História da promoção de vendas

Saiba o que é e como surgiu a promoção de vendas. Conheça também suas características e objetivos. Surgiu na década de 30. Em 1929, os Estados Unidos sofreram uma grande crise econômica-financeira. Em todo o país, o povo sofreu muito, perdeu o poder aquisitivo e a situação levou muitas famílias à ruína total. Com a economia em recessão, o comércio não vendia nada, ficando os produtos lotando as prateleiras ou estocados nos depósitos das lojas. Diante desse quadro, os comerciantes passaram a oferecer seus produtos com algumas vantagens aos compradores: preços melhores, brindes ou uma mercadoria acoplada. Estava iniciada a promoção de vendas. Com o decorrer do tempo, o processo foi se sofisticando, criando novas técnicas e sendo planejado e controlado.

Promoção de vendas

É todo artifício utilizado para agilizar as vendas de um produto. É uma vantagem adicional que se oferece junto ao produto. São os esforços complementares à venda e à propaganda, que visam alcançar, de imediato, o consumidor. É um conjunto de atividades ligadas à divulgação, exposição e demonstração de produtos nos pontos-de-venda.

Algumas características da promoção

1. A promoção não fixa a imagem do produto, mas acelera as vendas e a sua presença é mais agressiva.
2. A promoção está mais perto da área de vendas do que a propaganda, por funcionar sempre no momento em que a compra vai ser realizada.
3. O planejamento e operacionalização, às vezes, são mais importantes que o impulso criativo.
4. Em geral, seus custos são menores que os da propaganda, mas ela é menos abrangente e massificadora, salvo quando se usam veículos para divulgação.
5. A promoção funciona como guerrilha, ela é rápida e versátil, pega a concorrência de surpresa de tal forma que ela nem sempre pode reagir a tempo.
6. A essência da promoção é resolver em curto prazo o problema de vendas, mas existem casos em que a promoção visa a sustentar permanentemente as vendas de certos tipos de produtos.

Alguns objetivos da promoção

1. Bloquear a concorrência.
2. Aumentar a freqüência de compra.
3. Gerar experimentação para novos consumidores.
4. Diminuir estoques em poder do cliente.
5. Difundir novos usos do produto.
6. Roubar consumidores da concorrência.
7. Fazer o consumidor adquirir maiores quantidades.
8. Negociar uma venda especial ao cliente.
9. Incentivar o uso do produto com maior regularidade.
10. Atingir os objetivos de vendas.
11. Fazer com que os vendedores vendam mais.
12. Auxiliar os comerciantes a escoar a mercadoria.
13. Influenciar o consumidor final.

A função básica da promoção de vendas é dar apoio às vendas, facilitando-as e criando condições mais favoráveis. Visa movimentar o produto nos diversos pontos-de-venda, forçando maior rotação de estoques e, conseqüentemente, maiores pedidos de reposição. São feitas com a finalidade de criar melhores condições à venda dos produtos, através da motivação do público consumidor à compra dos produtos que estão sendo promovidos. Para tanto, são utilizados vários meios, dependendo das características dos pontos-de-venda e do produto. É uma das estratégias básicas ao alcance de uma empresa, e o seu sucesso depende muito das decisões prévias tomadas em relação ao produto, preço e pontos de distribuição. Portanto, para que as atividades promocionais sejam eficazes, é preciso que estejam integradas com as demais estratégias da empresa. A promoção, por si só, não cria vendas. A iniciativa da promoção está mais com o produtor do que com o consumidor.

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