Habilidade ou necessidade vital?

Habilidade ou necessidade vital? ?Proprietários de empresas, executivos, gerentes e vendedores não percebem quanto do seu sucesso depende do jeito como falam. Hábitos lingüísticos pobres podem destruir uma credibilidade?, disse Ty Boyd, fundador do Instituto Excellence in Speaking dos Estados Unidos.

Comunicação é apenas uma daquelas coisinhas que ninguém percebe, mas que acaba fazendo uma falta danada em vendas. Que tal se desafiar para aumentar as suas habilidades? Precisa de uma ajudinha? Seguem alguns dos melhores métodos de colocar lenha na fogueira e fazê-lo agir.

Aqui estão 9,5 táticas para você se preparar, fazer uma grande apresentação e desenvolver seu próprio jeito de fazer as coisas:

1. Para começar, dê um aperto ? Cumprimente as pessoas com firmes apertos de mão ? tão firmes que elas possam notá-los. Um sólido aperto de mão mostra uma aura confiante em volta de você logo no primeiro contato.

2. Ajuste seu humor ? É sua responsabilidade criar um ambiente onde a informação flui naturalmente.

3. Encontre seu ritmo ? Um dos maiores erros que as pessoas cometem é falar de forma muito rápida ou muito lenta. Busque entrar em sintonia com o ritmo usado pelos clientes. Mesmo que sua apresentação seja a milésima de sua carreira, para as pessoas que o assistem é a primeira vez que ouvem o que você tem a falar.

4. Avalie-se ? Tenha um colega de trabalho ou chefe que o escute e veja-o vendendo pelo menos uma vez por semana e que lhe ajude a melhorar. Converse com seus colegas sobre o que você pode fazer para melhorar sua performance. Escreva seus pontos fortes e suas fraquezas.

5. Grave suas conversas por telefone ? É uma ótima maneira de perceber se você apresenta as mensagens de maneira confiante e clara. Na dúvida, ouça diversas vezes para perceber o que pode ser melhorado.

6. Leia e grave um capítulo de um bom livro de vendas em um CD ? Ouça-o em seu carro. Você aprenderá sobre vendas e sobre como você se apresenta. Se ao ouvir a gravação, a palavra ?chato? vier à sua mente, grave outro que tenha mais estilo e emoção.

7. Filme os primeiros cinco minutos de suas apresentações ? Convide um amigo ou um colega de trabalho para assistir o vídeo com você e avaliem a sua performance. Tenha um saco de enjôo daqueles de avião por perto, pois quando você se vir, terá vontade de vomitar ? ou então inventará um irmão gêmeo, que não é essas coisas vendendo ou falando. Repita o processo uma vez por semana durante dois meses.

8. Seja seu crítico uma vez por semana ? Veja o seu próprio filme em casa. Trabalhe para eliminar os seus dois piores hábitos e, ao mesmo tempo, trabalhe para aprimorar os seus dois principais pontos fortes.

9. Prepare-se ? Saiba a mensagem que irá passar. Pratique seus textos em casa antes de apresentá-los. Sinta-se confortável com o seu processo e com a sua história.

9.5. Seja você mesmo. Não atue ? Sua personalidade brilhará, se você acreditar no que diz. Aja naturalmente, ganhe o público. Visite o Clube do Vendedor (www.clubedovendedor.com.br) e confira um vídeo exclusivo com Jeffrey Gitomer na TV VendaMais.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima