A maior empresa de franquias de vendas diretas do PaÃs cresce 40% por ano A maior empresa de franquias de vendas diretas do PaÃs cresce 40% por ano
Nos últimos sete anos, não houve sequer uma vez em que as vendas diretas não cresceram dois dÃgitos ao ano, independentemente do cenário econômico ou polÃtico. O setor movimentou, no Brasil, 12,4 bilhões de reais, em 2005, com crescimento nominal de 20%, segundo dados da ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas). E, só no primeiro trimestre deste ano, mais 2,9 bilhões de reais foram comercializados pelo segmento ? volume 16% maior comparado ao mesmo perÃodo do ano anterior.
É nesse cenário positivo que a Hermes, uma das três maiores empresas de venda direta do PaÃs, comemora a conquista de duas mil franquias em todo o território nacional, com um significativo aumento de 40% de seu canal de vendas, em 2005.
A Hermes iniciou suas atividades no Rio de Janeiro, em 1942, comercializando relógios suÃços por meio de anúncios publicados em jornais. Os pagamentos e as entregas dos pedidos eram feitos por reembolso postal. Passados alguns anos, a empresa criou o primeiro catálogo do Brasil: o Catálogo Hermes, e passou a oferecer outros itens, como jóias e produtos de utilidade doméstica, além dos relógios. Em 1987, além do reembolso postal, criou um novo canal de vendas ? os distribuidores autorizados ?, cuja função era a de coordenar os grupos de revendedoras diretas. Essa inovação garantiu à s revendedoras Hermes alguns benefÃcios, como um atendimento mais personalizado, além de novos incentivos e promoções.
Para consolidar o canal de vendas, o próximo passo foi a criação de um sistema em que os distribuidores passassem a trabalhar exclusivamente com os catálogos Hermes. Então, em 1997, a empresa passou a operar por meio do sistema de franquias Hermes. Com o sucesso alcançado, a empresa começou a expandir seus negócios e, hoje, conta com vários catálogos, entre eles: Hermes, Hermes Big Show e Compra Fácil, oferecendo uma variedade muito ampla de produtos.
Os campeões de vendas da Hermes ? Com essa história de sucesso e a preocupação permanente em inovar e renovar seu sistema comercial, a empresa se tornou um verdadeiro case de atratividade de profissionais de vendas de outros segmentos, que visualizaram no seu sistema uma oportunidade de empreender e ampliar suas habilidades em vendas e desenvolver suas capacidades de gestão de outras pessoas de vendas.
Se hoje a empresa já pode contar com mais de dois mil franqueados, sem dúvida é porque tem, entre eles, verdadeiros lÃderes de sucesso que apostaram seu futuro nesse negócio. Um desses importantes personagens é Reginaldo Kitaguchi, de São Paulo, que ocupava o cargo de gerente comercial de uma empresa de pesquisa, quando procurou a Hermes, interessado em desenvolver uma franquia de vendas diretas, em fevereiro de 2001. Ele estabeleceu uma franquia em Mogi das Cruzes, e o sucesso da sua operação permitiu, em 2003, que Reginaldo se desligasse da empresa em que trabalhava para dedicar-se totalmente ao seu negócio. Ele partiu do zero e, hoje, tem um cadastro com quase três mil revendedoras.
Mas há histórias mais recentes de sucesso também, como a de Maria Neuza, de Ribeirão Preto, que começou suas atividades como franqueada há apenas um ano e cinco meses. Ela trabalhava como vendedora no ramo de bebidas e ficou desempregada por mais de um ano. Foi quando uma amiga lhe ofereceu a oportunidade de revender os catálogos da empresa. Depois de dois meses, ela percebeu que tinha capacidade pra ir além ? ligou para a Hermes e pediu para ser franqueada. Foi ali que sua história de sucesso começou. Maria sai a campo atrás de novas revendedoras com uma moto e já possui mais de mil revendedoras cadastradas em sua região.
Pensando no futuro ? Procurando ampliar as possibilidades de crescimento de seus distribuidores franqueados e em manter suas revendedoras satisfeitas, a Hermes reestruturou recentemente o seu sistema de vendas. Criou a figura da revendedora master (coordenadora de um grupo de revendedoras) para facilitar e agilizar o processo de vendas. Além disso, disponibilizou crédito para que os pedidos sejam pagos com o cartão Hermes. Dentro dessa nova perspectiva, o consumidor também sai ganhando, pois a Hermes é a única empresa de vendas diretas que recebe pagamentos com cartão de crédito.
Podemos inferir que o gerenciamento de uma franquia de vendas diretas é simples, não há necessidade de investimentos em estoque, e a empresa oferece ao franqueado uma boa infra-estrutura, que inclui apoio logÃstico, material de divulgação, treinamento especÃfico e um sistema operacional de fácil manuseio, além de assessoria no gerenciamento do negócio e um site para comunicação direta com a empresa. Costumo citar, em minhas palestras abertas, que, aos poucos, sem fazer alarde, a Hermes foi criando diferenciais de desenvolvimento de vendas e de relacionamento com sua rede e, quando percebemos, ela já havia atingido a posição de terceira maior empresa de vendas diretas do PaÃs, transformando vendedores de sucesso em empreendedores e lÃderes do futuro, ou melhor, do presente.
Visite o Clube do Vendedor (www.clubedovendedor.com.br) e participe do chat ?Inovação Empreendedora?, com Marcelo Pinheiro, no dia 22 de novembro, às 20h.