oportunidade e também a explicação para o constante crescimento da Runner. Em entrevista à VendaMais, Giancarlo revelou alguns dos motivos que contribuíram para que a empresa conseguisse se diferenciar do concorrido mercado das academias de ginástica.

VendaMais ? Como a Runner vende serviços?

Giancarlo Oliveira ? Associamos os benefícios da academia às necessidades dos clientes ao ligar nosso serviço aos sentimentos que eles procuram. Para isso, procuramos fazer com que o consumidor experimente os programas de treinamento durante o tour. Dessa maneira, ele trabalha o tato (especialmente nos aparelhos de musculação), o olfato (por exemplo: o cheiro de cloro da piscina), a visão (luzes, pessoas e aparelhos) e a audição (ao ouvir a música ambiente).

Como é feita a fidelização de clientes?

Sabemos que, em nosso mercado, os primeiros 45 dias são fundamentais para que o cliente dê continuidade ao treinamento. Por isso, temos alguns programas especiais de acompanhamento do aluno nesse período, como o Customer Relationship Management (CRM), em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente.

O que você faz para seus vendedores darem ênfase ao atendimento ao cliente?

Fazemos com que os vendedores compreendam e assimilem que seu principal objetivo é o sucesso do cliente e que a venda é uma consequência. Acompanhamos constantemente os atendimentos, além de realizarmos reciclagens e coaching.

Como vocês se diferenciam da concorrência?

Investindo na educação continuada. Acreditamos que o principal diferencial desse mercado são as pessoas que fazem o atendimento ao cliente. Sendo assim, procuramos treinar e desenvolver constantemente nossos funcionários.

Quais são os fatores primordiais para o sucesso em serviços?

Definir o público, ter como objetivo alcançar o máximo de qualidade no serviço prestado, entregar o que foi vendido e ouvir continuamente os clientes.

Como a Runner treina seus vendedores

São 90 horas de treinamento divididos em quatro módulos:

1. Metodologia de vendas ? Aqui, o vendedor aprende os processos de venda (contato inicial, qualificação, soluções, apresentação de valores, objeções, fechamento e referências).

2. Técnica de comunicação comportamental.

3. Treinamento do produto (aparelhos de ginástica) ? ?É fundamental que o vendedor conheça o produto e seus benefícios (parte teórica) para vender as sensações (parte prática)?.

4. Treinamento na academia ? ?Todos os vendedores são incentivados a treinarem na academia. Assim, fazemos com que eles ?comprem? a ideia de mudar seu estilo de vida, incorporando a atividade física em sua rotina.?

Colaboraram nesta matéria: Mateus Redivo e Larissa Moutinho

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima