Como o Grupo Vila vende o intangĂvel ?Já que está indo embora desse mundo, vá no melhor estilo, vá de Funerária Boa Morte? e ?Funerária AtĂ© Breve, a empresa que leva vocĂŞ para o buraco? sĂŁo dois exemplos tĂpicos de marketing funerário.
Ainda bem que existem instituições desse segmento que preferem investir na qualidade do serviço à criatividade do slogan. É o caso do Grupo Vila, fundado há 60 anos como Funerária São Francisco, em Natal, RN. A empresa passou por uma reformulação em 1993, quando uma análise de mercado resultou na ampliação de seus serviços.
Para entender como serviços que vão de velório on-line à psicologia de luto são vendidos, a VendaMais conversou com o diretor do grupo, Eduardo Vila, que não esconde a receita do sucesso: ?O investimento na capacitação e desenvolvimento dos colaboradores e a gestão eficaz das nossas empresas promoveram o crescimento do negócio?.
VendaMais ? Qual Ă© a maior dificuldade do Grupo Vila?
Eduardo Vila ? Encontrar mĂŁo-de-obra qualificada para tratar de um assunto tĂŁo delicado como a morte. Nossa equipe de vendas e atendimento precisa estar bem treinada, tanto tĂ©cnica quanto emocionalmente para lidar com a famĂlia nesse momento tĂŁo difĂcil e delicado.
VocĂŞs possuem um tipo especial de vendedor?
Sim. Identificamos que o perfil ideal para atender nossos clientes Ă© o feminino. Com elas, as famĂlias se tornam mais receptivas Ă abordagem e explanação da nossa equipe.
Como vocĂŞ faz para que seus vendedores deem mais ĂŞnfase ao atendimento ao consumidor?
Mostramos que nosso papel principal Ă© atender Ă s necessidades dos clientes, geralmente, em momentos de grande aflição e tristeza. A nossa equipe Ă© treinada para entender o que eles desejam e sugerir os produtos e serviços mais adequados a fim de ajudá-los a vencer esse momento de maneira menos dolorosa possĂvel.
Como o Grupo Vila fideliza seus clientes?
Ao adquirir o plano de assistĂŞncia funeral, eles podem contar com benefĂcios em vida como descontos em remĂ©dios e consultas mĂ©dicas e odontolĂłgicas a preços populares. AlĂ©m disso, investimos fortemente em estratĂ©gias de relacionamento, pĂłs-venda e atendimento 24 horas atravĂ©s do call center, sediado em Natal, RN.
Como vocĂŞs se diferenciam da concorrĂŞncia?
A equipe de vendas está em constante treinamento para esclarecer os detalhes dos produtos e serviços. Investimos na evolução da nossa estrutura, além de sermos pioneiros em alguns serviços como velório on-line e memorial eletrônico. Também vendemos planos funerários, jazigos e funerais que atendem a todas as camadas sociais e suas necessidades.
Colaborou nesta matéria: Mateus Redivo